Publicidade

Reflexão sobre Homem Natural vs Homem Espiritual 1 Coríntios 2:14

Pregação para Jovens sobre Vida Espiritual 1 Coríntios 2:14

  • Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14

Segundo o Apóstolo Paulo o “homem natural” (aqueles que não têm o Espírito de Deus) "não percebe as coisas do Espírito de Deus" porque são "discernidas espiritualmente".

1. O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus

 Todos nós nascemos homens naturais em Adão ( Rm 5: 12+ ), mas quando cremos na " palavra da cruz " ( 1Co 1: 18+ ), somos transferidos de nossa posição "em Adão" para nossa posição eterna "em Cristo" (pela graça mediante a fé). Como Pedro diz, "nos tornamos participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção que há no mundo pela concupiscência (uma descrição da vida do homem natural)" ( 2Pe 1:4+ ) .

 Natural ( psuchikos de psuche = alma) é literalmente "anímico" com afinidade às propensões pecaminosas naturais, a pessoa em quem o sarx , a carne, é mais o princípio governante.

O homem natural não pode julgar corretamente as crenças e convicções espirituais do povo de Deus.

Você tem agido como o natural ou o espiritual?

Você consegue entender as promessas de Deus para sua vida?

Precisamos ter a mente de Cristo através do Seu Espírito e através das escrituras para entender as verdades de Deus que Ele nos revelou

Publicidade

2. As coisas do Espírito de Deus parecem loucura para o homem natural

A iniciativa vem de Deus, cujo Espírito Santo nos possibilita aceitar as coisas do Espírito de Deus . Elas não são mais " loucura " para nós, como antes ( 1Co 1:23 ). 

 O que são essas " coisas "? Paulo explica que são loucura para o homem natural. Anteriormente, Paulo havia dito que "a palavra da cruz é loucura" ( 1Co 1:18 ), passando a descrever essas " coisas " como " a loucura da pregação... Cristo crucificado... loucura para os gentios " ( 1Co 1:21 , 24 ) .

O termo γινώσκω ("saber"), usado aqui nos remete a ideia de "abraçar as coisas como elas realmente são".

Assim, o natural não acolhe nem abraça as realidades encontradas no texto bíblico.

A partir da análise do texto, é evidente que a 'pessoa natural é o oposto da 'pessoa espiritual. Qual desses você tem sido?

Agora o ministério do Espírito, no que diz respeito ao discernimento, é ajudar o crente a aplicar, ver o valor, e significado de um texto para sua própria vida, momento e situação.

Isso deve tornar-se um modo de vida.

Deus comunica sua revelação (mistérios ou sabedoria de Deus) através do Espírito de Deus e, portanto, está diretamente envolvido na vida da pessoa espiritual.


3. Elas se discernem espiritualmente

Espiritualmente (pneumatikos), neste contexto, significa pela assistência do Espírito Santo.  A investigação, o questionamento, o escrutínio e a peneiração (anakrino) da verdade das Escrituras são feitos na energia do Espírito Santo, que ilumina a página sagrada das Escrituras para o crente. É " aquele que é espiritual avalia todas as coisas  ( 1Co 2:15 ).

Muitas vezes, o que precisamos não é de mais dados, mas de mais conhecimento sobre os dados que já temos disponíveis. Esse conhecimento nos é dado somente pelo Espírito Santo (cf. 1 Co 2:14 ; Ef 1:17-19 ).

A pessoa que é espiritual (o cristão) tem o Espírito que lhe revela tudo referente à Palavra de Deus.

Assim, Paulo pode dizer " quem é espiritual avalia todas as coisas (espirituais) ".

Em outras palavras, através da reveladora obra do Espírito, o crente pode conhecer a sabedoria de Deus. Ele pode entender a condição espiritual do incrédulo.

Por outro lado, a pessoa que falta o Espírito não pode compreender a sabedoria de Deus, por causa disso, ele “não está em posição de julgar como'tolo'.

A diferença entre o homem natural e o homem espiritual é principalmente que o homem espiritual fundou sua fé na revelação do Plano de Deus para a Salvação.

Aquele que é continuamente transformado no Espírito de Deus (1 Cor 2:12, através da compreensão - οἶδα) pulsa com a própria mente de Cristo (1 Cor 2:16).

A pessoa espiritual pode discernir o que é e o que não é do evangelho e da salvação, e se um homem realmente prega a verdade de Deus.


Espiritualidade - Pessoa natural vs Espiritual.  (1 Coríntios 2:15)

Conclusão

A espiritualidade cristã é a diferença entre pessoa natural e espiritual.
A pessoa espiritual compreende as 'experiências vividas' através de uma vida de transformação e obediência a Deus.

O Espírito de Deus é o comunicador das coisas espirituais para pessoas espirituais permitindo assim entender os dons que Deus lhes concedeu com a renovação contínua da mente o que facilita a transformação do cristão incompreensível para o incrédulo.


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)