Publicidade

Reflexão Bíblica sobre Tentações: Como vencê-las?

Como vencer à tentação?

A Palavra de Deus é a arma mais eficaz na luta contra a tentação. Foi com ela que Cristo respondeu ao tentador no Deserto. Na Bíblia encontramos diversos textos que abordam o assunto.

Resistindo as Tentações

De onde, então, vêm essas tentações? 


Primeiro, elas não vêm de Deus, embora Ele as permita. Tiago 1:13 diz: “Porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta”. No primeiro capítulo de Jó, vemos que Deus permitiu que Satanás tentasse Jó, mas com restrições. Satanás está vagando pela terra como um leão, procurando pessoas para devorar ( 1 Pedro 5:8 ). O versículo 9 nos diz para resistir a ele, sabendo que outros cristãos também estão sofrendo seus ataques. Por essas passagens, podemos saber que as tentações vêm de Satanás. 

Vemos em Tiago 1:14 que a tentação se origina em nós também. Somos tentados quando somos “arrebatados e seduzidos pela nossa própria concupiscência” (versículo 14). Nós nos permitimos ter certos pensamentos, nos permitimos ir a lugares que não deveríamos ir e tomamos decisões baseadas em nossas concupiscências que nos levam à tentação.

Pense nas vezes em que você é mais frequentemente tentado. Quando isso acontece? Quais são as circunstâncias? Quando a tentação chega, sua resposta é resistir. (Tiago 4.7) diz: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.”

Geralmente, quando você é tentado, um pensamento vem à mente primeiro. Quanto mais você pensa sobre a tentação (até mesmo pensando em como precisa evitá-la), mais poder ela tem. 

Sabendo que seus pensamentos são a primeira semente de toda tentação (Tiago 1.14-15; 2 Coríntios 10.5), você deve substituí-los pela Palavra de Deus. Em vez de pensar na tentação, concentre sua mente na Palavra de Deus. Encontre textos bíblicos que falem diretamente sobre a tentação que você está enfrentando. 

Encontre textos bíblicos que o lembrem da fidelidade de Deus e de Suas promessas. Cole esses textos bíblicos ao seu redor. Leia-os em voz alta. Memorize-os.

“Mas o Senhor é fiel, e ele os fortalecerá e os protegerá do Maligno”  (2 Tessalonicenses 3.3). Esta é uma promessa maravilhosa. Quando você estiver resistindo à tentação, lembre-se de que Deus é 100% fiel a você. Ele o fortalecerá e o protegerá. É por isso que somos instruídos a “aproximar-nos dele com ousadia, por meio da oração, para encontrarmos socorro em tempo de necessidade”  (Hebreus 4.16). É por isso que o próprio Jesus nos encorajou a orar por proteção em tempos de tentação (Mateus 6.13).

Aprenda a reconhecer a tentação.

A tentação é, bem, tentadora. Ela nos apresenta algo como agradável, verdadeiro, ou ambos. Queremos ceder porque ela nos apresenta algo que desperta nossos desejos e nos apresenta algo que parece bom. ( Tiago 1:14-16 )

O problema é que, no momento da tentação, podemos não reconhecer a princípio que o que está diante de nós leva ao pecado. Podemos combater isso aprendendo a reconhecer a tentação quando ela surge. Também podemos preveni-la nos alimentando das coisas que Deus nos diz em sua Palavra serem boas e frutíferas ( 1 Tm 6:11 ). Precisamos nos ater fielmente aos ensinamentos da Palavra para que possamos discernir cada vez melhor quando estamos sendo tentados.

Lembre-se de que sempre há uma maneira de escapar.

Deus nunca permite que sejamos tentados além do que podemos suportar, mas sempre nos oferece uma saída.

Não veio sobre vocês tentação que não fosse humana. Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Pelo contrário, juntamente com a tentação, ele lhes dará um escape, para que possam suportar. ( 1 Coríntios 10:13 )

Ele também nos dá a Si mesmo sem limites para invocarmos Sua força para resistência e perseverança. “Deus disse: ‘De modo algum te deixarei, nem te desampararei’” ( Js 1:5 ; Hb 13:5 ). Ele também nos dá Sua igreja, uma comunidade de companheiros de luta, para nos ajudar em nossas batalhas.

 Precisamos aproveitar ao máximo esses recursos que Deus nos fornece para que possamos efetivamente nos afastar do pecado e sermos cada vez mais cheios da bondade e da graça de Deus.

Resistimos à tentação quando oramos no Espírito.  Romanos 8:26    


Quando oramos no Espírito e O convidamos a dirigir nossas orações e nossos passos, Ele pode nos guiar em uma direção diferente daquela que nossa lógica humana teria escolhido. Pode ser que o Espírito nos convide a começar a mudar relacionamentos que não são benéficos para nossa caminhada de fé. Pode ser que o Espírito nos fale para começarmos a desenvolver hábitos nos quais não tínhamos pensado antes, e que nos levem a andar em pureza e de maneira que honre a Deus. Quando oramos no Espírito, podemos ser deliciosa e inesperadamente surpreendidos por Sua sabedoria.     

Outro benefício de orar no Espírito é que Ele nos fortalecerá, nos revigorará e nos guiará. Algo sobrenatural acontece quando oramos no Espírito.    

Resistindo as Tentações da carne

José recusou à mulher do seu senhor. Gênesis 39:7,8

A satisfação de qualquer indulgência carnal além da vontade de Deus. Luxúria
Buscar a felicidade pelo que se vê. Este é um foco no temporal, não no eterno -2Co 4: 16-18

O pecado sempre terá efeitos adversos em nosso relacionamento com Deus, com os outros e com nós mesmos.

Mulher de Jó disse a ele Amaldiçoa a Deus, e morre, Mas ele resistiu e não pecou com os seus lábios. Jó 2:9,10

As pessoas desejam ótimos resultados, mas geralmente não estão dispostas a fazer o que for preciso para alcançá-los.

Devemos ser sacrifícios vivos diante de Deus.

Ser um “sacrifício vivo” diante de nosso Deus nem sempre é fácil. Os benefícios, no entanto, pesam muito mais sobre tudo o mais - LEIA: Romanos 8:18

Dê a Deus nossa melhor adoração -Jo 4:24; Ep 5:19; Co 3:16; He 13:15. Dê a Deus o nosso melhor diariamente

Resistindo as Tentações para não se contaminar


E Daniel pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar com as iguarias do Rei. Daniel 1:8

Aquele que odeia o mal se apegará ao conhecimento e discrição. Aquele que odeia o mal se esforçará para ser como Cristo - Ef 5: 1

  • É uma corrida-I Cor. 9:24; Heb. 12: 1-2
  • É uma luta - I Cor. 9:26; 2 Tim. 4: 7-8
  • É uma guerra-2 Tim. 2: 1-5; Efe. 6: 10-29

Reflexão Bíblica sobre Tentações: Como vencê-las?




Veja também
  1. A vitória dos jovens está na sua força Provérbios 20:29
  2. Vencendo as Dívidas sob a Palavra de Deus 2 Reis 4: 1-7
  3. +100 Temas para Culto da Vitória

Como então resistimos às tentações? 

Devemos retornar ao exemplo de Jesus sendo tentado no deserto por Satanás em Mateus 4:1-11 . Cada uma das tentações de Satanás foi recebida com a mesma resposta: "Está escrito", seguido pelas Escrituras. Se o Filho de Deus usou a Palavra de Deus para efetivamente acabar com as tentações — o que sabemos que funciona porque depois de três tentativas fracassadas, "o Diabo o deixou" (v. 11) — quanto mais precisamos usá-la para resistir às nossas próprias tentações? Todos os nossos esforços para resistir serão fracos e ineficazes a menos que sejam fortalecidos pelo Espírito Santo por meio da leitura, estudo e meditação constantes da Palavra. Dessa forma, seremos "transformados pela renovação da vossa mente" ( Romanos 12:2 ). Não há outra arma contra a tentação, exceto a "espada do Espírito, que é a Palavra de Deus" ( Efésios 6:17 ).


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)