Publicidade

A Praga das Rãs Exôdo 8:1-15

A Praga das Rãs Exôdo 8:1-15

        a. Esta passagem descreve uma praga de rãs - apenas a segunda de uma série que se tornaria 10 pragas.

        b. O Senhor falou por meio de Moisés a Faraó, dizendo-lhe que o Senhor ordena a Faraó que permita que os israelitas saiam - para permitir que sirvam ao Senhor (8:1).

        c. O Faraó já presenciou os milagres da vara se transformando em serpente (devorando as varas dos magos do Faraó demonstrando o poder superior do Senhor) e a transformação do poderoso Nilo em sangue.

        d. Agora Faraó é avisado (8:2) que o Senhor amaldiçoará o território com rãs se ele se recusar a permitir que o povo do Senhor saia.

        e. O faraó não atendeu ao comando do Senhor e a terra está infestada de rãs em quase todos os lugares concebíveis.

        f. Apesar de seu acordo, mesmo quando as rãs se foram, o Faraó renega sua promessa e se recusa a deixar o povo ir, trazendo a próxima praga (de piolhos) sobre si mesmo e sobre o povo egípcio.

Publicidade

    I. Uma praga com propósito

        A. Moisés removerá as rãs e executará o restante das pragas pelo poder de Deus com um propósito: “… para que saibais que não há ninguém como o Senhor nosso Deus”. (8:10)

    a. Pragas não apenas Deus demonstrando Seu poder sobre os falsos deuses egípcios...

    b. Nem foi apenas o Senhor punindo aqueles que falharam em segui-Lo…

    c. Deus poderia ter feito a libertação do Egito instantânea (Ex. 9:15) . Em vez disso, o processo de liberação levou algum tempo. A razão para isso é repetida em associação com cada praga:

            i. "...Nisto sabereis que eu sou o SENHOR. Eis que ferirei as águas que estão no rio..." (7:17)

            ii. “… enxames de moscas… para que saibais que eu sou o SENHOR…” (8:22)

            iii. “… Enviarei todas as minhas pragas ao teu coração, aos teus servos e ao teu povo, para que saibas que não há ninguém como eu em toda a terra.” (9:14)

            iv. “... Posso mostrar-lhe estes meus sinais... para que contes... a teu filho e ao filho de teu filho as maravilhas que fiz no Egito, e os meus sinais que fiz entre eles, para que saibas que eu sou o SENHOR." (Ex. 10:2)

        B. Porém, quanto mais Deus trabalhava por meio de Moisés para transmitir seu ponto de vista, mais o coração de Faraó se endurecia.


    II. Observe o coração endurecido do faraó

        A. Moisés oferece uma solução para o problema: Faraó convoca Moisés para suplicar ao Senhor que remova as rãs da terra.

Então Faraó chamou Moisés e Arão e disse: Rogai ao Senhor que tire as rãs de mim e do meu povo; e deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao Senhor. (Êxodo 8:8 NKJV)


            1. Por que suplicar ao Senhor?

            2. Quando Moisés primeiro ordenou a Faraó que permitisse que os israelitas fossem, Faraó sentiu como se seu poder fosse desafiado.

E Faraó disse: "Quem é o Senhor, para que eu obedeça à sua voz e deixe Israel ir? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel". (Êxodo 5:2 NKJV)


                a. Os egípcios adoravam seus deuses e até consideravam Faraó uma espécie de deus... mas quem era o Deus dos hebreus? Ele não era nada aos olhos do faraó, como se vê nesta declaração.

            2. Faraó aceita este desafio em uma batalha dos deuses: os deuses dos egípcios contra o Deus dos hebreus

            3. Faraó convoca seus mágicos para provar o poder de seus deuses...

                a. Os mágicos do Faraó foram supostamente capazes de duplicar o sinal das rãs. Depois que Moisés e Aarão trouxeram esta praga contra o Egito, observe o que a Bíblia diz sobre os mágicos de Faraó:

E os mágicos fizeram isso com seus encantamentos e criaram rãs na terra do Egito. (Êxodo 8:7 NKJV)


                a. SUPOSTAMENTE os mágicos do faraó executam uma tarefa semelhante – apenas um problema… já existem sapos por toda parte! Onde os mágicos podem fazê-los parecer que ainda não existem?

                b. Se os mágicos fossem verdadeira e convincentemente capazes de duplicar essa maravilha das rãs, e se o Faraó tivesse alguma fé neles, por que ele não chamaria seus mágicos para remover as rãs da terra? Por que ele convocou Moisés e Arão para remover as rãs.

                c. Observe que o faraó foi forçado a admitir a impotência da deusa Heqt:

                d. Moisés lembra ao faraó que se ele apenas permitir que o povo do Senhor seja livre, esta praga será eliminada da terra (Êxodo 8:9)


        B. Surpreendentemente, esta foi a resposta do faraó:

Então ele disse: " Amanhã ". E ele disse: Seja conforme a tua palavra, para que saibas que ninguém há como o Senhor nosso Deus. (Êxodo 8:10)


                a. O que eu gostaria que nossas mentes focassem nesta história é o fato de que Moisés concorda em pedir ao Senhor para levar as rãs embora, mas você notou QUANDO o Faraó pede a Moisés para levá-las embora? Ele disse a Moisés para fazer isso no dia seguinte, “Amanhã”. Então Moisés concorda (você quase pode ouvir o espanto e a confusão em sua voz), “…que seja conforme a sua palavra...” (8:10)

                b. A dureza do coração do faraó pode ser sentida nesta declaração. Em vez de solicitar a remoção IMEDIATA das rãs, o faraó optou por passar mais uma noite com elas.

                c. Alguém deve se perguntar se Faraó não estava com pressa de se livrar das rãs como um ato de desafio ao Deus dos hebreus, como se dissesse: “Eu gosto das rãs. Isso prova que um dos meus deuses veio nos visitar!” Ele estava feliz por eles estarem lá?

                d. Acredito que foi uma recusa obstinada em admitir que a deusa Heqt havia sido derrotada. Foi uma recusa obstinada em se submeter ao único Deus verdadeiro – a escolha óbvia – Javé Deus!


    III. dilema perturbador

        A. Quando Faraó se deparou com esse problema, ele se deparou com um dilema perturbador.

            1. Como os egípcios adoravam a deusa Heqt, eles não faziam nada para se livrarem das rãs.

            2. As rãs eram uma criatura sagrada, portanto, não podiam matá-las ou maltratá-las de forma alguma.

            3. Mesmo o abate involuntário de um sapo era punível com a morte!


        B. “… o rio produzirá rãs em abundância, as quais subirão e entrarão em tua casa, em teu quarto, em tua cama, em casa de teus servos, em teu povo, em teus fornos e em tuas amassadeiras.” (Ex. 8:3)

            1. Desastre generalizado: nenhuma pessoa que não tenha sido afetada pelos sapos. Rãs em casa, no quarto, nas camas, até nas tigelas e fornos! Rãs! Rãs! Rãs!

                a. Senhoras - vocês gostariam de entrar no armário esta noite para preparar o jantar e encontrar sapos em seus pratos? Estragar seu apetite?

                b. Mesmo em seus fornos!

    d. No Egito, eles tinham a prática de usar dispositivos muito parecidos com o que conhecemos como fornos holandeses.

    e. Eles aqueciam uma panela de barro com bolos dentro, enterravam e depois voltavam para desenterrá-la quando estava totalmente cozida.

    f. Isso levaria algumas horas. Você pode imaginar a decepção - planejando ter o jantar pronto e desenterrar sua panela e encontrar sapos dentro?

Os mágicos do Faraó desamparados
Capazes de criar a alusão de transformar água em sangue no passado, os mágicos são impotentes para livrar o Egito das rãs.
(Êxodo 8:8) Então Faraó chamou Moisés e Arão, e disse: Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim e do meu povo ; e eu deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao SENHOR. ." 
Faraó é forçado a admitir que apenas o Deus dos hebreus pode tirar essas rãs... ele nem parece pedir ajuda a seus deuses impotentes.

A Praga das Rãs Exôdo 8:1-15

Veja também

Não durma com as rãs na sua vida Exôdo 8: 1 - 15


Rãs, em todas as partes. Cobrindo a terra do Egito. Das águas dos rios, rãs eram produzidas em abundância e podiam ser encontradas nas casas, nos fornos, nas camas, no Egito, sobre o povo, sobre os oficiais, sobre as lagoas, sobre o Egito, enfim, a praga das rãs transformou a vida em um verdadeiro “inferno”. Conviver com a rã é sacrificante ou até impossível, pior ainda com rãs em abundância. Você gostaria de conviver com rãs? Você gosta de ser conivente com o pecado?

1º Retire as rãs!

Estar com aquela praga é tão insuportável, que o Rei chama Moisés e a Arão e suplica uma convocação a Deus para que dali retire as rãs.
Moisés, pergunta a Faraó: Quando hei de rogar por ti?
Surpreendentemente, O Rei responde: AMANHÃ.
Sim, Amanhã.
Rãs, lá estavam elas, infestando toda a Cidade, tornando o cotidiano um desastre nas casas, nos pátios e nos campos, mas Moisés ouve a resposta de Faraó: Amanhã.
Você tem feito como Faraó? Deixado para amanhã e está dormindo com as rãs.

2. Não durma com as rãs.

Faraó adia por mais uma noite sem nenhuma explicação lógica ou, no mínimo, plausível para sua decisão. Ainda era possível "dormir" com ela mais um pouco? Dá para viver um pouco com o pecado? Esperar outra solução que não seja a intervenção de Deus? Acostumar-se estar em meio a rãs? Por que Amanhã?
Atitude de Faraó revela a peculiaridade da natureza pecaminosa humana. Criar, cultivar e tolerar o pecado. Tolerância é consentimento. É permissão. Lá estavam elas em todas as partes, mas podem ficar até Amanhã. Rogai ao senhor que tire as rãs de mim, clama Faraó, porém, complementa: Amanhã.

3. Liberte-se das rãs.

Quanto a nós? Jesus é a verdade que liberta hoje. Por que estaríamos dormindo com as rãs mais uma noite? Hoje, o que pode nos representar aquelas rãs? Talvez por muito tempo você possa suportar ou tolerar a praga das rãs. Tolerância gera acomodação. Acomodação significa conforto. Conforto, adiamento.
Você tem vivido em meio as rãs?
As rãs, amanhã?




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)