Devocional sobre Missões: Para que todas as nações acreditem! Atos 1:8
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8
Plano de Deus para você em relação as Missões no Novo Testamento
O mandato de plantar o evangelho e uma comunidade de crentes nos grupos de povos gentios que por sua vez evangelizaram sua região permeia as epístolas. Todos aqueles em toda parte ” (1 Cor 1: 2)
Paulo entra para o ministério exclusivamente com participação especial de Jesus (Atos 9 :) que novamente faz este especial “ chamado ” (chamada para a salvação e ministério) - como o chamado de Abraão
Deus estava tão determinado a “ abençoar ” as nações que Ele chamou um apóstolo especial ir principalmente para os gentios.
A igreja com visão missionária e as novas congregações assumem a responsabilidade de continuar este processo em outras áreas, de forma que cada igreja nasça novas igrejas.
O livro de Atos é o manual da Igreja Primitiva para a missão. Nele, Jesus nos dá a missão, um mandato que se estende a todos nós. Nosso texto-base, Atos 1:8, é o resumo desse chamado. Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra."
1. A Missão Começa com a Obediência à Ordem de Jesus
Antes de sair para o mundo, os discípulos receberam uma instrução clara: “Não se ausentem de Jerusalém, mas esperem a promessa do Pai...” (Atos 1:4). O missionário não se move apenas por vontade própria, mas pela direção do Senhor. A missão começa com a obediência e a submissão às instruções de Deus, esperando no momento e na forma que Ele determinar.
2. O Poder para a Missão Vem do Espírito Santo
Ao falar sobre missões, não podemos deixar de mencionar o poder do Espírito Santo. É por meio do Espírito que recebemos a capacitação necessária para cumprir o chamado missionário. Ele nos guia, nos capacita, nos dá ousadia e nos fortalece para enfrentar os desafios que surgem durante o trabalho missionário.
Precisamos buscar diariamente a plenitude do Espírito Santo para sermos testemunhas eficazes em todas as nações.
Segunda aplicação das “ chaves do reino dos céus ” (Mt 16:19). Quando Pedro e João oraram, eles receberam o Espírito
Período de transformação, desde então o Espírito Santo vem imediatamente sobre todos os crentes.
3. A Missão Transcende Expectativas Políticas e Humanas
Os discípulos estavam mais preocupados com a restauração de Israel, mas Jesus os redirecionou: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas...” (Atos 1:7). A missão não é sobre agendas políticas ou humanas, mas sobre o plano eterno de Deus. Nosso foco deve ser o avanço do Reino de Deus, e não as nossas próprias expectativas.
Todos os cristãos têm um papel a desempenhar nas missões. Alguns são chamados a serem enviados para o campo missionário, enquanto outros são chamados a apoiar, orar e enviar.
Romanos 10:13-15 nos lembra: "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas".
4. O Espírito Santo é o Combustível da Missão
Jesus, em Atos 1:8a, nos dá o segredo da missão: “Receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês...” O poder espiritual é o que capacita a proclamação eficaz do Evangelho. É o Espírito Santo que nos dá a ousadia para testemunhar, a sabedoria para ensinar e o amor para alcançar os perdidos.
5. A Missão Começa Perto, mas Não somente Para Perto
A grande comissão tem um escopo claro e progressivo: “...e serão minhas testemunhas em Jerusalém...” (Atos 1:8b). A missão começa em nossa casa, em nossa comunidade e em nossa cidade. O chamado missionário começa com o próximo, com aqueles que estão ao nosso redor, mas não pode parar ali.
6. A Missão É Progressiva e Sem Fronteiras
A ordem de Jesus é global e progressiva: “...em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.” (Atos 1:8c). O alvo da missão é alcançar todas as nações, línguas e culturas. O Evangelho não pode ser restrito a uma região ou a um povo, mas deve se estender a cada canto da terra.
A visão de Deus é que todas as nações acreditem em Jesus Cristo. Ele não deseja que ninguém se perca, mas que todos tenham a oportunidade de conhecer a verdade e receber a salvação. Mateus 24:14 declara: "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim".
Como igreja, temos a responsabilidade de levar o evangelho às nações não alcançadas e trabalhar para que cada pessoa tenha a oportunidade de conhecer a Jesus.
7. O chamado para ser testemunhas:
Jesus deixou claro que os discípulos seriam capacitados pelo Espírito Santo para testemunharem sobre Ele. Essa responsabilidade não estava limitada apenas a uma região geográfica específica, mas abrangia Jerusalém, Judeia, Samaria e os confins da terra. Da mesma forma, como seguidores de Cristo, também somos chamados a ser testemunhas, compartilhando o evangelho com todos ao nosso redor e além.
Evangelize religiosamente e culturalmente as pessoas que mais se parecem com você
Como Pedro pregou no terreno do Templo para ganhar pessoas religiosas em Jerusalém que precisavam do evangelho
“Não te ordenamos estritamente que não ensinasse neste nome? E eis que encheste Jerusalém com a tua doutrina ” ( Atos 5:28)
“ Então a palavra de Deus se espalhou, e o número dos discípulos se multiplicou muito em Jerusalém, e muitos dos sacerdotes obedeciam à fé ” ( Atos 6: 7)
Foco na conversão individual e formação de discípulos com cristãos nominais que virão à igreja,
Evangelize culturalmente as pessoas mais parecidas com você e que moram na sua região, mas são religiosamente indiferentes
Crentes judeus pregaram para judeus resistentes ou indiferentes não salvos em toda a Judéia
No início era uma igreja popular ( “ favor de todo o povo ” - Atos 2:47).
A exclusividade do evangelho trouxe perseguição (Atos 4:12) - Era confiar em Jesus, ou se perder ... mesmo se você fosse um judeu.
Evangelize pessoas que são lingüisticamente como você (falam sua língua), mas são diferentes étnica, cultural e religiosamente
Veja também
Conclusão:
As missões não são apenas uma opção para a igreja, mas uma necessidade urgente. Milhões de pessoas ainda não ouviram falar do amor de Jesus e da salvação que Ele oferece.
Precisamos estar dispostos a sair da nossa zona de conforto, a deixar de lado nosso comodismo e a nos envolver ativamente na obra missionária. Quando nos envolvemos em missões, estamos respondendo ao chamado de Jesus e fazendo a nossa parte para que todas as nações acreditem.
As missões são uma expressão do coração de Deus para todas as nações. Somos chamados a ser testemunhas de Jesus, movidos pelo poder do Espírito Santo. É nosso dever alcançar todas as nações, para que cada pessoa tenha a oportunidade de conhecer a salvação em Cristo. Que cada um de nós, como igreja, se comprometa a ampliar nossa visão sobre missões e a ser parte ativa nessa obra. Que Deus nos capacite e guie em cada passo que damos em direção às nações, para que todas elas acreditem e sejam transformadas pelo poder do evangelho.
- Pregação Transformadora: 100 Mensagens Hernandes Dias Lopes
- A jornada da pregação: Do texto ao púlpito
- Como Preparar Mensagens Bíblicas
Compartilhe nas Redes Sociais!


