Publicidade

Reflexão sobre Vida Cristã de Alto Nível

Reflexão sobre Vida Cristã de Alto Nível

Toda a vida cristã é uma peregrinação; toda a vida cristã consiste em criar raízes, construir sobre fundamentos, ser cada vez mais preenchido e transbordar (Cl 2:6-7). Isso acontece à medida que prosseguimos nos profundos tesouros e na sabedoria de conhecer a Cristo e o que Ele fez por nós (Cl 2:1-5, 9-12).Cl 2:6–7 ). 

A boa notícia para o cristão é que Deus quer que você tenha uma vida de excelência. O próprio Jesus disse em João 10:10 que Ele veio para que tenhamos "vida em plenitude". Ou seja, Cristo quer que tenhamos uma excelente qualidade de vida. A definição de qualidade do mundo difere da definição de Jesus. Mas, independentemente disso, Jesus chama Seus seguidores a viverem em um nível mais elevado.

Para avançar para o nível superior, o velho homem deve ser morto. Paulo nos disse em2 Coríntios 5:17, “Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo!”

Quando você vive como luz, você é diferente. A palavra bíblica para isso é santo. Pedro escreveu aos cristãos e lhes disse para "serem santos, assim como Deus é santo".1 Pedro 1:15) E para garantir que não estamos usando palavras que não entendemos, ser santo significa ser separado. A palavra "santo" nos tempos bíblicos era usada para alguém ou algo que foi separado para o uso especial de Deus. Em outras palavras, era diferente das coisas comuns do mundo. Era especial porque foi projetado e usado para Deus. Era diferente!

Renuncio a todos os objetivos egoístas e escolho o objetivo final do amor.  Escolho obedecer aos dois maiores mandamentos: amar o Senhor meu Deus de todo o meu coração, alma e entendimento, e amar o meu próximo como a mim mesmo (ver Mateus 22:37-39; 1 Timóteo 1:5).

1. Como mudar de nível Pelo tipo de decisões que você toma. 

Aqueles que mudam de nível tomam as decisões certas. Tomam decisões de qualidade. Foi isso que mudou a vida de Daniel na Babilônia. Ele se tornou um farol em uma terra estrangeira por causa da decisão de qualidade que tomou. Da mesma forma, a qualidade de vida que você vive é determinada pela qualidade das suas decisões. Então, que tipo de decisões você está tomando? (Dn 1:8; Js 24:15)

Coloquemos nossa fé em Deus e vivamos nossa vida cristã de alto nível.

2. Como mudar de nível Pelo tipo de mudanças que você implementa em sua vida . 

A qualidade das mudanças que você permite em sua vida determinará o tipo de mudanças ou resultados que você obterá. Meu caro leitor, para que sua vida mude para melhor, você também precisa mudar. Então, você está pronto para mudar? Na maioria das vezes, este é o obstáculo para o seu próximo nível. Se você continuar fazendo o que fazia antes, continuará obtendo o mesmo tipo de resultados (Rm 12:2). Então, decida-se a mudar! Esteja disposto a deixar ir o que não está mais funcionando. Pare de se apegar ao que está morto. Há uma vida melhor à sua frente. Há um futuro mais brilhante se você apenas for corajoso para fazer mudanças em sua vida. Embora algumas das mudanças possam ser dolorosas, acredite em mim, elas o levarão a outro nível.

3. A história de Samuel. 


Escrituras : 1 Samuel 1:10-11; 1 Sam. 1:28; 1 Sam. 3:19-21; Jó 5:9

Colocar nossa fé e confiança total em Deus e viver nossas vidas cristãs de alto nível.

É o relato de um menino que nasceu como resultado da oração angustiante de sua mãe, conforme lemos em 1 Samuel capítulo 1, versículos 10 e 11. Enquanto Ana orava,

  • E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.  1 Samuel 1:11


Em outras palavras, ele estaria sob um voto de nazireu por toda a vida, e todos que o vissem saberiam imediatamente que ele havia sido totalmente separado e devotado a Deus. 

Não apenas sua promessa e compromisso com Deus foram um sacrifício incrível de sua parte, mas obviamente o próprio Samuel teve que tomar uma série de decisões ao longo do caminho para fazer sua parte neste cenário. 

Só porque sua mãe o havia dedicado a Deus não significava que ele fosse forçado a cumprir os requisitos dessa dedicação. Vemos isso claramente no exemplo dos filhos de Eli que descaradamente desconsideraram seu lugar e posição como sacerdotes e viveram horrivelmente pecaminosos e ímpios (1 Sam. 2:12-17; 2:27-34).

No caso de Samuel, sua família era da tribo sacerdotal de Levi (2 Crônicas 6:33-38), vivendo entre os efraimitas (1 Sam. 1:1, mas sua mãe não pediu a Deus que ignorasse os filhos de Eli para fazer ele um sacerdote (embora essa seja precisamente a posição que Deus lhe deu (1 Sam. 2:35-36)) 

Quando ela o entregou a Eli, ela simplesmente disse:

1 Sam. 1:28 “Eu também o emprestei ao Senhor; enquanto viver, será emprestado ao Senhor”.

Então, em resposta à dedicação de Ana e à disposição de Samuel de viver como sua mãe desejava, as escrituras afirmam que:

  • E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor. E continuou o Senhor a aparecer em Siló; porquanto o Senhor se manifestava a Samuel em Siló pela palavra do Senhor. 1 Samuel 3:19-21


Essa história também é poderosa porque nos mostra o que é possível por meio de uma abordagem diária, consistente e passo a passo de nossa vida cristã. Na natureza, o crescimento normalmente não acontece em um instante. É apenas uma lenta progressão em direção a um fim último. Nosso fim é a vida eterna. Nosso objetivo é a glória. Nossa esperança é o céu. Nossa progressão é em direção aos portões de pérola.

Conhecemos o conceito, mas precisamos ser constantemente lembrados dele. Temos que viver assim e avançar para o alvo pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus!

Deus está mais do que disposto e capaz de nos mostrar “… coisas grandes e insondáveis, coisas maravilhosas sem número”, como lemos em Jó 5, versículo 9.

Reflexão sobre Vida Cristã de Alto Nível

Veja também

Você pode ser um adulto mais velho como Moisés, ou pode ser uma criança, como Samuel. 

Você pode ser um adolescente como Jose ou um intelectual como Paulo. Não importa. Todos nós temos a oportunidade diante de nós de viver uma vida cristã de alto nível. Para viver uma vida boa, pois Deus nos dá desejo, percepção e sabedoria em Sua vontade.

Se você ouvir Deus falando com você no fundo do seu espírito, siga os exemplos daqueles que mencionei e de tantos outros que vieram antes de nós. Hebreus 12:1 nos diz que estamos cercados por uma grande “nuvem de testemunhas!” 

Pessoas que atenderam ao chamado e abandonaram tudo para obedecer à voz mansa e delicada de Deus que fala em um volume que não podemos ignorar. 

O grupo daqueles que oraram como Jesus: “Não a minha vontade, mas a tua vontade seja feita”. O grupo daqueles que afirmaram: “Toma a minha vida e deixa-a estar, consagrado Senhor a Ti. Tome meus momentos e meus dias, deixe então fluir em louvor incessante; enquanto vivemos uma boa vida



👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)