Reflexão sobre a Grandeza de Deus
Grande é o Senhor, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inescrutável. Salmos 145:3
A grandeza de Deus é evidente na maneira como ele criou o mundo.
Deus é infinito, eterno e acima de tudo, perfeito. O conceito de infinito sugere que não há fim para o que existe; portanto, descreve um conceito além da medida ou dos limites.
- Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Salmos 150:2
Eterno significa existir em todos os tempos; e o mais importante de tudo, perfeito descreve como Deus é absolutamente completo em todos os seus atributos e ações. Sabemos que Deus é grande porque ele é infinito, eterno e, acima de tudo, perfeito.
Quando consideramos o tamanho e a complexidade do universo, não podemos deixar de nos maravilhar com a obra de um Criador todo-poderoso. Na verdade, a palavra grega 'monos' usada para definir 'monoteísmo' vem da palavra grega 'monos', que significa 'um'. Uma vez que há apenas um Deus, há apenas um Criador. Portanto, há apenas um poder infinito que trouxe a criação à vida ao fazê-la existir.
Outra maneira pela qual sabemos que Deus é grande é por meio de sua orientação e salvação.
- Eu, porém, faço a minha oração a ti, Senhor, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação. Salmos 69:13
Ao longo da história, as pessoas têm buscado a redenção pela fé em Cristo. Deve-se ler a Bíblia e procurar respostas para esta pergunta nas escrituras cuidadosamente estudadas.
Uma vez que uma pessoa entenda que foi salva pela fé em Cristo, ela reconhecerá que foi guiada por um grande poder ao aceitar este dom do Senhor. . Como filhos de Deus, não somos apenas abençoados com inteligência e vida; também somos dotados de livre arbítrio para tomar decisões sobre nosso destino eterno.
- Dizei a Deus: Quão tremendo és tu nas tuas obras! Pela grandeza do teu poder se submeterão a ti os teus inimigos. Salmos 66:3
Algumas pessoas buscam seguir a justiça; mas outros a usam para seguir o orgulho e a rebelião contra Deus. Sabemos disso porque o último grupo vem crescendo nesta era - através da influência de Satanás nas mentes e vontades. No entanto, graças à Expiação de Cristo, podemos nos arrepender e confiar em nosso Pai celestial quando tomamos decisões erradas. Com o tempo, suas bênçãos transformarão nossas más escolhas em um reino eterno na terra - desde que permaneçamos abertos à correção por Ele.
- E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Efésios 1:19
Sabemos que Deus é grande, pois existe como um ser infinito - eterno - e a maior parte de tudo perfeito. Sua criação dá testemunho de sua sabedoria e sua orientação e salvação demonstram sua onipotência. Embora os humanos muitas vezes usem mal seu dom do livre-arbítrio, Deus sempre teve poder sobre nossas mentes e corações - e ele usou esse poder para abençoar a humanidade. Em essência, a humanidade foi criada com a capacidade de receber ou rejeitar as bênçãos divinas - tornando-nos inerentemente bons ou maus, dependendo de nossa escolha.
A Grandeza de Deus na Criação
Jeremias 32:17 nos lembra da magnificência da criação de Deus: "Ah, Senhor Deus! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; nada é demasiado difícil para ti." Desde o momento em que Ele criou o homem do pó da terra (Gênesis 2:7) até a vastidão do universo que Ele teceu com Sua mão, vemos a evidência da grandeza de Deus em toda a criação. Os evolucionistas podem sugerir que Deus está morto em relação à criação, mas, como todo efeito deve ter uma causa maior ou igual, a própria existência do universo clama pela existência de um Criador vivo e poderoso. Hebreus 11:3 e Salmos 148:3-5 nos asseguram que nosso Deus está vivo e ativo na obra de Sua criação.
A Grandeza de Deus na Revelação de Sua Palavra
Desde os tempos antigos, Deus tem se revelado a Seu povo por meio de Sua palavra inspirada. Hebreus 1:1-2 nos diz: "Há muito, muito tempo atrás... Deus, falando muitas vezes e de muitas maneiras aos pais pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho." A Bíblia é a revelação divina de Deus para a humanidade, e através dela podemos conhecer Sua vontade e Seu caráter. 2 Timóteo 3:15-17 nos garante que as Escrituras são capazes de nos tornar sábios para a salvação e equipar-nos para toda boa obra. 2 Pedro 1:20-21 confirma que as Escrituras foram escritas por homens inspirados pelo Espírito Santo, garantindo sua autenticidade e autoridade divina.
A Grandeza de Deus na Salvação
O ápice da grandeza de Deus é visto em Sua obra de salvação através de Seu Filho, Jesus Cristo. "Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos." (1 João 4:9-10) Deus não apenas nos ama, mas demonstrou Seu amor enviando Seu Filho para morrer por nós, a fim de que pudéssemos ter vida eterna. Mas a fé em Cristo não é apenas uma crença passiva; ela nos leva a um compromisso ativo de arrependimento e transformação. Mateus 10:32-33 nos desafia a confessar a Cristo diante dos homens e a segui-Lo com nossas vidas, demonstrando assim uma fé viva e autêntica.
- Pregação Transformadora: 100 Mensagens Hernandes Dias Lopes
- A jornada da pregação: Do texto ao púlpito
- Como Preparar Mensagens Bíblicas
Compartilhe nas Redes Sociais!


