Publicidade

Pregação: Você sabia que Deus Está no Controle? Salmo 24: 1-2

Deus no Controle!

Deus é Soberano e está no controle total de tudo que vem em nosso caminho. 1 Timóteo 6:11-16

  • Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. 1 Timóteo 6:16

Em nosso mundo atual, há uma série de situações que nos preocupam muito. 

Muitos de nós temos situações graves enfrentadas por nós e nosso círculo de família, amigos, vizinhos e colegas. Finanças, saúde, família, política, carreira, até mesmo relacionamentos e preocupações espirituais podem nos deixar de joelhos, imaginando nosso futuro.

Existe a ameaça de um engajamento nuclear enquanto a Coreia do Norte, a Rússia e os Estados Unidos intensificam sua retórica e flexionam seus músculos militares. Crises econômicas estão no horizonte para o Brasil e outras nações, dependendo do resultado das negociações do NAFTA e de outros acordos comerciais de que precisamos para nosso sucesso contínuo.

Deus é Soberano e Deus está no controle! 


Para abordar essas preocupações, há uma declaração simples que podemos fazer que é o fundamento de nossa esperança: Deus é Soberano e Deus está no controle! 

Devemos ser capazes de fazer esta declaração com total fé e confiança. 

Ele está no controle total e completo de tudo o que vem em nosso caminho. Deus está no controle do meu corpo. 

  • Meu local de trabalho. 
  • Minha casa. 
  • Minhas finanças. 
  • A minha saúde. 
  • Meus relacionamentos. 
  • Minha educação. 
  • Meu futuro.


Deus está no controle do Brasil e de nossa economia. Ele está no controle de todos os chefes de estado nacionais. Deus está no controle de Sua igreja. Ele está no controle da Igreja. Ele controla cada ministro, cada santo, cada alma preciosa que entra por estas portas. Deus está no controle de mim . Deus está no controle de você .

É claro que, como agentes morais livres, Deus permite que exerçamos nosso livre arbítrio para assumir o controle de nossas próprias vidas, se assim o desejarmos. Mas quando pedimos que Ele entre e assuma o controle, Ele alegremente assume as rédeas e exerce Sua soberania como Senhor, Mestre, Pai e Rei.


Publicidade

1. Deus está no controle porque tudo lhe pertence.

Precisamos entender que nossa herança é a vida eterna com Deus.

Não tenha pressa, mas use seu tempo com sabedoria. Não se preocupe com as pequenas coisas, mas veja o quadro geral.
Haverá mais bênçãos do que você pode imaginar, então não desanime

Nada desse mundo nos pertence.

Ao Senhor pertence a terra e o que nela há. O mundo e aqueles que o habitam. (Sal. 24: 1-2). A terra pertence a Deus. (Levítico 25:23) e todos os animais pertencem a Deus. (Salmo 50: 10-12), todo ouro e prata pertencem a Deus. (Ageu 2: 8) e até nossa respiração vem de Deus. (Gênesis 1).

Algumas pessoas culpam a Deus por coisas ruins, outras confiam nele.
Nunca vi ninguém ficar feliz quando culpou a Deus, mas vi pessoas superar suas provações quando confiam em Deus.


2. Deus está no controle sobre tudo

Deus domina tudo, é ele quem dá força e poder. (1 Crônicas 29:12), muda os tempos e as circunstâncias e dá sabedoria. (Dan. 2: 21-22).

Você pode não entender como a soberania de Deus funciona, mas quando você olha para Jesus - a morte e ressurreição - você deve ver que pode confiar em Deus.

Jesus, o Deus-Homem, veio ao um mundo cheio de pecado, e ele não veio como o maior, mas como o menor. E ele veio para resgata-nos da pecaminosidade de nossa rejeição a Deus. Ele veio nos libertar para que confiássemos em Deus e obedecer a ele - encontrando satisfação nele e não apenas nas circunstâncias.

O plano soberano de Deus é um plano amoroso. Você pode ver isso?

O que o Senhor quiser, o que ele quiser, ele fará. (Salmo 135: 6; Daniel 4: 34-35). O Senhor empobrece e enriquece; ele abaixa e ele aumenta. (1 Samuel 2: 7)



3. Deus está no controle porque ele é provedor.

Ao longo do livro de Daniel, podemos ver a ação de Deus para o seu povo.Ele abençoou a dieta de Daniel e seus três amigos com resultados superiores sobre seus pares. Ele deu a Daniel o conhecimento e interpretação de sonhos de Nabucodonosor. Ele andou com Sadraque, Mesaque e Abednego na fornalha ardente, protegendo-os de sua destruição. Ele fechou as bocas de leões quando Daniel estava na cova dos leões, e abriu as bocas dos mesmos leões quando os inimigos de Daniel foram lançados na cova. Deus usa o seu controle soberano para cuidar de seu povo.

Todas as bênçãos espirituais (Efésios 1: 3-4) tudo o que precisamos (Mateus 7: 7–12) a Sabedoria (2 Crônicas 1: 11-12), Riqueza e glória, justiça e retidão (Provérbios 8: 18-22) E Tudo o que realizamos (Isaías 26:12).

4. Deus está no controle independente da situação


Não caia na armadilha de pensar que o controle de Deus só é evidente nos bons momentos em que Ele está abençoando você. (Naqueles momentos em que cantamos: “O Senhor está me abençoando agora; sinto Seu Espírito descendo.”) Você pode estar em uma cela de prisão como Paulo e Silas e suas costas podem estar machucadas e sangrando. Para eles, quando chegava a meia-noite, era como se dissessem: “Ontem foi horrível, e ainda estamos sentindo a dor, mas hoje é um novo dia. Vamos começar com uma canção de louvor e segurança.

Deus está no controle. Ele ainda está no trono. Nada mudou. Portanto, nunca precisamos viver com medo. Nada está acontecendo que esteja fora de Sua presciência ou compreensão. Quer estejamos em ações e títulos ou tudo pareça agradável e cor-de-rosa, Deus está no controle.

História de José (Gn 37-50). Gênesis 50:20 afirma: “… você intentou o mal contra mim; mas Deus o tornou em bem...” Deus está no controle!

Por todas as deliberações dos mais poderosos de nossa sociedade, nada pode diminuir o controle que Deus exerce sobre os assuntos da humanidade.

Ele tem tudo planejado. Deus está no controle. Ele está no controle de sua vida. Ele está no controle deste país. Ele está no controle desta igreja. Não sou competente o suficiente para entender tudo o que está acontecendo dentro das quatro paredes da igreja. Mas há uma coisa que eu sei com certeza, algo que todos nós precisamos lembrar. Deus é o controle. E Ele ainda está no trono.

Conclusão

Estamos sendo moldados à Sua semelhança ... então estamos sendo justificados, absolvidos, tornados justos e glorificados '(Romanos 8:28 a 30). Em outras palavras, estamos sendo feitos para o Reino de Deus (Colossenses 1:12). Deus controla as nações (2 Crônicas 25: 8) Deus definiu um tempo e um lugar para cada nação. (Atos 17:26) Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. (Romanos 8:28)




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
2 comments:
Unknown disse...

Bom dia, parabéns por esses estudos bíblicos, muito importante, ter um estudo dessa grandeza, estou aprendendo, e e vou passar a frente, esta benção, parabéns que Deus continue usando vcs com tanta sabedoria e conhecimento, gratidão muito feliz

Administrador disse...

Amém! Que Deus lhe abençoe sempre.

 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)