Publicidade

Reflexão Bíblica Deus demonstrou Amor por Você 1 João 4:9

Deus demonstrou Amor por Você 1 João 4:9

  • Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

A ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus; não há ninguém além dele (Deut. 4:35)

Publicidade

Como Deus Demonstrou Amor Por Nós?

O amor é uma das palavras mais usadas no mundo, mas o que ela realmente significa? A Bíblia nos mostra a definição mais pura e completa do amor através das ações de Deus. Nosso texto-base, 1 João 4:9, resume de forma clara a principal evidência do amor divino: “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.”

Deus não apenas disse que nos ama; Ele demonstrou esse amor de forma inigualável. Vamos explorar sete verdades que nos mostram como Ele provou Seu amor por nós.

1. Deus nos Amou Antes de Nós o Amarmos

A origem do amor não está em nós, mas em Deus. O apóstolo João nos lembra: “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.” (1 João 4:19). O amor de Deus é a fonte de onde tudo flui. Nossa capacidade de amar e responder a Ele é um reflexo do amor que Ele já nos deu. A iniciativa de Deus é a base de toda a nossa fé.

Nós o amamos porque ele nos amou primeiro (1 Jo. 4:19)

Dizer "Eu te amo" não é suficiente (Mat. 7:21)

O amor é demonstrado na disposição de seguir em obediência (Jo. 14:15, 23-24)

O amor é manifestado em guardar os mandamentos de Deus (1 Jo. 5: 1-3)

E amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças (Deuteronômio 6: 5)

2. Deus Demonstrou Amor Entregando Seu Filho por Nós

A prova mais dramática e comovente do amor de Deus é a cruz. Em Romanos 5:8, Paulo nos diz: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Deus nos amou mesmo quando éramos indignos. Ele não esperou que nos tornássemos bons; Ele agiu por nós em nossa pior condição. O sacrifício de Cristo é a prova final do amor incondicional de Deus.

A humanidade às vezes é referida como "o mundo" (João 1:10)

Isso é ainda mais notável quando consideramos que não merecemos isso (Rom. 5: 6-8)

Cristo também nos ama e é nosso sacrifício (Ef 5: 2)

Consequentemente, a graça de Deus está disponível para todos (Tito 2:11)

3. Deus Mostrou Amor Oferecendo Vida Eterna

O amor de Deus não é apenas para o presente; ele tem implicações eternas. Em João 3:16, lemos a promessa mais famosa do Evangelho: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” O amor de Deus é a porta para a salvação e a vida sem fim. Ele nos tirou do caminho da perdição e nos colocou no caminho da vida eterna através de Seu Filho.

4. Deus Revelou Amor nos Adotando Como Filhos

A condição de "filho" é um presente do amor de Deus. A primeira carta de João nos faz a pergunta: “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus.” (1 João 3:1). O amor de Deus nos tira da condição de perdidos e órfãos e nos torna parte de Sua família, com todos os direitos de herdeiros. Ele nos adotou e nos deu uma nova identidade, a de filhos amados.

Devemos Amar somente a Deus

  • Ouve, ó Israel: O SENHOR nosso Deus é o único SENHOR (Deuteronômio 6: 4)
  • Absolutamente nada vem antes Dele (Mateus 6:33)
  • Não com o coração dividido (Mt 15: 7-9)
  • Com toda a sua alma (Rom. 12: 1-2)
  • Com toda a sua mente (2 Timóteo 2:15)

5. Deus Manifesta Amor ao nos Perdoar

O perdão é uma manifestação direta do amor de Deus. A carta aos Efésios declara: “Em quem temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.” (Efésios 1:7). O perdão de Deus não é algo que conquistamos, mas algo que Ele nos oferece abundantemente. Sua graça, revelada através do perdão, é um fruto direto do Seu amor infinito por nós.

6. Deus Derrama Amor Pelo Espírito Santo

O amor de Deus não é apenas um conceito, mas uma realidade que podemos experimentar. Paulo nos lembra: “O amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5:5). O amor de Deus é uma experiência viva e tangível em nós, operada pelo Espírito Santo. Ele nos capacita a amar a Deus e ao próximo com um amor que não é nosso, mas Dele.

7. Deus Expressa Amor Cuidando de Nós Diariamente

O amor de Deus não é apenas para as grandes questões da vida, mas também para os pequenos detalhes. A primeira carta de Pedro nos encoraja a: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:7). O amor de Deus é contínuo e se manifesta no cuidado diário. Ele se importa com as nossas preocupações, os nossos medos e as nossas ansiedades. Seu cuidado é uma prova constante de Seu amor por nós.


Deus demonstrou Amor por Você João 3:16

Veja também:

  1. Redimidos pelo Sangue de Cristo
  2. Quem é Jesus? João 14.6
  3. Por que Jesus teve que ir à cruz?
  4. +70 Reflexões Bíblicas, Pensamentos, Frases e Versículos

Conclusão

Deus ama você e quer que você seja salvo (1 Timóteo 2: 4). Jesus é o autor da salvação para todos os que O obedecem (Heb. 5: 9). Creia em Jesus (Jo 8:24). Arrepender-se dos pecados (Lucas 13: 3)


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)