Publicidade

Estudo Bíblico sobre Atitude: O que o Cristão deve buscar?

Estudo Bíblico sobre Atitude:  Atitudes que todo Cristão deve buscar

Todos nós temos uma atitude. A atitude é uma expressão física externa de fortes sentimentos internos. A atitude pode expressar muitos sentimentos diferentes e cada um tem sua própria aparência particular.

O que são atitudes ?

Em termos simples, atitudes são hábitos de pensamento que uma pessoa escolhe adotar e praticar. Mas, como as atitudes também habitam o território do seu coração, elas têm influência direta sobre o tipo de pessoa que você é. Você pode gerenciar atitudes e até mesmo mudá-las. Por que isso acontece? Porque você pode renovar pensamentos e refrescar o seu coração. Romanos 12:2 diz: "Transformai-vos pela renovação da vossa mente".

Componentes de Atitudes

Existem três componentes principais que compõem uma atitude. Esses componentes são processos humanos básicos com os quais você e eu nos envolvemos centenas de vezes todos os dias. Essas partes importantes de nossas vidas nos tornam as pessoas que somos.

  • Pensamentos
  • Sentimentos
  • Ações (ou ações potenciais)

A Bíblia nos diz que devemos manter uma atitude semelhante à de Cristo em todas as situações. Em Filipenses 2:5,  somos instruídos a “ ter em vossos relacionamentos uns com os outros a mesma mentalidade de Cristo Jesus”  e em  Filipenses 2:3-4 diz “ portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados”. 

Este é talvez o mais familiar, e ocorre em Filipenses 2:5 , onde Paulo exorta seus leitores a "terem a mesma atitude que houve em Cristo Jesus"  ou que "tenham, uns para com os outros, a mesma atitude que Cristo Jesus teve" . A palavra grega usada aqui é uma forma do verbo phroneo , que é traduzido em vários contextos como "ter em mente" ou "ter a mesma mentalidade" de outra pessoa. A raiz da palavra geralmente se relaciona a pensar e planejar com foco intelectual.

Ennoia é uma palavra também é traduzida como atitude. Ennoia pertence à mesma família de nous (que significa "mente" ou "entendimento") e noema ("pensamento"). Você pode estar mais familiarizado com a palavra grega relacionada, metanoia , que significa "mudança de mentalidade" ou "arrependimento". Ennoia é en + noia , ou "na mente", referindo-se ao que ocorre na mente. Isso aparece em 1 Pedro 4:1 ("Portanto, visto que Cristo sofreu em seu corpo, armem-se também vocês dessa mesma atitude") e Hebreus 4:12 ("Porque a palavra de Deus... discerne os pensamentos e intenções do coração").

Resistindo a Emoções Destrutivas

Em Gálatas 5:20 , Paulo adverte contra atitudes negativas como ódio, discórdia, emulações, ira, contenda, sedições, heresias. Essas emoções destrutivas podem perturbar a harmonia da comunidade e nosso relacionamento com Deus. Em vez disso, devemos nos esforçar para incorporar os frutos do Espírito, como amor, alegria, paz e gentileza (Gálatas 5:22-23). 

 Marcos aborda o desafio de perseverar na fé diante da adversidade. Marcos 4:17 discute como alguns não têm raiz em si mesmos, permanecendo assim por pouco tempo. Depois, quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. A perseverança é um testemunho da nossa atitude e fé, garantindo que permaneçamos firmes mesmo diante dos desafios. 

Atitudes Práticas: Mentalidade e Ações 

Fé e Perseverança

 A fé deve ser sustentada pela perseverança para promover a paciência e a esperança, como Paulo aponta em Romanos 5:4 : E a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. Essa reação em cadeia de virtudes garante que nossa fé gere resistência otimista, permitindo-nos enfrentar os desafios da vida com uma mentalidade esperançosa. 


Apegando-se ao Bem

 Paulo aconselha em 1 Tessalonicenses 5:21: Prove todas as coisas; retenha o que é bom. Essa orientação ensina que devemos buscar e aderir ao que é moral e eticamente bom. Atitudes baseadas na retidão e na verdade guiarão nossas ações e decisões. 


Hospitalidade e Perdão

 O chamado de Pedro para usar a hospitalidade uns para com os outros sem ressentimento em 1 Pedro 4:9 nos desafia a ser generosos e perdoadores. Oferecer hospitalidade sem reclamar demonstra uma atitude de amor e generosidade, refletindo o exemplo de Cristo. 


Consistência e Integridade

 O lembrete de Paulo em 2 Coríntios 10:11 fala sobre o alinhamento entre nossas palavras e ações: Que tal pense isto, que, como somos no falar por cartas quando estamos ausentes, tais seremos também no agir quando estivermos presentes. Integridade — ser consistente no que dizemos e fazemos — constrói confiança e promove uma atitude confiável que reflete nossa fé. 


A atitude do cristão deve ser:

• buscar as coisas de Deus de todo o coração,
• seguir os justos (semelhança a Deus),
• colocar suas afeições nas coisas do alto,
• definir seu coração para buscar sabedoria, e
• perseguir a vontade de Deus para sua vida

Atitude com os Outros

Nossas atitudes muitas vezes determinam nossa capacidade de influenciar os outros. Uma dura, atitude crítica e hostil pode afastar as pessoas de você. Mesmo que você seja capaz de testemunhar, suas palavras, por mais verdadeiras que sejam, são muito menos provável de ser recebido. Em contraste, uma atitude positiva e uma crença nos outros nos aproxima. 

Cria um laço de amizade. Jesus declarou este princípio quando disse: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que seu mestre está fazendo; mas eu os chamei de amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai vos dei a conhecer'” (João15:15) 

Atitude de Fé

Podemos começar a sonhar ou ficar desapontados. Podemos começar a construir ou começar a culpar. Podemos ficar ocupados ou ficar com raiva. Podemos conquistar ou desistir. Se o problema se torna uma bênção depende mais de você do que de Deus. Ele deseja transformar todas as coisas em bênçãos(Romanos 8:28). Lembre-se que grande parte da Bíblia foi escrita por prisioneiros, oprimidos, minorias e os que estavam em cativeiro. Os escritores subiram acima de suas circunstâncias.

Um vendedor de sapatos foi enviado para um país distante e, depois de alguns dias, enviou de volta a mensagem: “Voltando para casa; ninguém usa sapatos aqui.” Outro vendedor do sapato da empresa visitou o mesmo país. Ele escreveu de volta para o escritório em casa depois de alguns dias: “Envie mais sapatos! Ninguém usa sapato por aqui!” Era a mesma situação, mas era visto de uma perspectiva diferente.
Estudo Bíblico sobre Atitude: O que o Cristão deve buscar?



Veja também

  1. Reflexões Bíblicas sobre Gratidão
  2. Reflexão Bíblica: Nossos desejos, atitudes e respostas Êxodo 19: 1-18
  3.  Reflexões Bíblicas

Atitude de Humildade

Uma atitude humilde é expressa por uma dignidade tranquila apesar do mal que foi feito. Jesus é um grande exemplo de atitude de humildade – apenas ouça isso: “Que esta mesma atitude e mente humilde esteja em você que estava em Jesus – deixe-o ser o seu exemplo de atitude de humildade.” (Filipenses 2:5 )

 10 Atitudes que um Cristão deve ter

  • 1) Andar em ' integridade na verticalidade, a fidelidade . A ' integridade ' é o ' estado ' de uma pessoa que está certa, justa, que tem todas as qualidades, e que não falta nada.
  • 2) Pratique a justiça . Justiça :  Respeitar o outro.  É respeito pela lei.  Igualdade de direitos, solidariedade e luta contra a desigualdade.
  • 3) Diga a verdade , não minta.
  • 4) Não calunie com a sua língua . Não acuse falsamente, Não denigre, Não desacredite, Não corrompa, Não corrompa seu vizinho. 
  • 5) Não machuque seu vizinho .ame o seu próximo.
  • 6) Não desonre seu vizinho . Não faça mal, Não desacredite, Não comprometa a reputação do seu vizinho, Não seja calunioso. Deus abomina os malandros.
  • 7) Ele rejeita aquele que é desprezado, mas honra aqueles que temem ' Senhor , caso contrário Deus odeia aquele que faz o mal, mas ama aqueles que fazem o bem .
  • 8) Cumpra suas palavras, suas promessas, seus compromissos . Deus odeia aqueles que se retratam, que negam isso ele fez ou disse.
  • 9) Amor ágape, o ' amor de Deus conforme definido na Bíblia: 1 Coríntios 13: 5  "não é rude, não busca o que é próprio, não se zanga, ele não suspeita do mal "
  • 10) Não aceite suborno contra os ' inocentes . Aqui Deus denuncia a corrupção que desrespeita a lei e a justiça. A corrupção é promover alguém ' um meio de ' dinheiro ou um presente, ainda pune o ' inocente e justifica o culpado.

 Devemos nos esforçar para viver acima de reprovação.  Quando somos acusados, nada de mal pode ser dito contra nós - 1Pe 2:11, 12

Não devemos ter vergonha de sofrer como cristãos -1Pe 4: 14-16, pois s omos luzes dentro da geração tortuosa e perversa - At 2:40; Fp 2:15

Jesus ensina que há dois caminhos que podemos seguir -Mt 7:13, 14.  Ele ensina como garantir que estamos no caminho certo -Mt 7:21 (obediência à vontade do Pai)

Somos os amados de Deus - Colossenses 1:13; Mt. 3:17.  Isso requer uma mudança no propósito de nossa vida - 1 Ped . 2: 9b

Para habitar com Deus , devemos ajustar à sua natureza.


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)