Publicidade

Pregação sobre Eclesiastes 3: O Tempo de Deus Ecl 3:1-8


Os Tempos de Deus em Eclesiastes 3 complementam o versículo primeiro que declara que Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

O tempo de Deus em Eclesiastes 3

O autor em Eclesiastes 3 está pensando sobre a vida e todos os seus vários momentos e emoções.

Ele está nos encorajando a pensar novamente sobre todos os diferentes tempos/estações em que nos encontramos, o bom e o ruim, o difícil e o fácil, e ele está nos lembrando que Deus está sempre conosco em qualquer momento em que nos encontramos.

1. O controle soberano de Deus sobre Tempo (estações da vida) (v. 1)

Aqueles que vivem de uma cosmovisão humanista acreditam que o homem é o mestre de seu próprio destino. O homem diz: "Eu vou decidir quando é hora de fazer alguma coisa.

A verdade é que o homem NÃO tem o controle dos tempos. DEUS está no controle, porque DEUS é quem criou os tempos.

O Tempo Pertence a Deus.

  • A. Ele começou o tempo (Gn 1:5; Salmo 90:1-2; Gn 1:16).
  • B. Ele continua no tempo (Jó 38:12; 2 Pedro 3:5-7).
  • C. Ele Controla o Tempo (Josué 10:12-14; Isaías 46:9-10; Atos 4:24-28).
Curiosamente, começar a superar a vida sob o sol impacta diretamente na forma como vivemos sob o sol. Entregar o eterno ao Deus eterno nos aliviará do fardo de tentar ser Deus.

Quando visto de uma perspectiva eterna, é um texto sobre grande esperança porque estes tempos estão nas mãos de Deus.

A realidade do controle soberano de Deus sobre todas as coisas é reforçado por 3:14-15. A mensagem de que Deus é Deus, mesmo ao longo do tempo e da vida, é uma palavra de esperança.

Deus está no controle de cada momento, bem como tudo o que acontece em cada momento.

Há uma temporada, um tempo para todo propósito
  • O propósito inexplicável de Deus (Eclesiastes 3: 1-15)
  • Um tempo para nascer e um tempo para morrer (Eclesiastes 3:2-8)
  • Um tempo para chorar e um tempo para rir (Eclesiastes 3:2-8)
  • Um tempo para manter silêncio e um tempo para falar (Eclesiastes 3:2-8)
  • Um tempo de guerra e um tempo de paz (Eclesiastes 3:2-8)

2. É possível para você e eu adorar a Deus em diferentes tempos (estações da vida)


É possível adorar a Deus em meio à doença, para encontrar dependência dEle em meio à sua saúde debilitada? é possível estar perto de Deus em circunstâncias em constante mudança?

Se você apenas agradecer a Deus em épocas de grande saúde e prosperidade você não estará agradecendo muito a Deus, porque essas estações fluem e refluem como a maré. Nós devemos encontrar alegria no meio de cada estação e na transição entre elas. Adoramos a Deus em sua soberania.

Jesus se entristeceu quando Lázaro faleceu e quando Ele mesmo estava se preparando para morrer, no Jardim do Getsêmani. Jesus também nos disse: No mundo tereis aflições, mas tendes bom ânimo.

O tempo foi criado por nosso Criador "atemporal". Pedro escreve em II Pedro 3: 8, para o SENHOR um dia é como mil anos e mil anos como um dia. "

O que Salomão está dizendo, em Eclesiastes 3, é que tudo o que acontece neste mundo limitado no tempo em que vivemos é em última análise, sob a autoridade e soberania de DEUS.

DEUS é o rei dos tempos. Ele é quem determina nossos dias. Ele é quem determinou a hora em que esse mundo começaria e Ele determinou o tempo em que este mundo terá fim. Ele determinou o tempo em que Jesus nasceu em Belém e no momento em que Ele morreria na cruz.

Graças a Deus que circunstâncias difíceis contribuem para nos humilharmos, para nos tornar mais dependentes de deus, e sermos gratos pelo que Ele nos deu para desfrutar em cada tempo.

3. Para cada coisa há um tempo determinado


'O tempo é um dom dado por Deus ( v11 ) e dentro de sua extensão, nós vivermos todas as diversas experiências e 'estações' que Deus e o tempo nos dão.

Então, talvez haja um equilíbrio a ser obtido, como administradores do Tempo de Deus. Por um lado, somos desafiados a fazer um bom uso do tempo dado por Deus - os dias que passam, semanas, meses e anos. O que você tem feito?

Nos versículos 2-8 Salomão faz vinte e oito declarações quatorze são positivos e quatorze são negativos. Em cada afirmação, Salomão compara opostos e essas experiências opostas refletem um equilíbrio com a vida.

O autor está tentando lembrar a si mesmo e a nós que Deus tem um propósito e 'para tudo há uma estação, e um tempo para todos os assuntos debaixo do céu.

Ele está incluindo os dois extremos.

A vida tem tempos e estações. Episódios. Capítulos. Tempos disso e tempos daquilo.

A natureza humana tende a ficar descontente em uma estação enquanto aguarda as próximas. Basta perguntar aos nossos alunos do ensino médio. Ou pergunte a uma criança quantos anos ela tem, quase 4 anos.Sempre há um novo tempo da vida chegando.


Conclusão

Devocional:

Enquanto Salomão contemplava o tempo do homem aqui na terra, que conclusão ele chegou? Eclesiastes 3: 9-11.

O tempo é um presente de DEUS, então aproveite. (v.11a)
Todos os dias Deus abençoa cada um de nós com 24 horas de tempo.

O que fazemos com esse presente de o tempo é nosso presente de volta a DEUS. Nós podemos usar nosso tempo aqui na terra sabiamente ou podemos usar o nosso tempo tolamente.




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
2 comments:
Presbítero Gilmar Neves disse...

Deus continue abencoando o senhor Pr. Ronaldo pelos temas tao sugestivos!!

Didaske disse...

Deus abençoe a Cada dia Mais o Seu Ministério!

 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)