Publicidade

Estudo Bíblico sobre o Medo 1 João 4:18

Estudo Bíblico sobre o Medo 1 João 4:18

Quando a fé é oprimida pelo medo, geralmente começamos a planejar e confiar em nossos próprios recursos. Jacó estava “com muito medo e angustiado” - Gênesis 32: 7. Voltou-se para suas velhas formas de maquinar. Não lembrava dos anjos de Deus. Os cristãos que andam pela fé não devem temer o inimigo. Salmos 112: 7 “Ele não teme más novas: o seu coração está firme, confiando no Senhor”  

Deus diz que Ele não deu a você o espírito de medo, mas, Ele deu a você amor, poder e auto-controle (2 Timóteo 1: 7). Eles são suas armas mais poderosas em sua batalha pela liberdade enquanto você domine o controle das emoções de medo, dúvida e preocupação.


1. Libertação do medo (insegurança)

Não há medo no amor; mas o amor perfeito expulsa o medo, porque o medo envolve tormento. Mas aquele que teme não foi aperfeiçoado no amor.  (1Jo 4:18)

O medo torna a vida uma experiência miserável e distorce a personalidade.  Isso é visto na vida de Saul ( 1 Samuel 28 ). O medo é uma sala escura onde os negativos são revelados

O medo é a fonte de muitos males.

Da mudança ... a continuação do pecado

Da solidão ... caindo em concessões

Do futuro ... prisioneiro de dinheiro

Da morte ... a prisão de si mesmo

De pessoas ... hipocrisia e mentiras

O medo torna alguém inútil. Não há lugar no reino de Deus para os medrosos, porque estamos em uma batalha contra Satanás e precisamos de pessoas de coragem. Estamos em uma batalha importante e precisamos de pessoas de coragem

 Quando é o resultado de um pensamento doentio , autoperpetuante e descontrolado - 2Ti 1: 7 O medo produz medo e pode levar a uma resposta pecaminosa, produzindo ainda mais medo. É como uma espiral que cresce com o aumento da tensão até que o medo irracional assuma o controle de nossas vidas, controle que deveria pertencer apenas ao Espírito Santo. 

Se você não acreditar, certamente você não será estabelecido. (Is 7: 9). E Jesus ouviu e respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê apenas, porque ela será curada (Lc 8:50).

Mas eu vou te mostrar a quem você deve temer: teme aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, eu digo a você, tema-o! (12: 5) 


2. Confiança e não medo

 Golias manipulou o exército de Saul usando o medo, mas Davi temia a Deus mais do que ele temia um gigante.

Crescendo na fé

Resista ao diabo e ele fugirá de você (Tiago 4: 7).

Expulsar os pensamentos ruins

Que as palavras da minha boca e os pensamentos do meu coração sejam agradáveis ​​a ti, ó Senhor, minha rocha e meu redentor (Salmo 19:14).

Se a casa é digna, desça sobre ela a tua paz, mas se não for digna, que a tua paz volte para ti (Mateus 10:13).

Em 1Sa 17 Nabucodonosor tentou usar o medo para manipular Sadraque, Mesaque e Abednegocom uma ameaça de jogá-los na fornalha ardente e, mais tarde, com Daniel. Todos eles temiam a Deus mais do que ao homem e escolheram obedecer a Deus ao invés do homem. Medo de punição ou morte não os afastou do que eles sabiam ser certo.

3. O Medo e a Vontade de Deus

O medo impedirá a pessoa de fazer a vontade de Deus. homens dão desculpas ... como no caso de Moisés ( Êxodo 3 ). Desobedecemos a Deus por medo de perseguição? Não foi o que aconteceu com Neenias.

Neemias recebeu más notícias de seu irmão, Hanani (1: 2-3).

Neemias ficou profundamente entristecido com este relatório e respondeu com luto, jejum e orações a Deus, pedindo-Lhe que fizesse algo sobre esta situação terrível e lhe desse a oportunidade de falar sobre isso com o rei da Pérsia (1: 4-11). 

Anteriormente, Neemias não tinha ficado triste diante do rei (v. 1).

Ele não pôde mais conter sua tristeza com o estado de ruínas das muralhas de Jerusalém (v. 2).

A observação do rei fez com que ele ficasse “ com muito medo ” (v. 2).

Apesar de seu medo, Neemias compartilhou seu fardo com o rei (v. 3).

Não deixe que o medos lhes impeça de cumprir as responsabilidades dadas por Deus - Lc 19: 12-27. Na parábola dos talentos, os servos que usaram sabiamente o dom do mestre foram chamadosservos bons e fiéis, mas aquele que estava paralisado de medo não fez nada proveitosocom o presente de seu mestre e foi destruído. Quando o medo nos impede de obedecer emfé em qualquer esfera da vida, é pecado.

Lembre-se de que o medo é estritamente proibido. Na verdade, o medo é uma característica dos ímpios ( Provérbios 28: 1 ) “ Não temas ” e “ não tenhas medo ” aparecem na Bíblia 180 vezes 

Publicidade

O medo pode roubar seu milagre!

O medo tem o poder de roubar os milagres que Deus deseja fazer em você e através de você. Um excelente exemplo disso é o que aconteceu com Pedro em Mateus 14. Ele estava à beira da grandeza, mas seu medo roubou seu milagre.

Deus diz que não nos deu um espírito de medo, mas "de poder e de amor e de uma calma e equilibradamente e disciplina e autocontrole. Quando tememos ou duvidamos de Deus, diz-se que temos uma mente dupla ( Tiago 1: 8 - Um homem de mente dupla é instável em todos os seus caminhos )

Estudo Bíblico sobre o Medo 1 João 4:18


4. Cristo levou sobre si

Devemos amar a Deus e a Cristo com todo o nosso ser e amar os outros como amamos a nós mesmos. Quando amamos a Deus, temos a capacidade de amar os outros. Se realmente amarmos a Deus e vivermos assim, viveremos sem medo de onde estaremos na eternidade (e também do que nos acontecerá nesta vida). (Mateus 22: 36-34; 1 João 2: 5; 4: 8, 16-19.)

Uma das razões pelas quais Jesus veio à terra foi que, por meio de sua própria morte, "ele poderia destruir aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertar todos aqueles que, com medo da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida" (Hebreus 2 : 14-15).

Coloque sua fé e confiança em Deus. A fé é inimiga do med. É fé ou medo ... Isaías 26: 3 

Padrões de vida que nos direcionam a Deus e nos discipulam mais plenamente à semelhança de Jesus Cristo.

O medo fará com que uma pessoa se perca ... Apocalipse 21: 8 

Nunca aceite conselhos sobre seus medos. Deus não nos deu um espírito de medo, mas de poder, de amor e autodisciplina. 2 Timóteo 1: 7. Seu poder divino nos deu tudo de que precisamos para a vida e a piedade por meio do nosso conhecimento dele. . . 2 Pedro 1: 3

 



Confira:
Destaques
Compartilhe nas Redes Sociais!
Compartilhe Compartilhe Compartilhe

Atenção! Se você ainda não se inscreveu cadastra-se aqui para receber informativos com sermões e estudos bíblicos grátis em seu e-mail. Cadastre-se Aqui!


Versões Bíblicas consultadas ou citadas:
Bíblia Livre (BLIVRE), Almeida Revista e Atuzalizada ARA-SBB, Almeida Revista e Corrigida ARC-SBB, tradução livre e outras citadas no texto.

Autor Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Boas Novas - FATEP.

Relacionadas
Publicidade
0 comentários:
 

Pesquisar
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Compartilhamos Nossa Missão de Visão missionária de temas da Bíblia Sagrada como cristianismo, teologia e histórias bíblicas e da igreja cristã, Escola Bíblica Dominical, conteúdo para colégio cristão.

1 e 2 Reis 1 e 2 Crônicas 1 e 2 Pedro 1 e 2 Samuel 2 Timóteo Atos Daniel Eclesiastes Efésios Esdras Êxodo Filipenses Gênesis Hebreus Isaías Jeremias Jó João Jonas Josué Lucas Malaquias Mateus Números Provérbios Salmos Sofonias Zacarias

voltar