Pregação para Família: Cuidando do Lar na autoridade da Palavra
No Mês de Maio a maioria das igrejas celebram o mês da Família. Hoje em todo mundo as pessoas estão assustadas com a Pandemia, Guerras e Crises. Certamente devemos tomar todos os cuidados, seguir as orientações e cada um fazer a sua parte.É claro que todos devem ter cuidados, mas nesta mensagem vamos falar sobre o que a Bíblia nos ensina sobre o tratamento dos vulneráveis.
É preciso conhecer a Palavra de Deus e praticar a Palavra de Deus. Memorizamos e meditamos na Palavra de Deus em família mas não a teremos em nossos corações, a menos que pratiquemos. Josué 1: 8 diz: “Este livro da lei não se apartará da sua boca, mas você deve medite nela dia e noite, para que você observe o que faz de acordo com tudo o que está escrito nela.
1. A Bíblia nos Ensina que nós devemos cuidar da nossa família
Ás vezes uma situação como essa pandemia nos mostra algo que muitos desaprenderam. Cuidar dos outros.1 Timóteo 1:1-5 Timóteo foi instruído a dar o devido reconhecimento (lit., "honra") àquelas que estavam verdadeiramente viúvas - isto é, viúvas que estavam realmente necessitadas. Não se tratava apenas de viúvas que perderam o marido, mas que ainda têm filhos ou netos.
A primeira responsabilidade de cuidar dos necessitados recai sobre família (não a igreja e certamente não o estado), esses membros da família devem aprender, antes de tudo, colocar sua religião em prática cuidando da própria família. Essa reciprocidade é agradável a Deus . É "bem-estar" como Deus pretendia.
2. A Bíblia nos exorta a cuidar da família sem discriminação
Sexo, classe e idade foram importantes para determinar como as pessoas se comportariam em situações sociais. Códigos domésticos (Efésios 5: 21-6: 9 e Colossenses 3: 18-4: 1) descreveram o comportamento público ideal dos membros da família: os filhos deveriam ser respeitosos com seus pais e deveriam ser respeitosos seus mestres. Os jovens deveriam respeitar seus pais e avós, cuidando deles na velhice; esperava-se que os pais cuidassem de seus filhos, incluindo uma herança. Isso incluiu mais do que provisão material.Em 2 Timóteo 1: 5, por exemplo, o autor retrata Timóteo fé como passada de sua avó e mãe. Fidelidade geracional. Paulo lembrou a Timóteo da fé que vivia em sua avó, sua mãe, e depois no próprio Timóteo (2 Tim 1: 5). Isto sugere que a testemunha e o exemplo da avó e sua mãe foram usados por Deus para trazer Timóteo à fé.
3. A Bíblia nos ensina cuidar da família cristã.
Não é somente cuidar da nossa família que aprendemos com a Bíblia.
Quando a igreja começou, os crentes se uniram como uma grande e feliz família. O que eles fizeram, de acordo com Atos 4:32? Os próximos versículos nos dizem que compartilharam entre si.
O que mais você pode compartilhar além das coisas materiais? Seu tempo? Seu amor? O quê mais?
A melhor coisa de tudo o que alguém pode compartilhar é o evangelho de Jesus Cristo!
Veja também:
Conclusão
Assim uma família piedosa deve ter a Palavra de Deus em seus corações e não apenas suas mentes, mas na vida.
A adoração em família é essencial para estabelecer uma base para a fidelidade multigeracional ao evangelho (Salmo 145: 4) e um complemento necessário para o fortalecimento da comunidade local igreja para cumprir sua comissão (Mateus 28: 18-20);
Você deseja aperfeiçoar o seu Ministério?
Se você deseja impactar ainda mais a vida das pessoas, através de seu chamado, confira os seguintes cursos sugeridos: Curso de Teologia Básica, Curso de Ensino Religioso e Curso de Psicoterapia
Versões Bíblicas consultadas ou citadas: Almeida Corrigida Fiel (ACF), Almeida Revista e Atuzalizada ARA-SBB, Almeida Revista e Corrigida ARC-SBB, Bíblia Livre (BLIVRE), Tradução livre do Inglês e outras citadas no texto.
Compartilhe nas Redes Sociais!



0 comments:
Postar um comentário