Publicidade

Pregação sobre Promessa de Deus: Após o Deserto!

Sermão sobre Promessas: Há uma promessa de Deus para você após o deserto

Introdução: Ocasionalmente, as experiências que temos serão aquelas às quais Deus permitiu. Não sei como você foi parar ali, mas Há uma promessa de Deus para você após o deserto.

O deserto, na Bíblia, é mais do que um lugar físico de areia e escassez; ele representa as fases de provação, solidão e dificuldade que todos nós enfrentamos na vida. No entanto, o deserto não é um lugar de abandono, mas um espaço onde as promessas de Deus se manifestam de forma poderosa.

1. Deus Fala no Deserto

A primeira grande promessa é que Deus não se cala no deserto. O profeta Oséias registra uma promessa íntima de Deus: “Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.” (Oséias 2:14).

Porque Deus permitiu?

Às vezes, mesmo quando somos obedientes a Deus e vamos com fé para onde Ele nos leva, ainda assim nos encontramos em situações difíceis. Veja Jó, por exemplo, ele era um homem devoto, mas Satanás queria provar um ponto. Durante tudo isso, Jó permaneceu forte no Senhor e na promessa de Deus.

Quando você estiver neste tipo de condição, um lugar onde você simplesmente não se sente confortável, lembre-se dos discípulos e de como eles estavam mais "desconfortáveis". Louve a Deus por ter conduzido os discípulos através do deserto, e Ele também irá ajudá-lo.

Tenha fé que Ele nunca o decepcionará. A promessa de Deus pode te alcançar.

2. Deus Abre Caminhos no Deserto

Quando o deserto parece sem saída, Deus promete fazer algo novo: “Eis que farei uma coisa nova... porei um caminho no deserto, e rios no ermo.” (Isaías 43:19).

Mesmo em tempos áridos, onde não há caminhos visíveis, Deus promete direção e provisão inesperada. Ele é o Deus que cria o que não existe, abrindo um caminho onde parecia haver apenas areia. Sua promessa é de que o deserto não será o nosso destino final, mas uma estrada para algo novo que Ele está fazendo.


3. Promessa de Deus de Transformar o Deserto em Manancial

Deus tem o poder de reverter a secura e o desespero. O Salmo 107 nos lembra: “Faz o deserto em lagos de águas, e a terra seca em nascentes.” (Salmos 107:35).


A promessa de Deus é que o que parecia ser o fim se tornará uma fonte de vida. Ele transforma o lugar de nossa maior escassez em um lugar de abundância. O deserto se torna um manancial para nos sustentar e para regar a vida de outros que estão ao nosso redor.


4. Promessa de Deus de Cuidar do Seu Povo no Deserto

A jornada de Israel no deserto durou 40 anos, mas a provisão de Deus foi constante. Moisés declarou: “O Senhor teu Deus esteve contigo; coisa nenhuma te faltou nestes quarenta anos.” (Deuteronômio 2:7).

O cuidado de Deus é contínuo, mesmo quando o deserto é longo. Ele provê o que precisamos, seja comida, água ou proteção. Em nosso deserto, podemos confiar que Ele está conosco, e que Ele jamais permitirá que nos falte algo essencial para a nossa jornada.


5. Promessa de Deus de Consolo e Restauração no Deserto

O deserto pode parecer um lugar de abandono, mas Isaías 51 nos dá uma promessa de consolo: “Porque o Senhor consolará a Sião... e tornará o seu deserto em Éden.” (Isaías 51:3).

Deus não apenas nos consola em meio à dor, mas Ele promete uma restauração completa. Ele transforma o nosso deserto em um jardim, um lugar de beleza, vida e fertilidade. A promessa de Deus é que o tempo de desolação dará lugar a uma nova estação de bênçãos.


6. Deus Promete Estar Presente no Deserto

A presença de Deus é o nosso maior consolo no deserto. Em Êxodo 13, Ele guiou o povo no deserto de forma visível: “E o Senhor ia adiante deles... de noite em uma coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.” (Êxodo 13:21).

Mesmo no deserto mais escuro, Deus não nos deixa sozinhos. Ele guia e protege. Sua presença é uma luz que nos alivia e nos dá segurança, garantindo que podemos caminhar com confiança, pois Ele está sempre adiante de nós.


7. Deus Promete Saciar a Sede no Deserto

A sede no deserto é real e intensa, mas a promessa de Deus é a de saciá-la de forma milagrosa. O Salmo 78:15 nos lembra que Deus “os guiou com segurança... e deu-lhes água abundantemente da rocha.”

A sede do nosso espírito, da nossa alma e do nosso corpo é real, mas Deus tem fontes de vida mesmo nas rochas mais secas da nossa vida. Ele é a fonte de água viva que sacia nossa sede e nos sustenta, transformando a impossibilidade em milagre.


8. Há uma promessa de Deus para você após o deserto

Precisamos confiar plenamente em Deus e confiar em Suas promessas. Hb.11:6; Rute 2:12; Mateus 6:33; 2 Pedro 1:4
  • Deus atenderá às nossas necessidades se primeiro buscarmos Seu reino e justiça - Mt 6:33
  • Jesus nunca nos abandonará  - Mt 28:20; Hb. 13:5
  • Nós podemos aprender a se contentar - Fp 4:11-12

Esperançosamente, até este ponto, este sermão ajudou você a entender algumas das razões pelas quais passamos por momentos difíceis e como podemos crescer em situações difíceis.

A beleza de viver a vida com Deus é saber que a vida é muito mais do que apenas viver o dia a dia.

Deus tem uma promessa  para você após o sofrimento continue caminhando.

Temos promessas de Deus. Promessas de vida com Seu Filho, Jesus Cristo e promessas de recompensa.

Sermão: Há uma promessa de Deus para você após o deserto

👉 Confira também

Conclusão

Da próxima vez que estiver em uma condição difícil, não vá sozinho, leve Jesus em seu coração. Lembre-se da promessa de Deus e lembre-se de que Jesus sabe o que é estar assim. Ele estará com você lá e após o deserto.


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)