O que é Teologia?
O que é Teologia?
É a ciência estuda Deus; a ciência que trata da existência, caráter e atributos de Deus, suas leis e governo, as doutrinas em que devemos acreditar e os deveres que devemos praticar; divindade; (como mais comumente entendido) o conhecimento derivado das Escrituras, a exibição sistemática da verdade revelada, a ciência da fé e vida cristã.
O que é teologia sistemática?
A teologia é o “estudo de Deus”. A teologia sistemática visa colocar nosso estudo de Deus em um sistema não contraditório e lógico que “se verifica e se equilibra” organizando nosso pensamento sobre Deus.
- Formula teologia de todas as fontes de teologia , incluindo as Escrituras.
- Correlaciona a totalidade das Escrituras para formular uma teologia geral para todos os tempos e para todas as pessoas .
- Correlaciona informações sobre uma doutrina examinando a teologia de todos os autores
1. Tipos de teologia - Classificação
Teologia Filosófica – razão humana especulativa
Teologia Histórica – como as doutrinas se desenvolveram ao longo do tempo (intimamente relacionadas à História da Igreja)
Apologética – defendendo a fé do ataque/heresia
Teologia Bíblica – o que um livro bíblico em particular diz sobre um tópico específico, por exemplo, “ o que Lucas diz sobre oração” ou o que o AT diz, ou o NT diz ou como uma doutrina se desenvolve ao longo do tempo dentro da própria bíblia.
Teologia Sistemática – o que toda a Bíblia diz sobre um tópico específico, muitas vezes se sobrepõe à teologia bíblica, mas tenta obter a visão completa das coisas.
------
-- Publicidade --
2. Linhas teológicas em destaque
Liberal: Uma teologia que vê a razão como mais importante que as Escrituras e é altamente crítica da Bíblia, milagres, Criação, a divindade de Cristo e assim por diante. É frequentemente encontrado em igrejas tradicionais, como a Igreja Metodista Unida. Sua versão moderna é o movimento “Igreja Emergente”.
Evangélica: Creia na necessidade de nascer de novo como um ato pessoal distinto de fé em Jesus Cristo envolvendo arrependimento do pecado.
Pentecostal: Falar em línguas é o sinal do batismo no Espírito Santo, mas não é necessário para a salvação. A experiência é muito importante.
Conservador: Mantém a autoridade e a inerrância das Escrituras como a única regra para a fé e a prática da vida cristã.
Outros: Fundamentalista, Unitário, Teologia da Libertação, Evangelho da Prosperidade etc.
Veja também:
Algumas áreas da Teologia
Bibliologia : O estudo da natureza, transmissão, canonização e propósito das Escrituras.
Cristologia : O estudo da pessoa e obra de Cristo.
Pneumatologia : O estudo da pessoa e obra do Espírito Santo.
Antropologia : O estudo do propósito e da natureza da humanidade, tanto em seu estado pré-queda quanto pós-queda.
Hamartiologia : O estudo da natureza, origem e efeitos do pecado em toda a criação.
Angelologia : O estudo da natureza e obras de demônios e anjos.
Soteriologia : O estudo da salvação.
Eclesiologia : O estudo da natureza da Igreja.
Escatologia : O estudo do fim dos tempos.
Você deseja aperfeiçoar o seu Ministério?
Se você deseja impactar ainda mais a vida das pessoas, através de seu chamado, confira os seguintes cursos sugeridos: Curso de Teologia Básica, Curso de Ensino Religioso e Curso de Psicoterapia
Versões Bíblicas consultadas ou citadas: Almeida Corrigida Fiel (ACF), Almeida Revista e Atuzalizada ARA-SBB, Almeida Revista e Corrigida ARC-SBB, Bíblia Livre (BLIVRE), Tradução livre do Inglês e outras citadas no texto.
Compartilhe nas Redes Sociais!



0 comments:
Postar um comentário