Publicidade

Estudo Bíblico sobre Baalins e Astarotes: Ebenezer 1 Samuel 7

Removendo Baalins e Astarotes: Ebenezer 1 Samuel 7

Quem eram os Baalins na Bíblia? Adoradores de Baal. Significado do nome vem de adores destes deuses

Baal é o ídolo mais famoso adorado no antigo Oriente Médio. Ele era o chefe deus do panteão cananeu incluindo Baal Hadad, Baal Hermon, Baal Tamar, BaalPeor, Baal Zephon e outros.

Data de meados do século 19 aC Ele é revelado em tabuletas cuneiformes escavadas na antiga cidade de Ugarit (atual Ras Shamra na Síria) a partir de 1929 aC

Baal é o inimigo mais frequente de Jeová na Bíblia começando com o bezerro de ouro no monte Sinai e durante o período dos juízes, reis, exílio e pós-exílio. Baal é mencionado cerca de 90 vezes na Bíblia Hebraica.

Significado e simbolismo de Baal.

Baal, um substantivo semítico, significa “dono” ou “senhor”. Senhor da vida, da fertilidade e da riqueza. Ele era também rei dos deuses.

O símbolo mais comum de Baal é o touro. O bezerro de ouro no monte Sinai. Êxodo 32:1-8. O povo exigiu que Aarão fizesse a eles um deus para adorar, já que Moisés não havia retornado por 40 dias. Eles assumiram que Moisés estava morto. Aarão pede todas as suas joias de ouro, possivelmente esperando que eles se recusem a fazer, mas eles obedeceram então lançou no fogo e saiu o bezerro de ouro que representa o melhor conhecido antigo deus pagão.

Astarote.

Deusa do amor, fertilidade e guerra. A adoração de Astarote é freqüentemente combinada com Baal, sua contraparte macho. Os rituais foram concebidos para levar os deuses a tornar a terra fértil.

Astarote mencionada em Juízes 2:13 - "E deixaram o Senhor, serviram a Baal e Astarote", também chamada de Ishtar, referida por alguns teólogos como Sra. Baal. Ela é a deusa da sexualidade desenfreada.

Ishtar lança a revolução sexual - a grande sedução - em todas as culturas. ela é encaminhada como a deusa prostituta. 

Baal, Astarote e Moloque.

Moloque é mencionado várias vezes nas escrituras. Moloque é a palavra semítica para Senhor. Ele é o deus da abominação.

Quando o rei Salomão se casou com mulheres pagãs e se afastou de Deus, ele construiu altares aos deuses pagãos, incluindo Moloque. I Reis 11:7. Moloque era o deus pagão da humanidade.

Levítico 18:21 - não deixarás nenhum dos teus descendentes passar pelo fogo a Moloque.

Quando o piedoso rei Josias procurou conduzir sua nação de volta a Deus “Ele desafiou Tofete de os filhos de Hinom para que nenhum homem fizesse seu filho ou sua filha passar pelo fogo a Moloque. A adoração de Moloque levou aos pecados mais terríveis - o sacrifício de crianças.

Jeremias 32:35 “E edificaram os altos de Baal, que estão no vale do filhos de Hinom, para fazerem seus filhos e filhas passarem pelo fogo a Moloque..."

Baal, Astarote e Moloque lideraram o trabalho dos espíritos malignos registrados no Antigo Testamento.

Problema: A adoração de Astarote e Baal produziu descendência. Esses descendentes eram então: 
Colocados nos braços ardentes de Baal como um sacrifício vivo ou colocado em jarras e colocado dentro das paredes das casas dos cananeus. Embora o pecado parecesse uma forma conveniente de adoração, os resultados foram a morte de seus próprios filhos

Eleazar e a Arca do Senhor

Então vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do SENHOR, e a trouxeram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR.

  • Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus. 1 Samuel 7:3

E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram que até chegaram vinte anos, e lamentava toda a casa de Israel pelo Senhor. 1 Samuel 7:1,2
Quiriate-Jearim: Arca enviado nove milhas a oeste de Jerusalém

Eleazar foi consagrado (separado) para cuidar da Arca

Como veremos, Israel tem se desviado para a idolatria completa por 20 anos!

Publicidade

Samuel finalmente fala:


A fé sem obras está morta ... Se você diz que acredita ... mostre

Chamar a si mesmo de israelita e não servir ao Deus de Israel é fútil ... sem sentido

Chamar a si mesmo de cristão e não servir a Cristo é hipocrisia ... e sem sentido

Samuel: Remove os deuses estrangeiros, volte seu coração completamente para o Senhor e Ele o libertará

Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:6,7

Israel diria que servia a Deus, mas na verdade estava envolvido nas práticas religiosas mais estranhas... as práticas de seus inimigos.

Removendo Baalins e Astarotes

Então os filhos de Israel tiraram dentre si aos baalins e aos astarotes, e serviram só ao Senhor. Disse mais Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá; e orarei por vós ao Senhor. E congregaram-se em Mizpá, e tiraram água, e a derramaram perante o Senhor, e jejuaram aquele dia, e disseram ali: Pecamos contra o Senhor. E julgava Samuel os filhos de Israel em Mizpá. 1 Samuel 7:4-6

Jejuaram: Eles negaram a si mesmos, alimentando o Espírito

O inimigo está sempre vigiando, especialmente quando renovamos nosso compromisso com Deus. 1 Samuel 7:7

Depois de jejuar, negar a si mesmo e receber sabedoria, Israel sabia a quem recorrer ... o único Deus verdadeiro

Israel faz isso enquanto pede a Samuel para orar

Então os filhos de Israel disseram a Samuel: Não cesse de clamar por nós ao Senhor nosso Deus,...v.8

O Senhor trovejou naquele dia com grande trovão contra os filisteus e os confundiu, de modo que foram derrotados diante de Israel.

Samuel tomou uma pedra e a pôs entre Mizpá e Shen, e chamou-a de Ebenezer, dizendo: Até aqui o Senhor nos tem ajudado.

Mãos
Veja também

  1. Estudo sobre Dagom e a Arca da Aliança 1 Samuel 5
  2. 30 Batalhas marcantes na História da Bíblia
  3. Estudo Bíblico: O Culto Evangélico nas Igrejas de Hoje

Ebenezer: Pedra da Ajuda


Agora eles invocariam a “Rocha dos Séculos”.

E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida.

E ia de ano em ano, e rodeava a Betel, e a Gilgal, e a Mizpá, e julgava a Israel em todos aqueles lugares.

Porém voltava a Ramá, porque estava ali a sua casa, e ali julgava a Israel; e edificou ali um altar ao Senhor.

1 Samuel 7:15-17




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)