11/02/2018

Estudo Bíblico sobre a Páscoa.

Estudo Bíblico sobre a Páscoa: História, Significado e Versículos da Bíblia. Nesta postagem apresentamos um simples estudo bíblico evangélico sobre pascoa tendo em vista que há muitas dúvidas e perguntas sobre o tema. A leitura de qualquer passem bíblica sobre a páscoa é fundamental para entenderemos o verdadeiro significado e sentido da Páscoa Cristã e Judaica. Temas como coelho da páscoa, ovo de páscoa e outras figuras da moderna celebração não serão abordadas neste texto que se concentra nos versículos bíblicos, livros e textos da Bíblia do antigo e do novo testamento mais relevantes sobre a questão.

Estudo Bíblico sobre a Páscoa: História, Significado e Versículos da Bíblia


A Páscoa no antigo testamento


A instituição da pascoa no Velho Testamento pode ser observada em Êxodo 12:11: Ainda no Livro de Êxodo celebração da pascoa é citada quando Moisés chamou a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa. Êxodo 12:21. Assim, a pascoa no Velho Testamento tem um grande significado para o povo como se pode observar em Êxodo 12:27.

A celebração da Páscoa em Números



A celebração da Páscoa no Antigo Testamento também aparece em Números, destacando-se o versículo Números 9:12. Também em Números é possível observar o significado da Páscoa com a purificação do pecado na linha do versiculo 9:13.

Hoje falamos no Domingo de Páscoa, mas uma dica do verdadeiro período da celebração da páscoa original de Israel pode ser considerada em Números 28:16 Porém no mês primeiro, aos catorze dias do mês, é a páscoa do Senhor e em Números 33:3.

A passagem de Números 9:14 reforça que a Páscoa tinha um estatuto pois quando um estrangeiro peregrinar entre vós, e também celebrar a páscoa ao Senhor, segundo o estatuto da páscoa e segundo o seu rito assim a celebrará; um mesmo estatuto haverá para vós, assim para o estrangeiro, como para o natural da terra.


Estudo Bíblico sobre a Páscoa: História, Significado e Versículos da Bíblia.
by Pixabay



A Páscoa em Deuteronômio


Em alguns versículos deste Livro também encontramos passagens bíblicas sobre a páscoa. Nos versículos 21 a 23 de 2 Reis mais uma vez podemos observar a importância, sentido e significado da páscoa para aquele povo. O rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a páscoa ao Senhor vosso Deus. 2 Reis 23:21 Porém no ano décimo oitavo do rei Josias esta páscoa se celebrou ao Senhor em Jerusalém. 2 Reis 23:23


Aspectos da Páscoa em 2 Crônicas.


A celebração da páscoa judaica ganha novos contornos no Livro de Crônicas. Em 2 Crônicas 30:1 Ezequias enviou mensageiros por todo o Israel e Judá, e escreveu também cartas a Efraim e a Manassés para que viessem à casa do SENHOR em Jerusalém, para celebrarem a páscoa ao SENHOR Deus de Israel.

A passagem bíblica do texto de Crônicas revela algumas características do ritual celebrado como em 2 Crônicas 30:17 De acordo com 2 Crônicas 35:1 Josias celebrou a páscoa ao SENHOR em Jerusalém;. Versículo marcante que aponta para Jesus é 2 Crônicas 35:6, principalmente se relacionarmos esta passagem com 2 Crônicas 35:11.

A grandiosidade do sentido da páscoa pode ser observada no versículo de 2 Crônicas 35:7 em que ofereceu Josias, aos filhos do povo, cordeiros e cabritos do rebanho, todos para os sacrifícios da páscoa. Em 2 Crônicas 35:16 podemos observar um verdadeiro ritual de celebração onde se se estabeleceu todo o serviço do Senhor naquele dia, para celebrar a páscoa, e oferecer holocaustos sobre o altar do Senhor, segundo a ordem do rei Josias.

E os filhos de Israel que ali se acharam celebraram a páscoa naquele tempo, e a festa dos pães ázimos, durante sete dias. 2 Crônicas 35:17

A celebração da páscoa judaica ganha seu apogeu em 2 Crônicas 35:18 versículo que narra que nunca, pois, se celebrou tal páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel; nem nenhum rei de Israel celebrou tal páscoa como a que celebrou Josias com os sacerdotes, e levitas, e todo o Judá e Israel, que ali se acharam, e os habitantes de Jerusalém. No décimo oitavo ano do reinado de Josias se celebrou esta páscoa. 2 Crônicas 35:19


A Páscoa no Novo Testamento


Estava próxima a páscoa dos judeus quando Jesus subiu a Jerusalém. João 2:13. E dois dias depois partiu dali, e foi para a Galiléia. João 4:43. Chegando, pois, à Galiléia, os galileus o receberam, vistas todas as coisas que fizera em Jerusalém, no dia da festa; porque também eles tinham ido à festa. João 4:45. E a páscoa, a festa dos judeus, estava próxima. João 6:4 e muitos daquela região subiram a Jerusalém antes da páscoa para se purificarem. João 11:55

Jesus foi seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro,  a quem ressuscitou dentre os mortos. João 12:1 e havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa. João 12:20


No primeiro dia dos pães ázimos, que era quando sacrificavam a páscoa, os discípulos perguntaram aonde queres que vamos fazer os preparativos para comer a páscoa? Marcos 14:12 e todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; Lucas 2:41

No Período da Páscoa também havia um Plano para Matar Jesus, mas ele avisou: Bem sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado. Mateus 26:2

E dali a dois dias era a páscoa e os principais dos sacerdotes e os escribas buscavam como o prenderiam e o matariam. Marcos 14:1. Mas eles diziam: Não na festa, para que porventura não se faça alvoroço entre o povo. Marcos 14:2

Após a prisão de Jesus por ocasião da festa, costumava o presidente soltar um preso, escolhendo o povo aquele que quisesse. Mateus 27:15. Mas vós tendes por costume que eu vos solte alguém pela páscoa. Quereis, pois, que vos solte o Rei dos Judeus? João 18:39

Soltaram Barrabás e sacrificaram o Cordeiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar no Google

Sobre | Termos De Uso | Política De Cookies | Política De Privacidade
Top