Pregação sobre Adoração: Espírito e Verdade. João 4:23-24
- Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23
A passagem que iremos analisar, encontrada em João 4:23-24, revela o coração de Deus em relação à adoração. Neste sermão, vamos compreender o que é a verdadeira adoração, por que ela é importante e como podemos vivenciá-la em nossa vida diária. Que o Espírito Santo nos guie nessa jornada de descoberta e nos inspire a adorar a Deus de todo o nosso coração.
Hebraico = hwh = curvar-se, ajoelhar-se, como a uma divindade.
Grego = proskyneō = curvar-se, ajoelhar-se, prostrar-se, como a uma divindade
Quando alguém escolhe a vontade de Deus sobre a sua própria vontade, não porque seja forçado, mas por sua própria vontade, isso é adoração. Veja João 14:15
I. Na verdadeira adoração não importa o lugar
Jesus informa à mulher no poço que, em última análise, “LUGAR”, como se relaciona a adorar, não é um problema. Então, qual é a questão relativa à adoração? Veja vs 23-24 Jesus identifica “espírito” e “verdade” como o que o Pai está procurando quando se trata de adoração.
O lugar não importa. O coração, o espírito faz!. João 4:21, “…“...nem neste monte nem em Jerusalém”. Qual cidade ou qual prédio não é a questão! Pode ser uma casa? Claro. Qualquer lugar funciona se o espírito é verdadeiro.
Jesus avança o pensamento de 'onde' para 'como' 23 mas a hora está chegando e agora é quando os verdadeiros adoradores adorarão
Jesus Enfatiza o 'Como' da Adoração 24. Deus é espírito
Aqueles que adoram devem adorar em espírito e verdade
A verdadeira adoração a Deus deve estar em seu coração / alma / espírito e consistente com a verdade de Deus revelada sobre Deus na Bíblia.
II. Na Verdadeira Adoração não importa a forma externa
A verdadeira adoração é importante porque é o propósito para o qual fomos criados. Somos chamados a adorar a Deus, reconhecendo Sua soberania e rendendo-nos à Sua vontade. A adoração nos conecta com Deus de forma íntima e profunda, permitindo que experimentemos Sua presença, graça e poder em nossas vidas. Além disso, a verdadeira adoração transforma nosso coração e nos molda à imagem de Cristo.
Observe que isso não é opcional. Para que a adoração agrade a Deus, DEVE ser de natureza espiritual. NÃO é rotina e ritual. NÃO é simplesmente o cumprimento de um conjunto de regras! Não é só “lábio” ou “passar pelos movimentos”. Para ser real, deve ser de coração!
Você é sincero no que está fazendo? Você está sentindo o que está fazendo? você está pagandoatenção ao que está fazendo? Suas ações e pensamentos estão “vivos” ou estão mortos? Certifique-se de que são intencionais, emocionais, sinceros e com propósito!Certifique-se de que sua adoração vem de devoção sincera e desejo de trazer louvor e honra a Ele!
Tornamo-nos semelhantes ao que adoramos.
- i) Tudo o que uma pessoa adora conforma essa pessoa.
- ii) A Bíblia fala daqueles que adoram ídolos: Salmo 115:4-8. Primeiro, o homem molda o ídolo, e então o ídolo molda o homem.
- iii) Se adoramos ídolos, então nos tornaremos como o ídolo que adoramos.
- iv) Se adorarmos o Senhor, então seremos transformados de glória em glória para a mesma imagem. 2 Coríntios 3:18
III. Na verdadeira adoração encontramos Deus
- ²³ ...o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23
- Tudo o que somos: corpo, alma e espírito.
- Mente, emoção e vontade.
- (1) Adoramos de acordo com o valor que damos a Deus.
- (2) Adoramos o que sentimos ser digno ou valioso.
Um templo mais glorioso do que qualquer outro antes. “Também vós, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual” (1 Pedro 2: 5)
Os cristãos são o templo de Deus (1 Cor. 3: 16-17). Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?1 Coríntios 6:19
Os santos são uma habitação de Deus (Ef. 2: 19-22). Uma morada espiritual para um ser espiritual
Assim, “não é feito por mãos”
Conclusão:
A verdadeira adoração é uma resposta de amor e gratidão a Deus. É uma expressão sincera do nosso coração e espírito, rendendo-nos à Sua soberania e vontade. Que nossas vidas sejam marcadas pela verdadeira adoração, adorando a Deus em espírito e em verdade. Que busquemos conhecê-Lo mais profundamente e permitamos que Ele transforme nossa adoração e nossa vida diária. Que a verdadeira adoração seja uma realidade em nossa vida, glorificando a Deus e impactando o mundo ao nosso redor.
- Pregação Transformadora: 100 Mensagens Hernandes Dias Lopes
- A jornada da pregação: Do texto ao púlpito
- Como Preparar Mensagens Bíblicas
Compartilhe nas Redes Sociais!


