Publicidade

Livro de Ageu: Estudo, Esboço e Resumos

Livro de Ageu: Estudo Bíblico, Esboço e Resumos

Introdução ao Ageu

O que significa o nome Ageu?

O nome Ageu ( yG:x; haggay ) é derivado de uma origem incerta, mas pode ser de hag ( Gx; ), que significa "festa-reunião, festa, festa de peregrino". Assim, seu nome pode significar "festa" ou "festa", possivelmente porque ele nasceu no dia de uma grande festa, talvez Tabernáculos. A segunda mensagem de Ageu ocorre nessa festa (2:1; ).

Quem foi o Autor do Livro Ageu?

Ageu é conhecido apenas por este livro e duas referências a ele feitas por Esdras (5:1; 6:14).

Alguns supõem que o livro foi composto de várias fontes, especialmente porque está escrito na terceira pessoa. No entanto, os autores costumavam usar a terceira pessoa em escritos antigos (por exemplo, Moisés, Jonas, etc.). Uma vez que o nome de Ageu aparece nove vezes (1:1, 3, 12-13; 2:1, 10, 13-14, 20) poucos contestam sua autoria do livro.

Em que Data foi escrito o Livro Ageu?


Ageu é o livro mais precisamente datado de toda a Bíblia, por isso é praticamente incontestável. A profecia se divide em quatro seções com três datas diferentes que vão de 29 de agosto de 520 aC a 18 de dezembro do mesmo ano. O reinado do rei Dario I Histaspes estabelece a base para uma contabilidade tão precisa (1:1).

Em 520, Ageu e Zacarias se levantaram para exortar os judeus a concluírem a obra (Esdras 5: 1). Embora os samaritanos locais se opusessem a isso, e escreveram a Dario que encontrou o edito original de Ciro e autorizou os judeus a concluírem seu trabalho. Os judeus retomaram o trabalho e completou o templo em 3 anos e meio (março de 516 aC). 

A história começa no Livro de Ageu, que mostra como os retornados adotaram um estilo de vida de conforto semelhante ao de seus irmãos que permaneceram na Babilônia. 

Eles viviam em casas com painéis enquanto a própria casa de Deus estava em ruínas (1:4). Portanto, Deus levantou Ageu e Zacarias, que profetizaram para que o trabalho do templo recomeçasse em 21 de setembro de 520 por encorajamento deles (1:15). Não só Ageu escreveu para encorajar a reconstrução do templo, mas também explicou por que os retornados experimentaram quebra de safra devido a uma seca enviada por Deus para fazê-los retornar para corrigir suas prioridades (1:11).

Propósito da Profecia


O propósito de Ageu ao escrever aos exilados que retornaram é explicar que a seca que eles experimentaram foi devido à sua negligência com o templo do Senhor. Seu objetivo era incentivá-los a retomar a reconstrução do templo para que pudessem novamente conhecer a bênção de Deus.

O ministério de Ageu levou lugar em 520 aC, após o qual não ouvimos mais nada sobre ele.
Contemporâneo com Zacarias, incentivou os judeus a concluir o templo. O livro é composto de quatro curtas mensagens proféticas, todas dentro de um período de quatro meses.

Contexto

Em 538 a.C., o conquistador da Babilônia, Ciro, rei da Pérsia, emitiu um decreto permitindo que os judeus retornassem a Jerusalém e reconstruíssem o templo (ver Esd 1:2-4 ; 6:3-5 ). Liderados por Zorobabel (Esd 1:8 , "Sesbazar"), cerca de 50.000 judeus retornaram para casa e começaram a trabalhar no templo. Cerca de dois anos depois (536), eles concluíram a fundação em meio a grande júbilo ( Esd 3:8-11 ). Seu sucesso despertou os samaritanos e outros vizinhos, que temiam as implicações políticas e religiosas de um templo reconstruído em um próspero estado judeu. Eles, portanto, se opuseram vigorosamente ao projeto e conseguiram interromper as obras até 520, depois que Dario, o Grande, tornou-se rei da Pérsia em 522 ( Esd 4:1-5,24 ).

Dario se interessava pelas religiões de seu império, e Ageu e Zacarias começaram a pregar em seu segundo ano, 520 a.C. (ver 1:1 ; Zc 1:1 ). Os judeus eram mais culpados por sua inatividade do que seus oponentes, e Ageu tentou despertá-los de sua letargia. Quando o governador do Trans-Eufrates e outros oficiais tentaram interferir nos esforços de reconstrução, Dario apoiou totalmente os judeus ( Ed 5:3-6 ; 6:6-12 ). Em 516, o templo foi concluído e dedicado ( Ed 6:15-18 ).

Ideia Central

Ageu tinha uma mensagem importante para os judeus que haviam retornado recentemente do exílio. Eles haviam se esquecido de seu Deus, optando por se concentrar em seus próprios interesses, então era hora de "considerarem [seus] caminhos" ( Ageu 1:5 ,  7 ). Nada era mais importante para os judeus do que mostrar que o Senhor estava no centro de seus pensamentos e ações, então Ageu os orientou a terminar a reconstrução do templo de Deus.

No entanto, em vez de deixá-los sozinhos com a tarefa de reconstruir, Ageu continuou a pregar aos judeus, encorajando-os com a esperança de uma glória futura no templo e de uma vitória sobre os inimigos do povo de Deus (2:7-9, 21-22). De acordo com a mensagem de Ageu, se o povo colocasse Deus no centro de suas vidas, perceberia as bênçãos futuras que Deus tinha reservado para o Seu povo. 

Pessoas-chave

1. Ageu ( Ageu 1:1 )
- Ageu é o profeta por meio de quem a palavra do Senhor chega ao povo de Judá. Ele desempenha um papel central no incentivo à reconstrução do Templo.

2. Zorobabel ( Ageu 1:1 )
- Zorobabel é o governador de Judá e um líder importante na comunidade pós-exílio. Ele é descendente de Davi e desempenha um papel significativo nos esforços de reconstrução do Templo.

3. Josué ( Ageu 1:1 )
- Josué é o sumo sacerdote na época da profecia de Ageu. Ele trabalha ao lado de Zorobabel nos esforços para reconstruir o Templo e restaurar as práticas de adoração adequadas.

Temas principais

  1. A restauração da casa de Deus . Um templo decadente significa um relacionamento decadente com o Senhor. Traz fraqueza em vez de santidade ao povo ( 2:14 ).
  2. A palavra profética é a Palavra divina . A profecia é entregue “pela mão de Ageu” ( 1:1, 3; 2:1, 10 ; veja 2:20 ), mas é a palavra de Deus (por exemplo, 1:2, 9, 12, 13 ).
  3. O Senhor é soberano . A frase “ SENHOR dos exércitos” ocorre 14 vezes nos 38 versículos deste pequeno livro (ver 1:2 ). O Senhor dá a palavra divina, controla as fortunas de seu povo ( 1:9; 2:17, 19 ) e nações ( 2:6–8 ), dirige a natureza ( 1:10 ), motiva seu povo à ação ( 1:14; 2:4 ) e estabelece e remove reinos ( 2:20–23 ).
  4. O povo deve trabalhar . Uma casa restaurada trará prazer e glória ao Senhor ( 1:8 ) e bênção ao povo ( 2:19 ), mas há trabalho a ser feito. O trabalho físico é incentivado ( 1:7–8; 2:4–5 ). Mas também há trabalho de “coração” a ser feito ( 1:5–7; 2:15–19 ).
  5. A restauração da casa de Davi . Zorobabel, o herdeiro de Davi, recebe a promessa de um status elevado ( 2:23 ). O Senhor, que removeu o "anel" da casa davídica (ver Jr 22:24-27 ), agora promete que restaurará a casa de Davi. O Messias virá.

Livro de Ageu: Estudo, Esboço e Resumos

Esboço do Livro de Ageu

I. Apelo para reconstruir o Templo Ageu 1: 1-15
  • A. A convocação Ageu 1: 1-11
  • B. O início do trabalho Ageu 1.12-15
II. A glória do templo Ageu 2: 1-9

III. Promessa e Predição Ageu 2: 10-19
  • A. Santidade e impureza Ageu 2: 10-14
  • B. Uma promessa de tempos melhores Ageu 2: 15-19
IV. Um oráculo messiânico sobre Zorobabel Ageu 2: 20-23


Ageu 

Templo Concluído 516 AC 




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)