Publicidade

Estudo Bíblico sobre o Medo 1 João 4:18

Estudo Bíblico sobre o Medo 1 João 4:18

Medo: inimigo do nosso bem-estar emocional. Procura destruir nossa paz de espírito.

Medo: duas categorias – saudável (nos protege) e doentio (nos consome com o desconhecido ou incontrolável; controla e destrói nossas vidas)

Deus quer que vivamos com temor a Ele. Se o fizermos, não precisamos temer mais nada.

        a. Alguns vivem vidas inteiras dominados pelo medo... e se essas coisas acontecerem?

        b. Precisamos lutar contra os medos irracionais, mas usar os medos racionais a nosso favor

    O medo é natural, alguns medos são saudáveis. 

        Princípio a ser lembrado: Medos saudáveis ​​protegem; medos doentios destroem. Absolutamente nenhum medo é a maneira como Deus planejou que o homem vivesse Sua vida.

        O medo pode ser saudável; viver a vida sem medo de nada seria tolice, até mesmo perigoso. O medo nos ajuda a tomar decisões sábias. O medo pode nos motivar

Quando não controlamos nossos medos, os medos nos superam.

Quando a fé é oprimida pelo medo, geralmente começamos a planejar e confiar em nossos próprios recursos. Jacó estava “com muito medo e angustiado” - Gênesis 32: 7. Voltou-se para suas velhas formas de maquinar. Não lembrava dos anjos de Deus. Os cristãos que andam pela fé não devem temer o inimigo. Salmos 112: 7 “Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor”

Deus diz que Ele não deu a você o espírito de medo, mas, Ele deu a você amor, poder e auto-controle (2 Timóteo 1: 7). Eles são suas armas mais poderosas em sua batalha pela liberdade enquanto você domine o controle das emoções de medo, dúvida e preocupação.


1. Libertação do medo 

Não há medo no amor; mas o amor perfeito expulsa o medo, porque o medo envolve tormento. Mas aquele que teme não foi aperfeiçoado no amor. (1Jo 4:18)

O medo torna a vida uma experiência miserável e distorce a personalidade. Isso é visto na vida de Saul ( 1 Samuel 28 ). O medo é uma sala escura onde os negativos são revelados

O medo é a fonte de muitos males.

  • Da mudança ... a continuação do pecado
  • Da solidão ... caindo em concessões
  • Do futuro ... prisioneiro de dinheiro
  • Da morte ... a prisão de si mesmo
  • De pessoas ... hipocrisia e mentiras

O medo paralisa muitos estão imersos nos tipos de medos mais comuns. Medo da vida, medo de sair de casa, medo do futuro. São medos irracionais. Solidão, trabalhar, mudanças, dormir, dentista, avião cair, escuro, doenças, abandono, ficar sozinha, ansiedade, viajar, vivem na ilha do medo.

O medo torna alguém inútil. Não há lugar no reino de Deus para os medrosos, porque estamos em uma batalha contra Satanás e precisamos de pessoas de coragem. Estamos em uma batalha importante e precisamos de pessoas de coragem

Quando é o resultado de um pensamento doentio , autoperpetuante e descontrolado - 2Ti 1: 7 O medo produz medo e pode levar a uma resposta pecaminosa, produzindo ainda mais medo. É como uma espiral que cresce com o aumento da tensão até que o medo irracional assuma o controle de nossas vidas, controle que deveria pertencer apenas ao Espírito Santo.

Se você não acreditar, certamente você não será estabelecido. (Is 7: 9). E Jesus ouviu e respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê apenas, porque ela será curada (Lc 8:50).

Mas eu vou te mostrar a quem você deve temer: teme aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, eu digo a você, tema-o! (12: 5). Coragem.

Medo gera ansiedade.

2. Medo confiança e fé

Golias manipulou o exército de Saul usando o medo, mas Davi temia a Deus mais do que ele temia um gigante.

Crescendo na fé

Resista ao diabo e ele fugirá de você (Tiago 4: 7).

Expulsar os pensamentos ruins

As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor , rocha minha e redentor meu! Salmos 19:14

se, com efeito, a casa for digna, venha sobre ela a vossa paz; se, porém, não o for, torne para vós outros a vossa paz.  Mateus 10:13

Em 1Sa 17 Nabucodonosor tentou usar o medo para manipular Sadraque, Mesaque e Abednego com uma ameaça de jogá-los na fornalha ardente e, mais tarde, com Daniel. Todos eles temiam a Deus mais do que ao homem e escolheram obedecer a Deus ao invés do homem. Medo de punição ou morte não os afastou do que eles sabiam ser certo.

3. O Medo e a Vontade de Deus

O medo impedirá a pessoa de fazer a vontade de Deus. Homens dão desculpas ... como no caso de Moisés ( Êxodo 3 ). Desobedecemos a Deus por medo de perseguição? Não foi o que aconteceu com Neenias.

Neemias recebeu más notícias de seu irmão, Hanani (Neemias 1: 2-3).

Neemias ficou profundamente entristecido com este relatório e respondeu com luto, jejum e orações a Deus, pedindo-Lhe que fizesse algo sobre esta situação terrível e lhe desse a oportunidade de falar sobre isso com o rei da Pérsia (Neemias 1: 4-11).

Anteriormente, Neemias não tinha ficado triste diante do rei (v. 1).

Ele não pôde mais conter sua tristeza com o estado de ruínas das muralhas de Jerusalém (v. 2).

A observação do rei fez com que ele ficasse “ com muito medo ” (v. 2).

Apesar de seu medo, Neemias compartilhou seu fardo com o rei (v. 3).

Não deixe que o medos lhes impeça de cumprir as responsabilidades dadas por Deus - Lc 19: 12-27. Na parábola dos talentos, os servos que usaram sabiamente o dom do mestre foram chamados servos bons e fiéis, mas aquele que estava paralisado de medo não fez nada proveitoso com o presente de seu mestre e foi destruído. Quando o medo nos impede de obedecer emfé em qualquer esfera da vida, é pecado.

Lembre-se de que o medo é estritamente proibido. Na verdade, o medo é uma característica dos ímpios ( Provérbios 28: 1 ) “ Não temas ” e “ não tenhas medo ” aparecem na Bíblia 180 vezes

Publicidade

O medo pode roubar seu milagre!

O medo tem o poder de roubar os milagres que Deus deseja fazer em você e através de você. Um excelente exemplo disso é o que aconteceu com Pedro em Mateus 14. Ele estava à beira da grandeza, mas seu medo roubou seu milagre.

Deus diz que não nos deu um espírito de medo, mas "de poder e de amor e de uma calma e equilibradamente e disciplina e autocontrole. Quando tememos ou duvidamos de Deus, diz-se que temos uma mente dupla ( Tiago 1: 8 - Um homem de mente dupla é instável em todos os seus caminhos)


Veja também

  1. As Alianças do Senhor através da Bíblia | Estudo Bíblico
  2. Graça significa Favor Imerecido de Deus Romanos 3:24 | Estudo Bíblico
  3. As principais divisões da Teologia Sistemática

4. Cristo levou sobre si

Devemos amar a Deus e a Cristo com todo o nosso ser e amar os outros como amamos a nós mesmos. Quando amamos a Deus, temos a capacidade de amar os outros. Se realmente amarmos a Deus e vivermos assim, viveremos sem medo de onde estaremos na eternidade (e também do que nos acontecerá nesta vida). (Mateus 22: 36-34; 1 João 2: 5; 4: 8, 16-19.)

Uma das razões pelas quais Jesus veio à terra foi que, por meio de sua própria morte, "ele poderia destruir aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertar todos aqueles que, com medo da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida" (Hebreus 2 : 14-15).

Coloque sua fé e confiança em Deus. A fé é inimiga do med. É fé ou medo ... Isaías 26: 3

Padrões de vida que nos direcionam a Deus e nos ensina plenamente à semelhança de Jesus Cristo.

O medo fará com que uma pessoa se perca ... Apocalipse 21: 8

Nunca aceite conselhos sobre seus medos. Deus não nos deu um espírito de medo, mas de poder, de amor e autodisciplina. 2 Timóteo 1: 7. Seu poder divino nos deu tudo de que precisamos para a vida e a piedade por meio do nosso conhecimento dele. . . 2 Pedro 1: 3




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)