Publicidade

Devocional: O que é? Como fazer?

Devocionais Bíblicos: O que é e como fazer.

O que é um Devocional?

Devocional é uma palavra que por muito tempo se refere ao tempo de uma pessoa passou sozinho com Deus na leitura e estudo da Bíblia e orando. É um tempo de contato direto entre sua mente e Deus está usando a Bíblia e oração. É um momento de dedicação, limpeza, instrução, fortalecimento e prazer

A Base Bíblica para Devocionais Diários

A Bíblia de fato ensina o imperativo de ler e estudar Palavra de Deus e orar.

  • Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. 1 Timóteo 4:13
  • Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. 1 Timóteo 4:15
  • Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15

A Bíblia também ensina que essas coisas devem ser feitas regularmente.

Estudo bíblico e oração não são simplesmente para o nosso bem. Deus deseja profundamente nossa comunhão e adoração – dá-lhe alegria e prazer! (João 4:23). Pense nessa perspectiva. Se você não está movido por este fato, então você não entendeu.

Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Romanos 15:4

  • A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Colossenses 3:16
  • Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Tito 1:9
  • Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; Colossenses 4:2
  • Orai sem cessar.1 Tessalonicenses 5:17

No Antigo Testamento, sob o sistema judaico de sacrifícios, Deus pediu sacrifícios devocionais para
ser feito todos os dias, tanto de manhã quanto à noite. 

Em Êxodo 29:38, Deus prescreveu que os israelitas oferecem no altar dois cordeiros dos abetos continuamente. Um deles deveria ser oferecido como o sacrifício da manhã e o outro na Noite. Deus explicou que esta seria uma queimadura contínua oferecendo ao longo de suas gerações na porta do tabernáculo da congregação diante do SENHOR: onde eu vai encontrá-lo (versículo 42). 

Por isso, Deus instruiu para preparar-se em uma base diária para se reunir com Ele e ouvir dele.

Mais tarde, na vida de Daniel, vemos a aplicação prática deste princípio. Na verdade, Daniel considerou seus tempos diários com Deus para ser tão importante, que ele conscientemente colocou sua vida em risco em vez de ignorá-los. 

  • Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. Daniel 6:10

Daniel também passou um tempo estudando as Escrituras. Isso é indicado por seu conhecimento da profecia de Jeremias sobre os 70 anos de cativeiro (Daniel 9:2).


Então há várias declarações diretas nas Escrituras sobre a virtude dos devocionais diários
de oração e estudo bíblico.

  • Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia. Salmos 61:8
  • Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia. Salmos 86:3
  • Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Atos 17:11

Isso é reforçado pela própria instrução de Jesus aos seus discípulos sobre como orar. Em Mateus
6:11, Jesus disse que a oração de um crente deve incluir o seguinte: Dê-nos este dia nosso pão diário
pão. Se o pedido é para ser para o pão diário para este dia, a implicação óbvia é que este
pedido, e, portanto, oração, deve ser oferecido a Deus todos os dias.


Finalmente, o Apóstolo Paulo reconheceu a importância de um compromisso diário de si mesmo para
Deus. Ele disse que no Corinthians 15:31, eu morro diariamente. Sem dúvida, ele aprendeu isso com o próprio Cristo que anteriormente havia dito a Seus discípulos, Se qualquer homem virá atrás de mim, deixe-o negar a si mesmo, e pegar sua cruz diariamente, e me seguir (Lucas 9:23).


Alguns, é claro, gostam de insistir que devoções diárias devem ser feitas pela manhã, e
alguns até insistem que as primeiras horas da manhã são a hora mais espiritual do dia. Mas a Bíblia mostra os homens se dedicando a Deus em todos os momentos do dia e da noite.

  • De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. Salmos 55:17
  • Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei. Salmos 5:3
  • Contudo o Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida. Salmos 42:8


A Razão Bíblica para devoções diárias

Os sacrifícios diários no Templo foram destinados a ser um doce sabor a Deus (Números 28:24). Mas eles ficaram azedos quando os israelitas começaram a oferecê-los de modo errado (Isaías 58:1-5). Nos últimos tempos, ter "devoções diárias" tornou-se uma parte da rotina esperada de um cristão.

Apoiado pela impressão de horários diários de leitura da Bíblia e livretos devocionais mensais,
alguns líderes cristãos têm demonstrado que "devoções diárias" são tanto uma parte das atividades necessárias de crentes como frequência da Igreja e dízimo. 

Devocionais diárias devem ser um exercício pelo qual um crente individual cultiva a sua própria
relação pessoal com o Pai Celestial. Com coração genuíno sentido louvor, o indivíduo constantemente afirma sua verdadeira devoção a Deus. Como 

  • Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Hebreus 13:13-15

Em seguida, com meditação diligente sobre a Palavra de Deus, o cristão cresce em seu conhecimento de
Cristo e em sua aprovação com o Pai. 1 Pedro 2:2 é o ponto de partida como bebês recém-nascidos, desejam o leite sincero da palavra.

Finalmente, a oração fornece um meio para o cristão devotado para praticar o ministério de
intercessão. 1 Timóteo 2:1-8 nos instrui a interceder por todos os homens. Tiago 5:16 nos direciona para
interceder para os crentes com problemas especiais. E muitas outras Escrituras reforçam o
importância da oração intercessória.


Muitos cristãos passam pelos movimentos das devoções diárias e estão satisfeitos com um
senso de realização de simplesmente fazê-los. Mas quando as devocionais não se tornam nada mais
do que um ritual, eles podem ser tão azedos para Deus como os sacrifícios diários dos israelitas rebeldes.

Ilustração

Uma história é contada de um homem que regularmente passava tempo com o Senhor em oração. Para fazer o processo um pouco mais fácil, ele decidiu um dia escrever todos os seus pedidos de oração. Com o passar do tempo em, em vez de pensativamente orar por cada assunto na lista, tornou-se muito mais fácil de ler a lista. Dia após dia, a redação da lista tornou-se mais familiar para o homem e gradualmente ele foi capaz de lê-lo mais rápido e mais rápido. Finalmente, uma noite este pobre homem estava muito cansado até mesmo para ler a sua lista de oração rapidamente e assim ele agarrou-o até o final de sua cama e sonolenta sussurrou: "Aqui estão os meus oração pede a Deus. Por favor, leia-os para você.
Por um lado, essa história soa inocente. Mas, por outro lado, soa tudo muito real como uma ilustração para a insignificância de muitas devoções diárias de um cristão.

Devocionais Bíblicos: O que é e como fazer.


Plano de Devocional Diário

Seguindo um plano prescrito para devoções pode ter algum mérito, especialmente para aqueles que
estão apenas começando. Os horários de leitura e os livretos devocionais que estão disponíveis podem ajudar alguns estabelecem a disciplina de passar tempo com o Senhor regularmente. Mas cautela
deve ser exercido em tornar-se dependente dessas coisas como um fim em si mesmos. 

Quantas vezes devo me comunicar com Deus?

A comunicação com Deus deve [regular e muitas vezes] (Jos. 1:8-9). Conhecer Deus (não apenas saber sobre Deus) é o objetivo. Como oramos, encantamos e pensamos em Deus é a única medida verdadeira da nossa relação com Ele está viva (Jo 15:4). Deus comprou (no sangue) acesso pessoal A presença dele por nós. Mesmo Abraão e Moisés não tinham isso (2 Cor. 3:12-18; Matt. 27:51) o que podemos ter todas as manhãs (Jn. 4:21-23)

Em nossa mentalidade cultural moderna ocidental, tendemos a embalar nossas vidas em pequenas caixas vazias para que possamos verificar as coisas em nossa lista assegurando que podemos encaixar tudo em nossos horários exigentes.
Muitas vezes, o resultado é que tudo na nossa lista é feito, mas muito pouco de substância real é realmente realizado, especialmente quando se trata de passar tempo de qualidade com o Senhor.


Ter devoções diárias não é cumprir alguma obrigação prática que temos a Deus. Ele é.
não preocupados se passamos 15 minutos, ou 30 minutos, ou uma hora na leitura da
Bíblia. Ele não mede nossa espiritualidade por quanto tempo nossa lista de orações escrita se tornou. 

Ele não preserva uma coroa especial para aqueles que surgem às 3:58 da madrugada todos os dias para ter a suas Devoções. Ele está preocupado principalmente em desenvolver uma relação pessoal conosco. Se isso significa uma hora regular todos os dias nas primeiras horas da manhã, em seguida, fazê-lo. Mas se isso significa mais curto várias vezes por dia, ou se isso significa passar duas horas um dia e 15 minutos outro dia, ou se isso significa meditação constante e oração ao longo do dia como momentos disponíveis, em seguida, perseguir o seu relacionamento com Deus por qualquer plano é significativo e consistente para você como indivíduo. Mas persegui-lo de uma forma relacional e não por meio de ritual Exercícios. Se você fizer isso, você certamente vai encontrá-Lo (Hebreus 11:6).

Ore com concentração – embora seja verdade que nunca há uma hora ruim para orar, também é verdade que, nas páginas do Velho e Novo Testamento, a oração nunca é retratada como algo a fazer enquanto você está envolvido em outra atividade. O paradigma a seguir é, é claro, o próprio Jesus que "subindo muito cedo da manhã, enquanto ainda estava escuro... partiu e saiu para um lugar isolado, e lá ele orou" (Marcos 1:35; cf. Mat. 6:6; 14:23).

Como fazer devocional criativo?

  • 1. Determine se entregar inteiramente a Deus e à Sua Palavra (Romanos 12:1-2; 1) Como nos relacionamos com Deus diariamente, devemos dedicar-nos inteiramente e focados.
  • 2. Pratique louvando a Deus ao longo do dia para preparar seu coração para os momentos pessoais que você vai passar com Ele. Louvor é um exercício para reconhecer Deus. Não só lhe agrada para receber elogios, mas fornece uma sensação de conexão para nossos corações com Seu Espírito. Salmo 50:23, Salmo 86:11-12, Salmo 104:33-34
  • 3. Enquanto você se prepara para passar tempo com o Senhor, tente ficar calmo. Algumas pessoas gostariam de chamar suas devoções de tempo tranquilo. Isso é porque a quietude está relacionada a um senso de sacralidade e reverência. Depois de um julgamento tempestuoso envolvendo a malvada Jezebel, o profeta Elias estava muito inquieto. Deus teve que levá-lo para um lugar distante e ajudá-lo a se acalmar para que ele podia ouvir a "voz mansa" do Espírito de Deus (1 Reis 19:12). A vida diária é muito barulhenta para a maioria de nós. Não é fácil ir dos sons caóticos de nossas vidas ocupadas na presença tranquila do Divino e conduzir-nos com reverência. Temos que tomar uma respiração profunda e preparar-nos para ficar quieto diante do SENHOR.
  • 4. Pense nas devoções como o cultivo de uma relação com uma pessoa, lembrando que devoções não são sobre ganhar prêmios, mas sobre se aproximar de Deus. Filipenses 3:10 - Que eu possa conhecê-lo... Isaías 58:13
  • 5. Perceba que um padrão devocional formalizado não é um fim em si mesmo. Pode se tornar um vazio ritual tão sem sentido quanto os sacrifícios do Antigo Testamento em Israel, se o coração não é mantido corretamente sintonizado com o propósito para o qual foi projetado. Isaías 1:11-15 - Para que propósito está a multidão de seus sacrifícios para mim?
  • 6. Não se bloqueie em uma fórmula embalada que se torne restritiva. Há muito bem pode sejam tempos especiais para devoções, mas também pode ser necessário haver tempos espontâneos para devoções. Lembre-se que as relações com as pessoas não são regimentações rígidas, mas exigem respostas envolvendo flexibilidade, diversidade, espontaneidade, sacrifício, submissão, caridade, fé, esperança e compromisso. I Corinthians 7:5 - ... dê-se ao jejum e oração...
  • 7. Entenda que "ler a Bíblia e orar" é uma parte da bíblica instrução para "louvar, meditar e interceder." 1 Timóteo 4:15 - dê-se inteiramente a eles ...
  • 8. Leia os Salmos com frequência e regularidade com o propósito de aprender a louvar a Deus. Então pratique louvores ao longo do dia para manter seu coração preparado para espontâneo. Salmos 61:8 - Assim cantarei louvor ao teu nome para sempre, para que eu possa realizar diariamente meus votos.
  • 9. Estabeleça desafios para sua mente sempre tendo um propósito em sua meditação. Definir realistas metas que podem trazer recompensa sendo realizadas dentro de um período razoável de tempo. Durante exemplo, ao meditar sobre um livro específico da Bíblia, determinar a atribuir um título descritivo a cada capítulo, em seguida, a cada parágrafo, etc. Josué 1:8 - ... meditar no dia e na noite
  • 10. Mantenha uma lista ativa de nomes e necessidades das pessoas com o propósito de intercessão. Mas não basta ler sua lista para Deus, orar de coração. Tiago 5:16 - ... orar um pelo outro

Devocional é para crianças, jovens e adultos. As pessoas procuram por textos de devocionais motivacionais, prontos, curto e gratuitos




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)