Instruídos e ensinados - Provérbios 1: 8
Introdução:
Os jovens devem notar que o "temor do Senhor" está ligado ao respeito dos pais.(1) Ouça devemos estar completamente focados no que estamos sendo ensinado; muitas vezes as distrações de dispositivos eletrônicos ou de qualquer outro tipo pode ser o obstáculo destruidor de transferir os ensinamentos.
1. Fonte de sabedoria
A sabedoria dos jovens tem como fonte a de seus pais (seus avós). A maioria das pessoas acaba apreciando o conselho de seus pais - por exemplo, Pro 4: 1-41)
Portanto, pais que são responsáveis e zelosos costumam ter a sabedoria acumulada de várias gerações. Não se trata de formação escolar, mas de experiência de vida com Deus.
Sua sabedoria também pode incluir a sabedoria de Deus! Especialmente se alguém é abençoado por ter pais cristãos que aprenderam essa sabedoria inspirada transmitida por muitas gerações
Quando os pais querem que seus filhos usem a palavra de Deus, como um colar. Eles querem que os filhos nunca deixem isso os abandonar.
Publicidade
2. Aprender o quê?
Palavra de Deus.
Assim, em Provérbios 1: 8-9, duas linhas chamam a atenção (v. 8), e duas linhas motivam a chamada (v. 9). No versículo 8 o pai admoesta o filho a ouvir as instruções dos pais. A admoestação coloca o pai e mãe em pé de igualdade como pedagogos da criança. Então o pai segue seu comando com um incentivo positivo quando ele afirma as consequências benéficas que o aluno obediente terá: “Na verdade, eles são uma grinalda graciosa para a sua cabeça e ornamentos para o seu pescoço” (Provérbios 1: 9).
A perseverança na herança de sabedoria de Israel adorna o filho com uma coroa de flores em sua cabeça e uma corrente ao redor do pescoço, símbolos de honra e vida que dificilmente devem ser desconsiderados.
Familiarize-se, desde a juventude, com os escritos sagrados, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação por meio da fé em Cristo Jesus.(5) Instrução e ensino = guirlanda graciosa para sua cabeça e colar para o seu pescoço.
3. Não abandone o ensino dos seu pais
não abandone os ensinamentos de sua mãe e a instrução de seu pai. Instrução e ensino - não são "submissão cega"
Esse ensinamento deve marcar sua vida como vemos em 2 Timóteo 1: 5 -5 Lembro-me de sua fé sincera, uma fé que habitou primeiro em sua avó Lois e sua mãe Eunice e agora, estou claro, habita em você também.
Também o autor diz em 2 Timóteo 3: 14-15 - 14 Mas quanto a você, continue no que você tema aprendeu e acreditei firmemente, sabendo de quem [a ] você aprendeu 11.
Conclusão
Graciosa Guirlanda para sua cabeça - a imagem diz tudo - atendendo a instrução e ensino dos pais fazem uma enorme diferença em nossas vidas.(8) Deus sempre defende a autoridade dos pais. Aquele que aprende cedo na vida curvar-se à autoridade dos pais aprenderá a respeitar toda autoridade. Eventualmente aquele que foi criado para respeitar a autoridade será encarregado da autoridade.
Confira:
- +100 Temas para Culto de Jovens
- +100 Esboços de Sermões
- +100 Estudos Bíblicos OnLine
- +100 Temas para Pregação
- Perguntas para Gincanas e Jogos
- Dicas para o Circulo de Oração ser uma Benção
- Temas de Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos
- Temas para culto de evangelismo



Publicidade
Versões Bíblicas consultadas ou citadas: Bíblia Livre (BLIVRE), Almeida Revista e Atuzalizada ARA-SBB, Almeida Revista e Corrigida ARC-SBB, tradução livre e outras citadas no texto.

0 comentários:
Postar um comentário