Publicidade

Reflexão sobre Quão Bondoso Amigo é Cristo João 15: 13-15

Quão Bondoso Cristo que te escolheu para Amigo João 15: 13-15

Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” (João 15:14).

Quão Bondoso Amigo É Cristo: A Amizade Que Transforma Vidas

Em nossa jornada, buscamos amigos que nos apoiem, nos compreendam e permaneçam ao nosso lado. Mas a Bíblia nos apresenta uma amizade que supera todas as outras: a de Jesus Cristo. Em nosso texto-base, João 15:13, Ele nos dá a prova final de Seu amor: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”


Publicidade
 Hoje, vamos explorar sete verdades que nos revelam o quão bondoso amigo Cristo é e como essa amizade tem o poder de transformar as nossas vidas.

1. Cristo nos Dá Conselhos de Vida Eterna

A amizade de Jesus é sábia e nos conduz à vida plena. Ele diz: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” (João 15:14).

Um verdadeiro amigo nos dá conselhos que nos levam ao melhor caminho. Cristo nos guia com amor e sabedoria, ensinando-nos a viver uma vida que agrada a Deus. Sua amizade nos leva à obediência, pois sabemos que Seus mandamentos são para o nosso próprio bem.

Na casa de Levi (Mat. 9: 9-13; Mc. 2: 14-17; Lc. 5: 27-32). Mateus {Levi} era um publicano (v. 27). Uma grande recepção realizada foi na casa de Levi (v. 29)

Jesus estava lá (Mat. 9:10). Houve uma reclamação (v. 31) dos que não eram amigos

Como ser Amigo de Deus? Um inimigo é uma pessoa que odeia outra para atacá-la de alguma forma. Esta é a obra de Satanás, tirar o máximo de almas possível e “ferir” a Deus.

A única maneira de não ser inimigo de Deus é sendo curado em Cristo ( Rom. 5: 8 ). Deus demonstra Seu próprio amor por nós, visto que, enquanto éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Cristo esteva lá, na casa do publicano.

Lembre-se das palavras de Jesus, que disse: “Não há meio-termo ...” (Mt. 12:30). “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. ”

2. Ele Conhece e Compreende Nossas Dores

A amizade de Cristo é marcada pela empatia. O autor de Hebreus nos diz: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas...” (Hebreus 4:15).

Jesus entende as nossas lutas, pois Ele viveu como homem, sentiu as nossas dores e foi tentado em tudo. Ele não é um amigo distante, mas um que se compadece das nossas fraquezas. Sua compreensão nos dá a liberdade para sermos vulneráveis e levarmos a Ele as nossas dores.

Observamos que nosso Senhor pouco antes de ir para a cruz elevou o valor da amizade em João 15: 13-15

Mateus 11:19 diz: “Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e eles dizem: Eis um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos ”

3. Cristo Intercede por Nós Diante do Pai

Jesus é o amigo que nos defende e fala por nós. Paulo nos lembra que “Cristo Jesus é quem morreu... e também intercede por nós.” (Romanos 8:34).

Ele é o amigo que ora por nós e defende a nossa causa no céu. Sua intercessão nos garante acesso à graça de Deus e nos protege das acusações do inimigo. A amizade de Cristo é a nossa maior defesa.

4. Ele Oferece Descanso para os Cansados

A amizade de Cristo nos traz alívio. Ele nos convida com amor: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28).

O mundo nos oprime com fardos pesados, mas Cristo nos acolhe e nos dá descanso. Ele é o amigo que renova as forças daqueles que estão sobrecarregados, oferecendo paz e alívio para a alma.

5. Cristo é o Amigo que Nunca Abandona

A amizade de Cristo não é passageira. Ele nos dá a promessa de Sua presença constante: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mateus 28:20).

Em um mundo onde as amizades vêm e vão, a amizade de Jesus é constante e fiel. Ele permanece conosco em todos os momentos, nos bons e nos maus. Sua presença é uma âncora que nos dá segurança e a certeza de que nunca estaremos sozinhos.

6. Ele nos Sustenta em Meio às Tempestades

A amizade de Cristo nos dá segurança em meio ao caos. Ele mostrou Seu poder ao acalmar a tempestade: “E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te.” (Marcos 4:39).

Mesmo nas piores crises, Jesus tem poder para trazer paz. Sua presença nos sustenta em meio às tempestades da vida, nos dando a certeza de que, com Ele no barco, podemos enfrentar qualquer vento ou onda.

7. Cristo é o Amigo que Deu a Vida por Nós

A amizade de Cristo é a maior prova de amor que já existiu. Ele mesmo disse: “O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:11).

Sua amizade não é baseada em interesses ou conveniências, mas no sacrifício e no amor incondicional. Ele deu a Sua vida na cruz por nós, para que pudéssemos ser Seus amigos e ter a vida eterna. Essa é a maior evidência de que Ele é o nosso melhor amigo.

Reflexão sobre Quão Bondoso Amigo é Cristo João 15: 13-15

Veja também:

  1. Ele venceu a Morte por seu Amor por nós I Coríntios 15: 55-57
  2. O que você precisa para crer no Evangelho? João 14: 1-6
  3. Talvez você não saiba o que fazer, então faça isso! Atos 16:31

A amizade com Cristo é um presente que nos fortalece, nos consola e nos dá vida. Que possamos valorizar e nutrir essa amizade, vivendo cada dia na certeza de que temos um amigo fiel que nos ama incondicionalmente.

Você tem se achegado a Cristo como seu melhor amigo?

Jesus era amigo de todos que encontrava. Na verdade, ele era conhecido como um "amigo de cobradores de impostos e pecadores". Ele amava a todos e estava disposto a passar mais tempo com todos. Mas ele não era próximo de todos.

Aqui Cristo eleva nossa vocação a uma altura quase inimaginável - amizade íntima com ele e o Pai


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)