A Epístola aos Efésios nos ensina que a igreja, uma união de judeus e gentios, é construída sobre o “ fundamento dos apóstolos e profetas ” (Efésios 2:20). Os apóstolos são coletivamente um dos dons fundamentais, projetados para equipar os crentes (Ef 4:12) e trazer a igreja à maturidade (Ef 4:13).
Que igreja precisamos ser?
1. Os crentes da era da igreja são reis e sacerdotes (Ap 1: 6).
Em 1 Pedro 2: 5, o apóstolo combina as figuras de um edifício e sacerdócio, declarando:
“ Vocês também, como pedras vivas, estão sendo edificados como casa espiritual para um santo sacerdócio ”.
A declaração é uma reminiscência de Êxodo 19: 5-6, onde Deus declarou que Israel era um " reino de sacerdotes ".
Na nação de Israel, porém, apenas os da tribo de Levi podiam servir como sacerdotes, enquanto na igreja todo crente é sacerdote.
Pedro indica que todos os crentes são sacerdotes com o propósito de oferecer sacrifícios espirituais em vez de sacrifícios de animais.
Além disso, 1 Pedro 2: 9 se refere à singularidade do sacerdócio do Novo Testamento quando afirma que é um “sacerdócio real”.
No Antigo Testamento, era impossível combinar os dois cargos, pois um só poderia ser da linha levítica ou da linha real, a linha de Judá.
Toda a igreja funciona como sacerdócio, enquanto em Israel apenas a linha levítica tinha esse privilégio.
Todos os crentes da era da igreja têm acesso a Deus por meio de Cristo, o Sumo Sacerdote da igreja; em Israel, os crentes individuais só podiam se aproximar de Deus por meio de sacerdotes levíticos.
Todos os crentes da era da igreja podem se aproximar de Deus ousadamente a qualquer momento (Hb 4: 14-16)
Essa é a verdadeira doutrina que precisamos por em prática. Ser Sacerdote Real.
2. Igreja em unidade de corpo em Cristo
É uma metáfora que ilustra a unidade e universalidade da igreja. Como a cabeça tem autoridade sobre o corpo físico, dando direção a ele, assim Cristo é o cabeça da igreja, tendo autoridade sobre o corpo, dando-lhe direção (Ef 1: 22-23; Colossenses 1:18)
Cristo nutre a igreja dando líderes talentosos à igreja para que ela cresça até a maturidade e seja edificada como um corpo em Cristo (Ef 4:12, 16; Colossenses 2:19.
A participação nos elementos da Ceia do Senhor ilustra a unidade da igreja como corpo de Cristo (1 Coríntios 10: 16-17).
Paulo enfatiza que judeus e gentios igualmente são um em Cristo porque Deus aboliu o muro que separava judeus e gentios (Ef 2: 11-18). Agora Paulo descreve a unidade da igreja sob a figura de um edifício.
A doutrina da Unidade da Igreja deve ser uma busca constante da congregação local
3. Igreja Edificada em Cristo
Na figura do edifício, Jesus Cristo é a pedra angular (Efésios 2:20; 1 Coríntios 3:11), que pode se referir à pedra fundamental primária no ângulo da estrutura pela qual o arquiteto fixa um padrão para os rolamentos das paredes e paredes transversais por toda parte.
Em Cristo, todo o edifício, a igreja, está sendo “ ajustado ” (Ef 2:21), enfatizando a obra de Cristo de construir Sua igreja.
Como um edifício “ cresce ” quando está em construção, assim a igreja, como um organismo vivo, está crescendo à medida que novos crentes são adicionados ao “ edifício ” (cf. 1 Pedro 2: 5).
Conclusão
Quando Jesus declarou: “Edificarei a minha igreja” (Mt 16:18), Ele não estava se referindo à igreja local, mas à igreja universal.
Uma série de figuras são usadas nas Escrituras para descrever ou ilustrar a igreja como um organismo vivo: Corpo, Noiva, Edifício, Sacerdócio e Rebanho, Ramos.
A exortação para permanecer em Cristo é uma exortação para continuar a crer nEle (cf. 1 João 2:22, 24, 28).
Você deseja aperfeiçoar o seu Ministério?
Se você deseja impactar ainda mais a vida das pessoas, através de seu chamado, confira os seguintes cursos sugeridos: Curso de Teologia Básica, Curso de Ensino Religioso e Curso de Psicoterapia
Versões Bíblicas consultadas ou citadas: Almeida Corrigida Fiel (ACF), Almeida Revista e Atuzalizada ARA-SBB, Almeida Revista e Corrigida ARC-SBB, Bíblia Livre (BLIVRE), Tradução livre do Inglês e outras citadas no texto.
Compartilhe nas Redes Sociais!



0 comments:
Postar um comentário