Publicidade

Estudo Bíblico sobre Elias, o Tisbita 1 Reis 17

Estudo Bíblico sobre Elias, o Tisbita

Elias, o Tisbita 1 Reis 17 - 2 Reis 2

Elias é o hebraico Eliyahu que significa “Meu Deus é Yahweh”.

Elias, o Tishbita

"Que tipo de homem era aquele que veio ao seu encontro ...?" (2 R. 1: 7)

Você será como Elias (1 R. 19:10, 14)? Você vai defender a verdade hoje? Você levará as pessoas de volta a “Jeová, o Deus de Israel” (1 R. 17: 1, 14; 18:36, 39; 2 R. 1: 3)

Elias, o tisbita de Gileade, foi um dos profetas “não-escritores” (ver 2 Crônicas 21: 11-15)

Elias de repente aparece em cena. Pouco sabemos sobre ele. Muito parecido com Melquisedeque, ele simplesmente emerge da obscuridade do ponto de vista do registro das Escrituras. Nada é mencionado sobre seus pais, sua ancestralidade, treinamento ou infância.

Ele usava uma vestimenta de pele ou de pêlo de camelo grosso, que estava cingido ao redor de seus lombos com cinto de couro (22 Reis 1: 8; 1 Reis 19:13).

O Significado do Nome de Elias e sua Origem

Como vimos a entrada de Elias no relato bíblico é abrupta e dramática.

Seu nome “Yah é Deus” pronunciava um desafio antes que ele anuncie sua mensagem.

Ele é simplesmente chamado de “o tisbita, que era dos colonos de Gileade”. O escritor o identifica como “o Tishbite, de Tishbe em Gilead”, mas sua história é desconhecida. Tradicionalmente, a cidade de Listib, localizada a 8 milhas ao norte do rio Jaboque foi identificado com Tishbe. No entanto, alguns estudos pensam que mais provável que Tishbe estava localizada em Naftali, porque Listib é conhecido que foram desabitadas durante o tempo do reino do norte. O verso deve, portanto, ser traduzido como “um dos colonos em Gileade” uma região acidentada na Transjordânia.

Antecedentes: Período de tempo

  • Israel está dividido e em apostasia (idolatria): 874-853… 852 AC
  • A liderança em Israel era má (Acabe e Jezabel, 1 K. 16: 30-33; 21: 25-26; Acazias, filho de Acabe) e materialista (1 K. 22:39; Amós 3:15)
  • A liderança em Judá também era má (Jeorão, filho de Josafá, 2 Crônicas 21: 6, 11-15)

Elias em Resumo

  • Segue as direções (literais) de Deus (onde ir);
  • Milagrosamente alimentado por corvos , água de um riacho no meio de uma seca. 1 Reis 17-
  • Alojado por uma viúva com azeite limitado, farinha que nunca acaba; levanta o filho da viúva dos mortos. 1 Reis 17-
  • Anuncia o envio de chuva/fim da seca de Deus. 1 Reis 18-
  • Lembrado por Obadias (servo do rei) que Obadias havia escondido 100 profetas em 2 cavernas em grupos de 50 (assim Elias não estava sozinho) 1 Reis 18-
  • Elias/Deus derrota os 450 profetas de Baal. 1 Reis 18

Elias: o homem

  • Elias era conhecido por seus milagres generosos (1 R. 17: 8-24; Lucas 4: 25-26)
  • Elias era conhecido por sua fervorosa oração (1 R. 18:42; Tia. 5:17)
  • Elias era conhecido por sua depressão avassaladora (1 R. 19: 1-18; Rom. 11: 2)
  • Elias era conhecido por sua corajosa posição contra o pecado (2 R. 2:15; Lucas 1:17)

Elias contra pessoas poderosas e influentes:

Acabe e Jezabel por sua idolatria (1 R. 18: 16-18) e pela morte de Nabote (1R. 21: 17-29)

1. Elias se posicionou contra pessoas poderosas e influentes:

  • Acazias, filho de Acabe (2 R. 1: 1-16) - orando ao deus de Ecrom
  • Jeorão, filho de Josafá (2 Crônicas 21: 11-15) - matando seus irmãos e idolatria
2. Elias tomou posição enquanto era minoria (1 R. 18:19)
3. Elias se posicionou quando outros estavam “sentando-se sobre a cerca” (1 R. 18:21)
4. Elias decidiu consertar e reconstruir o que pertencia a Deus (1 R. 18:30, 32)
5. Elias tomou uma posição mesmo quando sua própria vida foi ameaçada (1 R. 19: 2-3)
6. Elias tomou posição em meio à oposição direta (1 R. 18:30; 19:10)
7. Elias tomou uma posição ao ser xingado: “criador de problemas” (1 R. 18:17) e “inimigo” (1 R. 21:20)

O Manto de Elias

Muitas posições na vida têm símbolos especiais de identificação e autoridade. O policial tem seu uniforme e distintivo. Outros têm crachás que dizem: "Gerente".

Elias tinha seu manto. 

Quando Deus chamou Elias para fora da caverna, o profeta “enrolou o rosto em seu manto” (1 Reis 19:13). Quando  Deus e chamou Eliseu, ele “lançou sobre ele o seu manto” (1 Reis 19:19) como sinal de que ele havia sido escolhido para ser o substituto de Elias. No último dia de Elias na terra, ele enrolou seu manto e o usou como bastão para golpear e dividir as águas do Jordão (2 Reis 2:8).

O que é um manto?  A palavra “manto” vem do latim palavra para “capa”. Significa “uma roupa folgada em mangas, geralmente usado sobre o outras roupas”.  A palavra hebraica traduzida “manto”, addereth , significa basicamente o mesmo.

Geralmente era uma peça de roupa simples, como a capa de pastor ou algo jogado casualmente ao redor dos ombros. Ocasionalmente, a palavra foi usado para algo tão magnífico quanto o manto de um rei. 

O manto de Elias era uma vestimenta simples feita de pele, cabelo ou outro material áspero. Temas -mensageiros de Acazias descreveram Elias como “um homem peludo ” (2 Reis 1:8), que pode se referir tanto a sua pessoa ou suas vestes. Em 2 Reis 2:8,que fala de Elias dobrando seu manto e atingindo o Jordão, a Septuaginta tem “ovelhas-pele” em vez de “manto”. 

Seguindo o de Elias, muitos profetas fizeram o manto áspero o seu distintivo. Zacarias se referiu aos falsos profetas que vestem “uma túnica peluda [ addereth , manto] empara enganar” (Zacarias 13:4). quando joão o Batizador veio “ (Lucas 1:17), ele veio como profeta (Lucas 7:26),vestindo “uma vestimenta de pelos de camelo” (Mateus3:3, 4). Podemos pensar no manto de Elias, ali-antes, como sendo uma vestimenta solta de pelos de animais ou outro material áspero jogado sobre seu ombro .  

Em nossa última análise, vimos o manto cair sobre Eliseu  quando Elias foi arrebatado por um redemoinho.  Deixe que o manto caia sobre você .

Estudo Bíblico sobre Elias, o Tisbita 1 Reis 17


Veja também
    I. Perturbador de Israel
        Aproximadamente. 868 aC. 1 Reis. 16:29-34
            1. Acabe – o rei mais perverso que Israel já teve
            2. Casou-se com Jezabel, uma sidônia. (Os judeus foram ordenados a não se casar com estrangeiros. Ele começou testando Deus assim.
            3. Idolatria praticada
            4. Baals adorados
            5. Uma coisa da qual precisamos estar cientes para entender esta história: há uma luta contínua entre Elias e o rei Acabe.
                a. Acabe quer provar que seu Deus Baal é o verdadeiro Deus (ele odeia Elias e seu Deus)
                b. Elias está constantemente provando que Acabe está errado, deixando-o com raiva
            6. “…Acabe fez mais para provocar à ira o Senhor Deus de Israel do que todos os reis de Israel que foram antes dele.” (1 Reis 16:33) (e isso é dizer muito)!
                a. Perversidade absoluta de Acabe: 1 Rs. 16:34 “…Ele lançou seus alicerces com Abirão, seu primogênito, e com seu filho mais novo, Segub, estabeleceu suas portas, de acordo com a palavra do Senhor”
                b. Alguns acreditam que isso não significa apenas no nascimento de seu primogênito…
                c. Baal era o mais proeminente entre todas as divindades pagãs cananéias.
                d. Os cananeus se engajavam em “… adoração que incluía sacrifício humano”. 1
            7. Josué. 6:26 "... Maldito seja perante o SENHOR o homem que se levantar e edificar esta cidade de Jericó ; com o seu primogênito lançará os seus alicerces, e com o seu filho mais novo lhe estabelecerá as portas."
            8. Em outras palavras, quando Acabe reconstruiu a cidade de Jericó...
                a. Isso não foi apenas o cumprimento da profecia
                b. Mas  era tão perverso que sacrificou seus próprios filhos quando os alicerces foram lançados e novamente quando seus portões foram construídos...
                c. Ainda mais, a reconstrução de Jericó foi um ato direto de rebelião contra Deus.
            9. Por causa dessa maldade…

        1 Reis. 17:1 Elias, o profeta de Deus anuncia uma seca!
            1. Deve ter deixado Acabe muito zangado, então  decide acabar com Elias.
            2. O Senhor então manda Elias embora, onde ele vive em segurança perto do riacho Cherith que deságua no Jordão, bebendo suas águas e o Senhor o alimentou e os corvos trouxeram pão e carne para ele comer.
            3. Elias passa um tempo com uma viúva no meio dessa história, mas depois é encontrado por Obadias, que lhe diz que Acabe o está caçando (1 Reis 18:10) procurando por ele desejando matá-lo ou qualquer um que lhe ofereça proteção .
            4. Mas em 1 Reis. 18:1 Elias é instruído a ir e se apresentar a Acabe…
            5. Tenha em mente que o trabalho de um profeta, especialmente Eliseu nesta história, era entregar a mensagem de Deus e fazer Sua vontade – alertar o povo para que abandonasse seus pecados... parasse de adorar esses deuses pagãos e adorasse o único e verdadeiro Deus.
            6. Quando  finalmente encontra Elias, observe como ele o cumprimenta:
1 Reis 18:17 
… quando Acabe viu Elias, Acabe lhe disse: “ É você, ó perturbador de Israel?

            7. O que justificaria  rotular Elias de “Perturbador de Israel”?
                a. Pense: Elias causou a seca ou simplesmente transmitiu a mensagem de que a seca viria? (Apenas um mensageiro – nenhum homem pode causar uma seca!)
                b. O problema que Acabe teve com Elias foi que ele não fez o que o rei queria que ele fizesse...
                    i. Elias não disse a ele o que ele queria que ele dissesse...
                    ii. Ele queria que Elias profetizasse que a chuva viria
                    iii. Ele queria que Elias profetizasse que a chuva viria, mas em vez disso ele profetizou uma seca
                    iv. Elias não aprovou que ele adorasse o Deus que ele queria adorar.
                c. Em outras palavras, Acabe simplesmente não gostou da mensagem que Elias transmitiu ( mesmo que fosse verdade ).

Elias e os Profetas de Baal

História baseada em 2 Reis. 18:20-40;
   Acabe era o rei de Israel - todos os seus profetas adoravam o Deus Baal. Sua liderança havia desviado a nação de Israel, mesmo em questões de religião.
   Elias responde : “Eu não perturbei Israel, mas você e a casa de seu pai, porque você abandonou os mandamentos do Senhor e seguiu os Baals”. (1 Reis 18:18)
  Instrui Acabe a convocar seus profetas: 450 profetas de Baal e 450 de Astarote. Elias enfrentará este rei perverso, todos os filhos rebeldes de Israel e todos os 900 profetas com Deus sozinho ao seu lado.
  Então Elias se dirige a Israel dizendo: "Até quando vocês vacilarão entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas se Baal, sigam-no". Mas o povo não lhe respondeu uma palavra. (1 Reis 18:21)
            i. As pessoas – indecisas – devem ter sentido que havia um benefício
            ii. Recusou-se a tomar uma decisão – Baals ou Deus
            iii. Não quis responder a Elias - deve ter sido decepcionante para Elias e para Deus
        Um confronto: Elias contra os profetas de Baal e Astarote
            i. Dois touros escolhidos para um sacrifício, dois altares construídos.
            ii. O desafio: ambas as vontades de Deus serão invocadas. O Deus que responde consumindo a oferta de touro pelo fogo – é Ele quem é o verdadeiro Deus.
            iii. Os profetas de Acabe invocaram o Deus de Baal desde a manhã até o meio-dia.
                1. Começou a pular sobre o altar
                2. Elias zomba de seu deus Baal; O que está errado?
                    a. Ele está meditando?
                    b. Ele está ocupado?
                    c. Longe em uma viagem?
                    d. Ele está dormindo?
                3. Os profetas então começaram a gritar alto e se cortar, mas sem sucesso.
            iv. Elias então invoca o Seu Deus…
                1. Mas não antes de cavar uma trincheira
                2. Trincheira manteria a água ao redor do altar
                    a. “À prova de fogo” o Altar
                    b. Grande o suficiente
                        i. Um côvado = aprox. 18”.  50(18” x 2)  12” = 150' x 150' de comprimento (muita água)
                    c. Tinha 12 potes de água (4 potes 3x) cheios de água derramados sobre a lenha, e o sacrifício
                    d. Ele invoca o Senhor à noite e o fogo caiu sobre o altar e consumiu não apenas o sacrifício, mas a madeira, as pedras, a poeira e até secou a água da vala!
            v. O povo entendeu a mensagem e se voltou para o Senhor, vendo que Ele era o verdadeiro Deus!

Elias é levado aos Céus

O profeta obteve a honra, concedida antes apenas a Enoque (Gn 5:24), de ser trasladado para o céu sem morrer.

Uma carruagem e cavalos de fogo lhe aparecera quando ele foi com seu ajudante Eliseu para o leste do Jordão, e, separando-os, levou Elias em um redemoinho para o céu (2 Reis 2:1-12). Naquele momento Eliseu exclamou: “Meu pai, meu pai! Os carros de Israel e seus cavaleiros!”





👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)