Publicidade

Ilustrações: Como Aplicar Ilustrações na Pregação - Homilética Aula 05

Ilustrações: Como Aplicar Ilustrações na Pregação - Homilética Aula  05

Publicidade

O que são ilustrações?

Uma ilustração da pregação é uma figura  no sermão que tornar claro, para apresentá-lo ao nosso povo de tal forma que eles será capaz de compreendê-lo e lucrar com ele. Quanto mais usamos ilustrações, mais descobriremos que elas são  muitas vezes a melhor forma de exposição - e ainda mais do que isso,  as ilustrações estão em um sermão e expõem, esclarecem e imprimem na mente dos ouvintes uma declaração específica do sermão.

Qual é o objetivo das ilustrações em um sermão?

O objetivo da Ilustração não é explicar, mas motivar, ilustrar, sintetizar a ideia principal.No momento em que você terminar seus sub-pontos, ninguém terá uma dúvida sobre o que o ponto principal. A razão pela qual você ilustra é para mostrar o resultado/consequência de fazer ou não fazer como as Escrituras comandam

Por que é importante ilustrar bem o texto na pregação? 

As ilustrações funcionam semanticamente. Eles ilustram o que "queremos dizer" e ajudam a congregação a entender e interpretar o que estamos dizendo. Correlacionar uma ilustração com uma ideia, ponto,  ou tema no sermão que precisa ser melhor compreendido por nossos ouvintes. Usado desta forma, a ilustração torna-se um exemplo de um pensamento particular.

• As ilustrações explicam, validam ou aplicam ideias relacionando-as a experiências tangíveis.
• As ilustrações tornam a verdade crível
• Ilustrações ajudam a memória
• Ilustrações despertam emoção
  • mundo do pregador
  • mundo do ouvinte

Ilustrações criam necessidade

lustrações prendem a atenção • As ilustrações estabelecem um relacionamento com o público

Quando usamos uma dessas palavras que ainda causa uma imagem para surgir na mente de nossos ouvintes, temos uma ilustração. Estas palavras alegóricas dão vitalidade as nossas frases. Elas próprios são imagens.

Como escolher boas ilustrações?

Faça o esboço do seu sermão com antecedência suficiente na semana para dar tempo de encontrar ilustrações boas e apropriadas.
Varie o tipo de ilustração de sermão usada. Variedade é fundamental!

Quase nunca usado Às vezes usado Frequentemente usado

• Incidente histórico 
• Estatística
• Canção de ninar 
• Definição 
• Dados científicos
• História da Bíblia 
• Citação 
• Visualização (uso de objetos) 
• Hino 
• História muito usada
• História emocional 
• História de jornal 
• História pessoal (que é verdadeira, modesta e não viola a confiança)

Não conte histórias — reviva-as! Seja dramático! Eviteperigos ao ilustrar seus pontos

Como Aplicar as Ilustrações nos sermões?

Use ilustrações que apliquem o conceito: Com tempo limitado para falar, você deve fazer o melhor uso do tempo disponível para ilustrações. Portanto, use ilustrações que apliquem seu ponto de vista, em vez daquelas que meramente o explicam . Algumas ilustrações só explicam um conceito porque vêm de uma área não relacionada da vida.



1. A palavra usada para “restaurar” um irmão em pecado (Gálatas 6:1) foi usada para os pescadores consertando suas redes ou um médico colocando um osso quebrado no lugar. Isso explica a reconciliação, mas não aplica o conceito diretamente.

As melhores ilustrações aplicam um conceito porque se relacionam com a mesma área da vida. Mostre os perigos de amar o dinheiro (1 Tm 6:10) com a história de um pastor ou missionário que desistiu de seu ministério simplesmente por um salário melhor.

Em vez de dar um longo parágrafo de descrição ou mesmo contar uma longa história, podemos por uma palavra ou frase sugerir uma ilustração.  Uma símile é uma comparação expressa, geralmente introduzida pelas palavras "como• ou •semelhante". Como Jesus usou ao propor parábolas.  As parábolas de Cristo, começando com as palavras - O reino dos céus é semelhante a" são exemplos.

Metáfora Uma metáfora é uma comparação implícita. Não tem texto introdutório. João Batista usou uma metáfora quando 9 chamou os fariseus e saduceus de "uma geração de víboras".

Já Uma alegoria é uma história fiel à natureza, ilustrando uma série de eventos é uma ilustração estendida, na medida em que praticamente tudo nela tem um significado. Paulo usa a história de Hagar e Ismael como uma alegoria.

Ilustrações: Como Aplicar Ilustrações na Pregação - Homilética Aula  05


Como catalogar ilustrações

Encontre suas ilustrações. 
1. Sermões que você ouve (na igreja, capela, em fita, etc.): Nunca seja pego sem seu celular para anotar o que você ouve assim que ouvir.

a. Artigos de jornal e quadrinhos – especialmente na manhã em que você prega!
b. Livros cristãos
c. Livros seculares — 
d. Revistas
e. Guias devocionais
f. Sermões escritos

Suas próprias experiências pessoais na vida (mas seja transparente). Experiências de vida ou citações de outras pessoas (bom para clareza e autoridade).

Sua imaginação (crie um cenário ou conversa como se o ouvinte estivesse nele) . Sites de coleções de ilustrações

Filmes e televisão – incluindo anúncios (impressos também) – centenas de clipes estão disponíveis 

Outros pregadores (troquem os melhores uns com os outros)

Categorize suas ilustrações colando-as em um arquivo Word separado para cada ilustração onde o nome do arquivo tenha o TÍTULO em CAPS e o subtítulo em letras minúsculas. Para praticar, dê a cada uma dessas quatro ilustrações um TÍTULO e um subtítulo:

Arquive essas ilustrações em uma pasta em seu computador. Se seus títulos e legendas fizerem sentido, isso será valioso no futuro ao procurar ilustrações.

Exemplos de Ilustrações

Piloto (A fé pode ser colocada em Cristo por causa de Suas credenciais) : Você já fez uma viagem de avião? Você conheceu pessoalmente o piloto do jato? Não, você exerceu fé nessa pessoa para chegar ao seu destino sem nunca conhecê-la.
Ilustrações para usar ao compartilhar o evangelho

Amor Paterno (Deus nos ama porque fomos feitos à Sua imagem) : Você tem um filho ou uma filha? Você o(a) ama? Por quê? (porque ele faz parte da minha família, feito à sua imagem) Você ainda amaria aquela criança mesmo que ela fizesse algo errado contra a sua vontade? Nós também somos originalmente parte da criação de Deus, feitos à sua imagem. Mas mesmo que tenhamos nos afastado Dele, Ele continua a estender a mão para nós com amor.

Pedra (Todos ficam aquém dos padrões de Deus) : Vamos supor que você e eu devíamos pegar uma pedra e tentar jogá-la em algum lugar muito distante. Nenhum de nós atingiria o alvo porque é muito longe. Bem, Deus é completamente santo e perfeito, então Seu alvo para nós é a perfeição. Nenhum de nós pode alegar estar sem pecado, então todos nós ficamos muito aquém de Seu padrão.


Três por dia (Todos ficam aquém dos padrões de Deus) : Quão ruins somos em comparação com o padrão de perfeição de Deus? Vamos supor que você fosse realmente uma pessoa relativamente boa que pecasse apenas três vezes por dia. Isso inclui todos os maus pensamentos, palavras e ações. Isso equivaleria a mais de 1.000 pecados por ano. Multiplique isso por sua idade e verá que está muito aquém do padrão perfeito de Deus!

Arco e flecha (Todos ficam aquém dos padrões de Deus) : Uma definição de pecado é um termo de arco e flecha que significa “errar o alvo”. Há um alvo que raramente é atingido. Moralmente falando, Deus é perfeito e sempre acerta na mosca. Mas sempre ficamos aquém de Seus padrões.


Não nadadores (o homem não pode salvar a si mesmo) : suponha que um navio afundou, mas nenhum dos passageiros na água sabia nadar. Quando cada um se voltasse para o amigo em busca de ajuda, o que aconteceria? Claro, todos morreriam, pois todos estariam na mesma situação. E se cada um tentasse se salvar saindo da água? A morte também resultaria. Da mesma forma, o homem não pode se salvar espiritualmente. Na verdade, espiritualmente falando, estamos todos juntos na água e nos afogando.

Livro (Cristo carregou o peso do nosso pecado sobre Si) : Seu pecado pesa sobre você assim como um livro pesa sobre minha mão. Mas minha outra mão representa Jesus, e Deus deseja tirar esse peso de você para colocá-lo em Jesus (vire o livro e coloque na outra mão).

Juiz (Deus equilibra sua justiça com misericórdia) : Certa vez, um juiz fez com que um menino fosse até ele para ser condenado, apenas para descobrir que o rapaz era seu próprio filho. Para ser justo com a lei, ele fixou a multa no valor adequado, mas depois fez algo bastante incomum. Deitando suas vestes legais, ele desceu do tribunal e pagou ele mesmo a multa ao oficial, satisfazendo assim o requisito legal e, ao mesmo tempo, sendo gentil com aquele que amava. Da mesma forma, Cristo também viu nossa terrível situação em nossa desobediência, exceto em nosso caso, a penalidade foi muito mais severa - a própria morte. Mas Jesus deixou de lado suas vestes reais como Deus e veio e pagou ele mesmo a pena de morte, cumprindo assim a pena e nos mostrando sua graça.

Aniversário (Buscar ganhar nossa salvação insulta a Deus) : No seu aniversário as pessoas lhe dão presentes, não é? Você já insistiu em pagar por um presente? Como você acha que seu amigo ou parente se sentiria se você fizesse isso? Como você acha que Deus se sente quando Ele nos oferece a vida eterna de graça, mas nós insistimos que devemos pagar por isso (por nossas boas obras, batismo, freqüência à igreja, dinheiro, rituais religiosos, etc.)?

Lápis (O dom da salvação deve ser recebido para ser aplicado a nós) : Eu gostaria de dar a você este lápis gratuitamente (estenda-o à pessoa). Se você me pagar 10 centavos ou qualquer preço por isso, não é um presente. Se você trabalhar para mim de alguma forma, não é um presente. É simplesmente seu - você só precisa recebê-lo.

Jato (Cristo é confiável) : Vamos supor que eu fosse empregado do balcão de passagens de um aeroporto em um país pobre para levá-lo ao seu jato para levá-lo de volta a Cingapura. Então eu o conduzo a um jato que não era pintado há anos, tinha óleo vazando pela parte de trás, parte de uma asa quebrada e um buraco em três das janelas? Como você se sentiria? Quando você hesita, eu simplesmente respondo: “Oh, não se preocupe. Apenas tenha fé e este jato o levará ao seu destino!” O importante não é a quantidade de sua fé, é a condição do jato!

Gelo (Cristo é confiável) : Se você caminhasse em um lago congelado com gelo de 1 milímetro de espessura, o que você acha que aconteceria? Claro, você cairia! E se você realmente acreditasse sinceramente que o gelo o sustentaria? Sim, você ainda cairia! Que tal se o gelo tivesse 1 metro de espessura, ele te sustentaria? Mesmo se você tivesse muito pouca fé de que isso aconteceria? Veja bem, a questão não é quanta fé você tem, é no que ou em quem você coloca sua fé! Muitas pessoas confiam sinceramente no “gelo fino” para sustentá-las nesta vida e na próxima, mas não vai funcionar. Por outro lado, mesmo que você coloque a pouca fé que tem em Cristo, você deposita essa confiança na fonte certa. Ele o sustentará.

Cadeira (todos nós exercemos fé todos os dias) : Você já conheceu pessoalmente o designer desta cadeira? (pausa para responder) Quando você se sentou nesta cadeira, você exerceu fé.

Doutor (a fé pode ser colocada em Cristo por causa de Suas credenciais) : Uma vez minha esposa ficou muito doente e eu a levei ao hospital. Quando o médico lhe deu alguns comprimidos para tomar, ela simplesmente os tomou sem fazer nenhuma pergunta! Você consegue imaginar isso? Ela nunca tinha visto o homem antes, nunca tínhamos estado neste hospital antes, e não sabíamos quem fazia os comprimidos ou mesmo sua composição química! Por que ela faria uma coisa tão escandalosa como tomar uma pílula que, pelo que ela sabia, poderia ser veneno? (pausa para responder) Este foi um simples ato de fé nas credenciais de alguém que o hospital considerou competente. Assim como minha esposa achou o médico competente para atender às suas necessidades físicas, descobri que Jesus Cristo é competente para atender a todas as minhas necessidades espirituais.

Piloto (A fé pode ser colocada em Cristo por causa de Suas credenciais) : Você já viajou de avião? Você conheceu pessoalmente o piloto do jato? Não, você exerceu fé nessa pessoa para levá-lo ao seu destino sem nunca conhecê-lo.

Círculos (a fé bíblica é um compromisso — não apenas um consentimento intelectual) : Dois círculos podem ser usados ​​para representar dois tipos de vida. Confiar em Cristo significa estar disposto a entregar sua vida a Ele para deixá-lo dirigir sua vida. (Ver Quatro Leis Espirituais)


Ref.:

The Use of Illustrations in Christian Preaching (core.ac.uk)

https://www.harvestrockhill.org/s/11-Illustration-and-Application.pdf

https://ir.vanderbilt.edu/bitstream/handle/1803/8261/McClure-OtherSideSermon.pdf?sequence=1




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)