Publicidade

Estudo Bíblico sobre o Arrependimento: Aspectos Doutrinários Atos 2: 37-38

O Arrependimento

O arrependimento é um presente de Deus - um presente necessário para a salvação e um relacionamento adequado com Deus.

O Arrependimento é um Sinônimo para Salvação  2 Pedro 3: 9 “ O Senhor é. . . não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem à metanóia , " 

O que é o Arrependimento?

Entender o conceito do termo arrependimento na Bíblia requer uma pesquisa profunda dos textos originais. Mas,  pode-se apontar para um sentido de uma mudança de ação, que pode ser dirigida  a Deus ou a outras pessoas. Assim, o arrependimento revela um entendimento pessoal e um aspecto moral fundamental para iniciar um novo relacionamento com Deus para manter o relacionamento com Deus. 

Arrepender-se é uma boa palavra e transmite o sentido correto que os pecadores devem ter diante de Deus. Ao se ver como um pecador diante de Deus, você reconhece que está perdido, precisa da graça. Isso deve estar transformando sua mente e corpo a enviá-lo em uma direção diferente.

O arrependimento não é uma ação única. Deve ser habitual. Se você não se encontrar regularmente com Deus, não se verá como realmente está separado de Cristo.

Lucas 5,32 : “Não vim chamar justos, mas pecadores, à metanóia ” . 

Publicidade

1. O Arrependimento é: Uma mudança de mentalidade sobre a conduta pessoal

μετανοέω=metanoeo. Verbo Perceber   depois ( meta , depois, implicando mudança, noeo , perceber; nous , a mente, a sede da reflexão moral).

metanóia.  Substantivo Pensamento posterior, mudança de idéia, arrependimento. Usado de arrependimento do pecado ou mal, exceto em Hebreus 12:17

Lucas 17: 3 “ Acautelai-vos, se vosso irmão pecar contra vós, repreendei-o; e se ele se arrepender , perdoe-o. ”   Grego é metanoeo (forma verbal do substantivo metanoia ).

O arrependimento é uma mudança de mente ou coração. 

 Quem precisa se arrepender

  • Todos - Mt 4:17
  • Pecadores - Lc 5:32; 15: 7
  • Justo - o livro de Jó 

2. O Arrependimento é: Uma mudança de mentalidade sobre si mesmo

Atos 2: 37-38 “... Homens e irmãos, o que devemos fazer? Então Pedro disse-lhes: Arrependei - vos e cada um de vós seja batizado ... ”   (grego = metanoeo )

Este exemplo implica uma mudança completa de si mesmo. Não se trata de uma ação ou pecado específico. É o reconhecimento de que precisamos de um Salvador e de que somos pecadores. 

3 Características da Doutrina do Arrependimento Atos 2: 37-38

Veja também:

  1. A Igreja de Atos e suas Estratégias de Produtividade para o Crescimento
  2. Pregação sobre a Vinha de Nabote: Tome posse da Herança 1 Reis 21:2,3
  3. Livro de Atos dos Apóstolos: Estudo Bíblico e Resumo

3. O Arrependimento é: Uma mudança de mentalidade sobre Deus

Caminho de Deus. Transformação radical, reviravolta fundamental, mudança total de atitude interna e externamente At 2: 38; 9: 1-2  20-21 2 Ti 2: 25; 2 Pd 3 : 9

Atos 17: 29-30 “ Portanto, uma vez que somos geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, prata ou pedra, algo em forma de arte e homem ' s concepção. Verdadeiramente, Deus ignorou esses tempos de ignorância, mas agora ordena que todos os homens em todos os lugares se arrependam . ”  


Por que eu preciso me arrepender?  

  1. • Não importa o quão bons sejamos, todas as pessoas que já andaram na Terra pecaram ( Romanos 3:23;  Salmo 53: 3; I João 1: 8; Tiago 4:17 ).  
  2. • O pecado nos separa de Deus e o resultado do pecado é a morte ( Isaías 59: 2; Romanos 6:23 ).  
  3. • Por causa da morte de Jesus na cruz, agora temos a oportunidade de nos arrepender e receber a redenção  de nossos pecados pelo sangue de Jesus Cristo ( Efésios 1: 7; I Pedro 2:24 ).  
  4. • Onde há pecado, também deve haver morte, mas através do arrependimento o sangue de Jesus é aplicado ao nosso  vive, permitindo assim que Sua morte sirva como pagamento por nossos pecados ( Isaías 44:22; I João 1: 7--10 ).   
  5. • A Bíblia afirma claramente que para sermos salvos devemos primeiro nos arrepender de nossos pecados ( Lucas 13: 3; 24:47; Atos 17:30;  3:19; 2:38 ).  
  6. • Ao longo das Escrituras, o povo de Deus foi chamado ao arrependimento.  o Velho Testamento:   Ezequiel 18: 30-‐32; Salmo 51: 9-12; II Crônicas 7:14.  o Novo Testamento: pregado por João Batista ( Mateus 3: 2 ); pregado por Jesus ( Mateus  4:17 ); Jesus instruiu os discípulos a pregar depois que Ele partisse ( Lucas 24:47 ); pregado por Pedro  ( Atos 2:38 ); e pregado por Paulo ( Atos 26:20 ).  
  7. • Não importa o que você tenha feito, não é tarde demais para se arrepender ( II Pedro 3: 9 )!  
  8. • Embora o arrependimento por si só não seja a salvação, é um primeiro passo necessário e vital que "nos leva à salvação"  ( II Coríntios 7:10 ). 

O Reino dos Céus do Arrependimento está próximo. Mt 4: 17. Os Homens de Nínive se arrependeram Mt 12: 40. A menos que você se arrependa, você perece, você é o 'pior' pecador Lc 13: 1-5

Alegria no céu por um pecador que se arrepende Lc 15: 7-10

Referências
 austin.cogwa 11_Repentance 
 jblmontreal  Repentance 
http://www.livingwaters-asia.com/uploads/6/5/8/4/6584115/biblical_repentance_simplified_final_by_bro_rollie_aglosolos_finalversion001.pdf




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)