Publicidade

O Pecado de Saul e as Consequências da Desobediência. 1 Samuel 15: 1-35

Nesta reflexão bíblica vamos falar da desobediência de Saul.  1 Samuel 15: 1-35

  O pecado de Saul e as consequências 1 Samuel 15: 1-35

A nomeação do Rei

A história de Saul começou quando Deus instruiu o profeta Samuel a ungi-lo como rei sobre seu povo Israel. Deus enviou suas palavras através do Profeta Samuel como ele deseja lidar com os inimigos dos israelitas.

Além disso, Deus também deu uma instrução ao rei Saul por meio do profeta Samuel
sobre como lutar contra os amalequitas.

O Rei Saul na Batalha

O rei Saul foi instruído a ferir os amalequitas e destruir tudo o que eles possuem, homens e mulheres, velhos e jovens e todos os seus animais, e que nenhuma vida deve ser poupada.

O rei Saul convocou seu povo e os numerou em preparação para a guerra e eles foram.

Ele teve um bom começo como rei. Deus ajudou o rei Saul e eles foram vitoriosos no batalha, como sempre foram, Deus o ajudando, na medida em que seus soldados começaram a honrá-lo como um líder corajoso. 

Qual foi o Pecado de Saul? Desobediência das Instruçoes

O rei Saul e seu povo destruíram todos os Amalequitas e pouparam o rei Agague, apesar das instruções que o Senhor lhe deu.

Eles destruíram todos os animais que os desagradavam e pouparam aqueles que eram interessado. 

O versículo 9 diz: 

  • E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente. 1 Samuel 15:9

Publicidade

Porque as coisas estavam indo bem, o rei Saul esqueceu que Deus que o havia dado o reino poderia facilmente retirá-lo.

O Rei Saul permitiu que o Orgulho se estabelecesse e começou a pesar o comando de Deus contra o que ele pensava que estava certo em seu próprio coração. Ele abandonou o medo de Deus em seu coração e cedeu para a autocompreensão.

Deus sendo onipresente, viu tudo o que aconteceu e informou ao Profeta Samuel.
No versículo 11, Deus disse que se arrependeu de fazer de Saul um rei que ele parou de seguir, o que significa que o rei Saul estava se apoiando em seu próprio entendimento, fazendo as coisas de seu próprio entendimento. Provérbios 3: 5 diz: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie seu próprio entendimento. ”

As Consequências da desobediência e do pecado de Saul  1 Samuel 15: 1-35



Veja também:
O Profeta Samuel chorou profusamente durante a noite e foi até o rei Saul. Rei Saul era de opinião de que ele realmente destruiu os amalequitas e só trouxe de volta os melhores animais para sacrificar a Deus. 

Mas o Profeta Samuel o fez entender no versículo 17 para baixo que Deus o fez líder sobre os israelitas, embora ele possa ver ele mesmo pequeno, e por isso, ele deveria obedecer a Deus totalmente e não ouvir a voz das pessoas como ele afirmou no versículo 24.

O rei Saul cometeu o pecado de desobediência e orgulho . Ele temia e obedecia a voz do homem em vez da voz de Deus.

As Terríveis Consequências do pecado de Saul

No versículo 23, o Profeta Samuel pronunciou o julgamento de Deus sobre seu ato rebelde.
Mais tarde, Saul perdeu sua coroa , seu trono, seu palácio e seu exército, até mesmo seu bravo filho foi morto.

Reflexão: O pecado torna o homem solitário é venial. Pecado e arrependimento precisam se conectar. O pecador arrependido e não renitente.

Referência 1 Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 Licença Internacional.




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)