Qual é o Maior Mandamento?
Esta mesma pergunta foi feita a Jesus por um fariseu considerado “especialista na lei” ( Mateus 22:34–36 ). Jesus respondeu dizendo: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o maior e mais importante mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” ( Mateus 22:37–40 ).
Os Dez Mandamentos em Êxodo 20 tratam do nosso relacionamento com Deus e, em seguida, do nosso relacionamento com outras pessoas. Um flui naturalmente do outro. Sem um relacionamento correto com Deus, nossos relacionamentos com os outros também não serão corretos. A causa dos problemas do mundo é que o homem precisa se reconciliar com Deus. Nunca amaremos o próximo como a nós mesmos se não amarmos primeiro a Deus de todo o nosso coração, mente e alma. Todos os melhores esforços do homem em direção à paz mundial falharão enquanto os homens viverem em rebelião contra Deus.
Para resumir o que acontece nesta passagem, "qual é o mandamento mais importante?", perguntam os fariseus a Jesus, esperando uma resposta, à qual Cristo responde: "A resposta para qual é o mandamento mais importante é que são estas duas coisas: amar a Deus e ao próximo, juntos. Juntas, essas duas coisas formam o mandamento mais importante, do qual todo o resto depende."
Mas os fariseus haviam perdido de vista o cerne da questão: amar a Deus. Sem amor a Deus, a observância externa dos mandamentos torna-se uma formalidade vazia. Em outro lugar, Jesus alertou especificamente sobre o perigo: ( Mateus 23:25-26 ).
O próprio Deus nos deu o mandamento central de amar a Deus, juntamente com os outros mandamentos (Deuteronômio 6:1-25). Este mandamento central ajuda a definir o espírito com que devemos guardar todos os outros mandamentos. Se não seguirmos ardentemente este mandamento, não estaremos guardando nenhum dos outros.
Jesus então disse que “[amar a Deus] é o primeiro e maior mandamento” ( Mateus 22:38 ). É o primeiro e maior, pois representa a pulsação de todos os mandamentos.
Amar verdadeiramente a Deus significa honrá-Lo, reverenciá-Lo e prestar muita atenção aos Seus desejos, conforme expressos na Bíblia. E não devemos apenas prestar atenção, mas também obedecer. A Bíblia adverte: “Não sejam somente ouvintes da palavra, enganando-se a si mesmos. Pratiquem a sua palavra” ( Tiago 1:22 NVI ).
“Com a ajuda de Deus, cumprirei as maiores leis: amar a Deus completamente e amar o meu próximo como a mim mesmo.” Rom. 2:12-16; Mat. 5:17; Mat. 22:34-40 (Deuteronômio 6:5; Lev. 19:18); Lucas 10:30-37; Mat. 25:31-46; 1 João 4:16-17,20-21; (1 Cor. 13); João 15:12,17
Agora vemos e entendemos claramente a Lei, os Dez Mandamentos, como os detalhes da aliança matrimonial entre Deus e Seu povo.
Jesus nos amou perfeitamente e se entregou por nós ( Gálatas 2:20 ). Ele nos salvou quando nenhum de nós podia salvar a si mesmo ( Romanos 5:6-10 ). E agora, quando colocamos nossa confiança nele, somos unidos a ele e somos transformados para que possamos imitar o padrão de seu amor: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” ( João 13:34-35 ).
Compartilhe nas Redes Sociais!


