Publicidade

Nadabe e Abiú a Morte trágica e o Fogo Estranho Levítico 10:1-3

A dramática história de Arão, Nadabe e Abiú, que morreram no fogo.

Estudo Bíblico: Por que os filhos de Arão Nadabe e Abiú morreram no fogo?
Por que o fogo consumiu os filhos de Arão: Nadabe e Abiú? Poderíamos provavelmente debater o dia todo o motivo pelo qual foram consumidos.

Nadabe e Abiú entram pela primeira vez na narrativa bíblica em Êxodo como os dois filhos mais velhos do sacerdote Aarão. Filhos de líderes! Nadabe e Abiú eram filhos de um sacerdote. O tio deles era Moisés. Eles vieram de uma família sacerdotal. Eles estavam ao redor da Tenda do Encontro. Eles viram Deus interagindo com Moisés e seu pai, Aarão.

Esta história deve servir como uma lição óbvia para quem pensa que pode fazer o que quiser e espera que Deus se agrade de nossas ações (isso inclui até mesmo ações religiosas).
            1. Nadabe e Abiú eram religiosos
            2. Os mortos a serviço de Deus
            3. Eles agiram de acordo com todas as partes da lei (exceto uma – eles ofereceram fogo “estranho” ou “profano”);  “não autorizado”
            4. especulações:
                a. O fogo foi obtido de uma fonte diferente do altar do holocausto de onde deveria vir (Lev. 16:12; Ex. 30:9)
                b. Alguns acreditam que é possível que tenham bebido bebidas alcoólicas por causa das instruções sobre o consumo de bebidas alcoólicas que se seguiram (Lv 10:8-10) . É possível que a embriaguez tenha causado seu erro ou alguma falta de respeito para com Deus.
                c. Existe também a possibilidade de terem tentado entrar no lugar santo em um momento inapropriado (Lv 16:1-2).
                d. Resumindo: não nos é dito o que tornou o fogo agradável a Deus, apenas que não foi autorizado, portanto, era algo profano ou ofensivo a Deus.
                e. Se Deus especifica que deseja que algo seja feito, devemos fazê-lo da maneira que ele nos disse. Fazer outra coisa é proibido. Não temos permissão para “improvisar” em questões de religião se quisermos agradar a Deus.

2 - Enfim, Porque Nadabe e Abiú foram consumidos?

Nadabe e Abiú estiveram com Moisés aos pés do monte Sinai e viram a presença e a glória de Deus. Talvez por serem os mais velhos dos quatro filhos, Nadabe e Abiú foram designados para ministrar no tabernáculo.
  • 1 - Há quem defenda que Nadabe e Abiú estavam realizando deveres sacerdotais, sem qualquer designação do Senhor, e eles também estavam usando seus trajes sacerdotais (vs 5) quando foram leva que dos a cabo. Eles provavelmente foram consumidos porque há algo errado com o fogo. O problema é que os filhos de Arão não teriam sido autorizados a fazerem isso, uma vez que era prerrogativa de Aarão como sumo sacerdote trazer incenso, como é claramente indicado no Êxodo30: 1-9. Mas, Números 3: 3-4 indica Nadabe e Abiú, eram filhos de Arão, sacerdotes ungidos e investidos dos poderes do sacerdócio.
  • 2. Outra versão é que parece que o "fogo estranho" que os irmãos ofereceram estava no altar do incenso. Este altar de dois côvados de altura feito de madeira de acácia e coberto com ouro puro, estava fora do véu no lugar santo (não no Santo dos Santos). Como o próprio nome sugere, o altar estava reservado para o incenso aromático que Arão deveria queimar sobre este altar duas vezes ao dia, quando aparava as lâmpadas - assim haveria incenso perpétuo diante do Senhor.
  • 3. Outra tese é de que Nadabe e Abiú podem ter estado sob a influência do vinho, e isso os tornou ousados ​​e descuidados no serviço do santuário (Levítico 10: 8-11)

        
            Observação:
                a. Eles ofereceram fogo; fogo era o que eles deveriam oferecer
                b. A única alteração do plano de Deus foi que eles ofereceram fogo de alguma outra fonte que não a autorizada por Deus.
                c. Parece uma infração menor, mas não aos olhos de Deus!
                d. Fazer o que Deus não os autorizou a fazer foi tratado como o maior insulto a Deus.
            4. Lição: da próxima vez que você ouvir alguém tentar justificar suas práticas religiosas pelo pecado em sua vida, fazendo declarações como:
                a. “Eu creio…” (sem ter capítulo e versículo de livro para apoiar sua crença)
                b. “Eu não acho que importa o que a Bíblia diz, eu gosto de…”
                c. “Todo mundo tem direito à sua própria crença.”
             d. “Pessoas diferentes podem escolher adorar a Deus de maneiras diferentes. Deus está feliz com todos eles”.
                e. Da próxima vez que você ouvir pessoas fazerem declarações como essas, lembre-se de Nadab e Abiihu e saiba que eles estão errados, errados, errados!
            Deus não considerou as ações de Nadabe e Abiú insignificantes
                a. Seus corpos foram levados para fora do acampamento (Lv 10:4-5)
                b. Essa era tipicamente a ação tomada contra alguém que havia sido rejeitado por causa de pecado grave ou impureza.
                c. Ao ordenar que os corpos fossem levados para fora do acampamento, Deus mostrou sua completa e absoluta rejeição a eles!
            Por que Deus ficou irado por causa da desobediência deles? Deus sempre exigiu obediência de seu povo, mas isso é particularmente importante neste momento... uma nova dispensação começou
            Como em qualquer coisa, é importante que Deus estabeleça suas expectativas desde o início
            Assim como criar filhos
                a. Crianças que são criadas e deixadas para fazer o que bem entendem crescerão rebeldes
                b. Se a ordem deve ser mantida, a disciplina deve começar desde cedo
            O mesmo vale para a religião
                a. Se, no início, Deus mostra tolerância e misericórdia para o comportamento rebelde, o comportamento rebelde continuará
                b. Por outro lado, se a insubordinação e a rebeldia forem tratadas com rapidez e severidade, o povo e os sacerdotes que os servem aprenderão rapidamente que Deus não se agrada em fazer coisas que não são autorizadas.
           Quando você adora o Senhor, você O considera santo?
            Quando você adora o Senhor, você O glorifica?


Antes de aceitar e ratificar a aliança entre Israel e Deus, Nadabe e Abiú faziam parte de um grupo seleto que subia ao monte para adorar a Deus. Então, como eles acabaram como pilhas de cinzas?

Nadabe e Abiú trouxeram o fogo de maneira semelhante aos pagãos ao seu redor. Eles eram culpados de introduzir elementos ritualísticos pagãos na adoração de Deus. 

Nadabe e Abiú não deram atenção às instruções de Deus. Eles decidiram pegar um atalho e oferecer o fogo, provavelmente como tinham visto os sacerdotes do Egito fazerem em inúmeras ocasiões. Os meninos assumiram erroneamente que um ritual era o mesmo que qualquer outro, e o Deus de Moisés era tão bom quanto os deuses do Egito.

1 - Eles usaram a fonte errada de fogo ou o incenso errado?

O texto não nos dá essa informação específica, mas uma coisa é certa, quaisquer que sejam os detalhes exatos do que fizeram com o fogo estranho, o ponto importante que Deus é que eles fizeram algo errado ou diferente do que foram instruídos e, portanto, sua desobediência é o que realmente fez que viessem a ser consumidos. Os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um seu incensário, e puseram fogo, e ofereceram diante do SENHOR fogo estranho, que Deus não havia mandado (levítico 10:1). De acordo com o texto saiu fogo de diante do SENHOR que os queimou, e morreram diante do SENHOR.

Em Números 3:4 também encontramos o relato que Nadabe e Abiú morreram diante do SENHOR, quando ofereceram fogo estranho no deserto de Sinai e não tiveram filhos e Eleazar e Itamar exerceram o sacerdócio diante de Arão seu pai.

Confira os 3 Momentos da Criação: Jardim do Éden, Adão e Eva. Genêsis 2-3

Publicidade

Deus tem os mais altos padrões para aqueles que O servem

            1. Conforme mencionado anteriormente, Aarão e seus filhos foram consagrados para servir ao Senhor
            2. Ser consagrado significa que eles foram dedicados a servir ao Senhor
            3. Servir ao Senhor significa fazer a sua vontade
            4. Violar os mandamentos do Senhor seria servir a si mesmo
            5. Sempre que suas ações fossem, eles não deveriam servir ao Senhor, mas a si mesmos

        Não temos permissão para alterar o padrão divino de adoração
            1. Quando o fazemos, transforma o que deveria ser um evento alegre em um evento dito.
            2. Antes disso, após a consagração de Arão e seus filhos ao Senhor, o povo estava feliz e o Senhor se agradou (Lv 9:24) . Saiu fogo de diante do Senhor e consumiu o holocausto e a fartura sobre o altar.
            3. Em total contraste, quando os filhos de Arão ofereceram fogo profano perante o Senhor, em vez de devorar um animal como holocausto, os sacerdotes foram devorados com o fogo!

        Deus deve ser considerado santo!
            1. Moisés explica o que aconteceu (Lv 10:3)
            2. Seja qual for o caso, as ações de Nadabe e Abiú foram consideradas desrespeitosas ao Senhor.
                a. Deus deve ser glorificado diante de todos
                b. “Glorificar” significa “honrar”
                c. Rom. 14:23b “tudo o que não é da fé do pecado”
                d. Rom. 10:17 a fé vem apenas da palavra de Deus (ou seja, se não podemos ler sobre nossa prática na palavra de deus, não podemos ter fé verdadeira nela)
                    i. Nota: Eu disse que não podemos ter fé “verdadeira” nisso…
                    ii. Isso não quer dizer que não podemos ter um falso senso de fé nela (as pessoas praticam muitas coisas em questões de religião através de um ato de fé – elas acreditam, mas não é fé verdadeira porque não é da palavra de Deus )

Por que os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, morreram no fogo?

Leia também

Fogo Estranho na Bíblia:

O Fogo, na Bíblia foi usado como um sinal em que Deus reprova uma atitude em outras passagens

  • A destruição de Sodoma e Gomorra ( Gn 19:24 ).
  • Na 7ª praga onde o fogo foi misturado com granizo ( Ex 9: 23-24 ).
  • Os dois filhos mais velhos de Arão foram consumidos pelo fogo quando deliberadamente desobedeceram ao ritual de adoração ( Lv 10: 1-3 ).
  • Em Taberah, Deus puniu os israelitas desobedientes com fogo (Nm 11: 1-3)
  • O fogo de Deus que consumiu os inimigos de Elias ( 2 Reis 1: 9-14 ).
  • O fogo é um sinal do julgamento divino de Deus nos livros dos profetas do Antigo Testamento: Lam 2: 4 ; Mi 1: 7 ; Na 1: 6 ; Sf 1:18 ; Ml 3: 2-3 .
  • No Novo Testamento, o fogo é um sinal de profecias de julgamento e do Segundo Advento de Cristo: isto é, Mt 3: 10-12 ;
Publicidade

Um exemplo de julgamento e punição divina pelo fogo por oferecer incenso sagrado indevidamente, mas por pessoas não autorizadas, também pode ser observado em Números 16:35. De outra forma aconteceu ao rei Uzias, de Judá, que tentou assumir a prerrogativa sacerdotal de oferecer incenso no Lugar Santo do Tabernáculo ( 2 Cr 26: 16-18 ).

Somos informados em 1 Pedro 2:5-6, 5 … vocês são pedras vivas que Deus está construindo em seu templo espiritual. Além do mais, vocês são seus santos sacerdotes. Pegue isso? Nós — você e eu — somos os santos sacerdotes de Deus, assim como Nadabe e Abiú. Somos sacerdotes perante Deus, uns perante os outros e perante o mundo. Encontramos a santidade de Deus, fomos transformados por ela, e a igreja se torna o canal pelo qual Deus mostra ao mundo que ele é diferente de qualquer outro deus .

Portanto, devido a essas grandes responsabilidades, devemos ter o cuidado de puxar um Nadabe e Abiú com Deus. Não queremos ficar entediados ou arrogantes quando nos apresentamos a Deus. Não queremos trazer o tipo errado de fogo porque é mais rápido ou mais fácil. Devemos nos esforçar para lembrar que precisamos nos aproximar do Deus vivo com reverência e temor, com humildade e com uma oferta de nossas vidas rendidas.

Referências
1. Michal Hunt, Estudo Bíblico Ágape.
2. Meyer, E.E., 2013, ‘Gettingbad publicity and stayingin power: Leviticus 10 andpossible priestly powerstruggles’, HTS TeologieseStudies/Theological Studies69(1), Art. #1990, 7 pages





👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)