Estudo Bíblico sobre Atitude: Atitudes que todo Cristão deve buscar
Todos nós temos uma atitude. A atitude é uma expressão física externa de fortes sentimentos internos. A atitude pode expressar muitos sentimentos diferentes e cada um tem sua própria aparência particular.
O que são atitudes ?
Em termos simples, atitudes são hábitos de pensamento que uma pessoa escolhe adotar e praticar. Mas, como as atitudes também habitam o território do seu coração, elas têm influência direta sobre o tipo de pessoa que você é. Você pode gerenciar atitudes e até mesmo mudá-las. Por que isso acontece? Porque você pode renovar pensamentos e refrescar o seu coração. Romanos 12:2 diz: "Transformai-vos pela renovação da vossa mente".
Componentes de Atitudes
Existem três componentes principais que compõem uma atitude. Esses componentes são processos humanos básicos com os quais você e eu nos envolvemos centenas de vezes todos os dias. Essas partes importantes de nossas vidas nos tornam as pessoas que somos.
- Pensamentos
- Sentimentos
- Ações (ou ações potenciais)
A Bíblia nos diz que devemos manter uma atitude semelhante à de Cristo em todas as situações. Em Filipenses 2:5, somos instruídos a “ ter em vossos relacionamentos uns com os outros a mesma mentalidade de Cristo Jesus” e em Filipenses 2:3-4 diz “ portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados”.
Este é talvez o mais familiar, e ocorre em Filipenses 2:5 , onde Paulo exorta seus leitores a "terem a mesma atitude que houve em Cristo Jesus" ou que "tenham, uns para com os outros, a mesma atitude que Cristo Jesus teve" . A palavra grega usada aqui é uma forma do verbo phroneo , que é traduzido em vários contextos como "ter em mente" ou "ter a mesma mentalidade" de outra pessoa. A raiz da palavra geralmente se relaciona a pensar e planejar com foco intelectual.
Ennoia é uma palavra também é traduzida como atitude. Ennoia pertence à mesma família de nous (que significa "mente" ou "entendimento") e noema ("pensamento"). Você pode estar mais familiarizado com a palavra grega relacionada, metanoia , que significa "mudança de mentalidade" ou "arrependimento". Ennoia é en + noia , ou "na mente", referindo-se ao que ocorre na mente. Isso aparece em 1 Pedro 4:1 ("Portanto, visto que Cristo sofreu em seu corpo, armem-se também vocês dessa mesma atitude") e Hebreus 4:12 ("Porque a palavra de Deus... discerne os pensamentos e intenções do coração").
Resistindo a Emoções Destrutivas
Em Gálatas 5:20 , Paulo adverte contra atitudes negativas como ódio, discórdia, emulações, ira, contenda, sedições, heresias. Essas emoções destrutivas podem perturbar a harmonia da comunidade e nosso relacionamento com Deus. Em vez disso, devemos nos esforçar para incorporar os frutos do Espírito, como amor, alegria, paz e gentileza (Gálatas 5:22-23).
Marcos aborda o desafio de perseverar na fé diante da adversidade. Marcos 4:17 discute como alguns não têm raiz em si mesmos, permanecendo assim por pouco tempo. Depois, quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. A perseverança é um testemunho da nossa atitude e fé, garantindo que permaneçamos firmes mesmo diante dos desafios.
Atitudes Práticas: Mentalidade e Ações
Fé e Perseverança
A fé deve ser sustentada pela perseverança para promover a paciência e a esperança, como Paulo aponta em Romanos 5:4 : E a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. Essa reação em cadeia de virtudes garante que nossa fé gere resistência otimista, permitindo-nos enfrentar os desafios da vida com uma mentalidade esperançosa.
Apegando-se ao Bem
Paulo aconselha em 1 Tessalonicenses 5:21: Prove todas as coisas; retenha o que é bom. Essa orientação ensina que devemos buscar e aderir ao que é moral e eticamente bom. Atitudes baseadas na retidão e na verdade guiarão nossas ações e decisões.
Hospitalidade e Perdão
O chamado de Pedro para usar a hospitalidade uns para com os outros sem ressentimento em 1 Pedro 4:9 nos desafia a ser generosos e perdoadores. Oferecer hospitalidade sem reclamar demonstra uma atitude de amor e generosidade, refletindo o exemplo de Cristo.
Consistência e Integridade
O lembrete de Paulo em 2 Coríntios 10:11 fala sobre o alinhamento entre nossas palavras e ações: Que tal pense isto, que, como somos no falar por cartas quando estamos ausentes, tais seremos também no agir quando estivermos presentes. Integridade — ser consistente no que dizemos e fazemos — constrói confiança e promove uma atitude confiável que reflete nossa fé.
A atitude do cristão deve ser:
 • buscar as coisas de Deus de todo o coração, 
 • seguir os justos (semelhança a Deus), 
 • colocar suas afeições nas coisas do alto, 
 • definir seu coração para buscar sabedoria, e 
 • perseguir a vontade de Deus para sua vida 
Atitude com os Outros
Atitude de Fé
Veja também
- Reflexões Bíblicas sobre Gratidão
- Reflexão Bíblica: Nossos desejos, atitudes e respostas Êxodo 19: 1-18
- Reflexões Bíblicas
Atitude de Humildade
10 Atitudes que um Cristão deve ter
- 1) Andar em ' integridade na verticalidade, a fidelidade . A ' integridade ' é o ' estado ' de uma pessoa que está certa, justa, que tem todas as qualidades, e que não falta nada.
- 2) Pratique a justiça . Justiça : Respeitar o outro. É respeito pela lei. Igualdade de direitos, solidariedade e luta contra a desigualdade.
- 3) Diga a verdade , não minta.
- 4) Não calunie com a sua língua . Não acuse falsamente, Não denigre, Não desacredite, Não corrompa, Não corrompa seu vizinho.
- 5) Não machuque seu vizinho .ame o seu próximo.
- 6) Não desonre seu vizinho . Não faça mal, Não desacredite, Não comprometa a reputação do seu vizinho, Não seja calunioso. Deus abomina os malandros.
- 7) Ele rejeita aquele que é desprezado, mas honra aqueles que temem ' Senhor , caso contrário Deus odeia aquele que faz o mal, mas ama aqueles que fazem o bem .
- 8) Cumpra suas palavras, suas promessas, seus compromissos . Deus odeia aqueles que se retratam, que negam isso ele fez ou disse.
- 9) Amor ágape, o ' amor de Deus conforme definido na Bíblia: 1 Coríntios 13: 5 "não é rude, não busca o que é próprio, não se zanga, ele não suspeita do mal "
- 10) Não aceite suborno contra os ' inocentes . Aqui Deus denuncia a corrupção que desrespeita a lei e a justiça. A corrupção é promover alguém ' um meio de ' dinheiro ou um presente, ainda pune o ' inocente e justifica o culpado.
Devemos nos esforçar para viver acima de reprovação. Quando somos acusados, nada de mal pode ser dito contra nós - 1Pe 2:11, 12
Não devemos ter vergonha de sofrer como cristãos -1Pe 4: 14-16, pois s omos luzes dentro da geração tortuosa e perversa - At 2:40; Fp 2:15
Jesus ensina que há dois caminhos que podemos seguir -Mt 7:13, 14. Ele ensina como garantir que estamos no caminho certo -Mt 7:21 (obediência à vontade do Pai)
Somos os amados de Deus - Colossenses 1:13; Mt. 3:17. Isso requer uma mudança no propósito de nossa vida - 1 Ped . 2: 9b
Para habitar com Deus , devemos ajustar à sua natureza.
Compartilhe nas Redes Sociais!

 


