Publicidade

Estudo Bíblico sobre o Salmo 37

 Estudo Bíblico sobre o Salmo 37

A Segurança dos Justos E a insegurança dos ímpios

Autor e Data: David

Versículos-chave: Salmo 37: 9, 17, 22, 28, 34

Tipo: Didática (Ensino)

O Salmo 37 é um salmo acróstico em ordem alfabética (ver também Salmos 9, 10, 25 e 34). Começando com o primeiro versículo, todos os outros versículos começam com uma letra sucessiva do alfabeto hebraico: versículo 1 ( aleph ), versículo 3 ( beth ), versículo 5 ( gimel ), etc. (há quatro exceções: versículos 8, 21, 28b e 39).

O Salmo 37 é um salmo acróstico em ordem alfabética (ver também Salmos 9, 10, 25 e 34). Começando com o primeiro versículo, todos os outros versículos começam com uma letra sucessiva do alfabeto hebraico: versículo 1 ( aleph ), versículo 3 ( beth ), versículo 5 ( gimel ), etc. (há quatro exceções: versículos 8, 21, 28b e 39).

Este salmo também tem um estilo didático porque busca ensinar sabedoria (versículo 30) sobre a segurança dos justos e a insegurança dos iníquos. O salmista quer responder à velha pergunta: “Por que os iníquos prosperam e os justos sofrem?” (Veja também Salmos 73 e o livro de Jó.)

Davi escreveu este salmo quando era velho e sábio, com uma vida inteira de experiência (versículo 25). Este salmo é baseado no que Davi “viu” na vida a respeito dos justos (versículo 25) e dos ímpios (versículo 35).

O salmista incentiva os justos a confiar no Senhor e não se preocupar com o sucesso dos iníquos.

Ele lembra aos justos que o sucesso dos iníquos dura pouco e os iníquos, no final das contas, serão eliminados.

Este salmo é semelhante a Provérbios, com frases curtas de estilo proverbial (compare o versículo 1 com Provérbios 24:19 e o versículo 16 com Provérbios 15:16).

Não te enfades por causa dos malfeitores, Nem tenhas inveja daqueles que praticam a injustiça. 2  Pois em breve serão cortados como a erva, e murcharão como a erva verde. 3  Confie em Jeová e faça o bem; Habite na terra e alimente-se de  sua  fidelidade. 4  Deleita-te também no Senhor; E ele dará a ti os desejos do teu coração. 5  Entrega o teu caminho ao Senhor; Confie também nele, e ele fará isso acontecer. 6  E ele fará sair a tua justiça como a luz, e a tua justiça como o meio-dia.

Descansa no Senhor e espera por ele com paciência. Não te indignes por causa daquele que prospera no seu caminho, por causa do homem que realiza as perversidades. 8  Cessa a ira e abandona a cólera; não te indignes,  pois isso  só tende para a maldade. 9  Pois os malfeitores serão exterminados; Mas aqueles que esperam no Senhor, eles herdarão a terra. 10  Por ainda um pouco de tempo, e o ímpio não existirá: Sim, deves considerar diligentemente o seu lugar, e ele não existirá. 11  Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.

Jesus cita diretamente, ou pelo menos se refere a, a primeira parte deste versículo em Mateus 5: 5: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”. (As palavras de Jesus também são antecipadas pelas profecias de Isaías em 49: 8; 57:13; e 60:21.)

“Herdar a terra” não se refere a um tempo futuro em que os justos voltarão para viver no Paraíso em uma Terra restaurada, como ensinam os pré-milenistas, as Testemunhas de Jeová e outros. Essa frase se refere à vida pacífica do israelita justo na Terra nos dias de Davi (ver a última parte deste versículo e os versículos 3, 9, 18, 22, 27-29 e 34).

Os justos “herdarão a terra” porque foram resgatados dos iníquos e os iníquos foram eliminados (versículos 2, 10, 17, 20, 22, 34 e 38). Uma vida piedosa durante o tempo deste salmo leva a uma longa vida de paz na terra (veja também Salmos 25:13 e Provérbios 2: 21-22).

Observe também que os justos estão herdando a terra ao mesmo tempo em que os iníquos estão entre eles (ver versículos 18-20 e 34), não em algum momento futuro após o dia do julgamento, quando os justos são separados dos iníquos.

O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes. 13  O Senhor se rirá dele; Pois ele vê que seu dia está chegando. 14  Os ímpios desembainham a espada e dobram o seu arco, para derrubar o pobre e necessitado, para matar o justo no caminho. 15 A  espada deles entrará em seus próprios corações, e seus arcos serão quebrados. 16  Melhor é o pouco que o justo possui, do que as riquezas de muitos ímpios.

Pois os braços dos ímpios serão quebrados; Mas Jeová sustém os justos. 18  Jeová conhece os dias dos perfeitos; E sua herança será para sempre. 19  Não serão envergonhados no tempo do mal; E nos dias de fome eles ficarão satisfeitos. 20  Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros: Eles consumirão; na fumaça eles se consumirão.

O ímpio toma emprestado e não paga novamente; Mas o justo trata com benevolência e dá. 22  Pois os que são abençoados por ele herdarão a terra; E aqueles que são amaldiçoados por ele serão exterminados. 23  Os passos do homem são confirmados pelo Senhor; E ele se deleita em seu caminho. 24  Ainda que caia, não será totalmente abatido; Porque o Senhor o segura com a mão. 25  Eu fui jovem e agora sou velho; Contudo, não tenho visto o justo abandonado, Nem a sua semente a mendigar o pão. 26  O dia todo ele trata com benevolência e empresta; E sua semente é abençoada.

Afastem-se do mal e façam o bem; E habitar para sempre. 28  Porque o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos; Eles são preservados para sempre: Mas a semente dos ímpios será cortada. 29  Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre. 30  A boca do justo fala a sabedoria, e a sua língua fala o que é reto. 31  A lei do seu Deus está em seu coração; Nenhum de seus passos deslizará.

O ímpio espreita o justo e procura matá-lo. 33 O  Senhor não o deixará nas suas mãos, nem o condenará quando for julgado. 34  Espera no Senhor, e segue o seu caminho, e ele te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem exterminados. 35  Tenho visto o ímpio com grande poder, E estendendo-se como uma árvore verde em seu solo nativo. 36  Mas um passou, e eis que já não estava; sim, procurei-o, mas não foi encontrado.

Marque o homem perfeito e eis os retos; Pois há um   final feliz para o homem de paz. 38  Quanto aos transgressores, eles serão destruídos juntamente; o fim dos ímpios será cortado. 39  Mas a salvação dos justos vem de Jeová; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. 40  E o Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porque nele se refugiam.

A fé cura o aborrecimento. Confiar em Deus é o antídoto para o aborrecimento, a inveja e a raiva. Não devemos ficar irritados, invejosos ou zangados com as ações dos ímpios (versículos 1-3, 8). O que os cristãos não devem fazer (Mt. 6: 25-34; Lc. 10:41; Fp. 4: 6)?

A prosperidade dos iníquos dura pouco (versículo 2, 10, 20, 35 e 36). Seu dia está chegando (versículo 13). Seu mal voltará sobre ele (versículo 15). Ele será finalmente eliminado (versículos 22 e 38). O que Deus usa o governo para fazer aos homens maus (Rom. 13: 3-4; 1 Pedro 2:14)? Sobre quem é a face do Senhor (1 Pedro 3:12)? O que Deus fará aos homens maus no dia do julgamento (Rom. 2: 9)?

Estudo Bíblico sobre o Salmo 37


Os justos agem de maneira diferente dos ímpios (versículos 21, 26, 30 e 31). Como os cristãos devem agir em relação ao mundo (Rom. 12: 1-2; Tia. 4: 4; 1 Jo. 2: 15-17)?

Os justos finalmente serão salvos (versículos 39-40). Como os justos vivem (Rom. 1:17)? Qual é a recompensa final dos justos (Mt. 25:46)? O que os justos experimentam antes de serem salvos (1 Pedro 4: 12-19)? O que é necessário para ir para o céu (Ap 19: 8)?

Quando estamos rodeados de iniqüidade, precisamos aprender a "confiar no Senhor" (versículo 3), "deleitar-se no Senhor" (versículo 4), "entregar o nosso caminho ao Senhor" (versículo 5), "descansar em o Senhor ”(versículo 7) e“ espere no Senhor ”(versículo 34). O que Paulo fez (Fp 2:24)? O que Pedro diz aos cristãos para fazerem em 1 Pedro 4:19 e 5: 7? Como o Senhor responde àqueles que confiam nele com paciência (Tiago 5:11)?

Quando estamos rodeados de iniqüidade, precisamos “marcar o homem perfeito” e deixá-lo ser nosso exemplo a seguir (versículo 37)? Quem são cristãos a serem imitados (1 Coríntios 4:16; 11: 1; Efésios 5: 1; Fp 3:17; 4: 9; 1 Tes. 1: 6; 2:14; 2 Tes. 3: 7 , 9; Hebreus 6:12; 13: 7; 3 João 11)?

Preparado por Ch. Reeves * Oak Ave. igreja de Cristo * 20 de julho de 2016


Versões Bíblicas consultadas ou citadas: Almeida Revista e Atuzalizada ARA-SBB, Almeida Revista e Corrigida ARC-SBB, Bíblia Livre (BLIVRE), Tradução livre do Inglês e outras citadas no texto.



👉 Cursos Indicados:




Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe

Autor
Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Boas Novas - FATEP.


0 comentários:
 

Pesquisar
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Didaske - Estudos Bíblicos OnLine

1 e 2 Reis 1 e 2 Crônicas 1 e 2 Pedro 1 e 2 Samuel 2 Timóteo Atos Daniel Eclesiastes Efésios Esdras Êxodo Filipenses Gênesis Hebreus Isaías Jeremias Jó João Jonas Josué Lucas Malaquias Mateus Números Provérbios Salmos Sofonias Zacarias