Jesus se importa.
- ²² E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Lucas 12:22
Você já parou para pensar se Jesus realmente se importa com as pequenas e grandes preocupações da nossa vida? Em Lucas 12:22-23, Ele diz para Seus discípulos que não se preocupem com o que comer ou vestir, nem mesmo com o próprio corpo. Isso nos mostra que Ele se importa, mas nos convida a confiar em Sua providência.
Essa confiança não significa que devemos ser irresponsáveis, mas sim que, após fazermos a nossa parte, devemos entregar as preocupações a Ele, crendo que Ele suprirá todas as nossas necessidades.
1. Jesus se importa, e Suas promessas nos libertam
As promessas de Deus são um alicerce para a nossa fé. Ele nos diz em Hebreus 13:5: "Nunca te deixarei, nem te desampararei." E em 2 Coríntios 1:20, a Bíblia afirma que todas as promessas de Deus em Cristo são "sim" e "amém".
Confiar nessas promessas, mesmo diante das dificuldades, nos traz paz interior e nos fortalece. A paciência e a perseverança podem ser necessárias, mas a espera no Senhor nos permite crescer e nos aproximar Dele.
Como um rio que nutre uma árvore (Jeremias 17:7-8), a confiança em Deus nos sustenta em tempos difíceis, nos libertando da preocupação e nos garantindo que seremos frutíferos. Podemos lançar sobre Ele todas as nossas ansiedades (1 Pedro 5:7) e fardos (Salmo 55:22), porque Ele cuida de nós.
2. As preocupações podem ser um obstáculo para a fé
Em Mateus 13:22, a parábola do semeador nos alerta que as preocupações deste mundo e a sedução das riquezas podem sufocar a Palavra de Deus em nossos corações, tornando-a infrutífera. Estar excessivamente envolvido com as "muitas coisas" da vida, como no caso de Marta em Lucas 10:41, nos impede de focar naquilo que é realmente importante: a Palavra de Cristo.
Em vez de nos desculparmos por nossas prioridades equivocadas (Lucas 14:18), a Bíblia nos convida a entregar nossas preocupações a Deus. Filipenses 4:6 nos instrui a não ficarmos ansiosos por nada, mas a apresentarmos tudo a Deus em oração, com súplicas e ações de graça.
3. A certeza do cuidado de Jesus
Jesus demonstrou Seu profundo cuidado conosco em Sua vida terrena. Ele não é um Deus distante, mas um pastor que conhece e se importa com Suas ovelhas (João 10:11). Ele nos convida a ir a Ele quando nos sentimos cansados e sobrecarregados, prometendo que nos dará descanso (Mateus 11:28).
Em 1 Pedro 5:7, somos encorajados a "lançar sobre ele toda a nossa ansiedade, porque ele tem cuidado de nós." Essa verdade nos dá a certeza de que Jesus se importa com cada detalhe de nossa vida e está sempre pronto para nos ajudar, consolar e guiar.
Veja também
- 5 Características da Coroa da Vitória
- 5 Formas erradas de Cobrir o Pecado
- Por que devemos ter consistência na vida cristã?
Conclusão
Sua maior prova de amor foi dar a própria vida por nós, demonstrando o mais profundo ato de cuidado. Podemos ter a certeza de que Jesus se importa e está ao nosso lado em todos os momentos.
👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!
- Pregação Transformadora: 100 Mensagens Hernandes Dias Lopes
- A jornada da pregação: Do texto ao púlpito
- Como Preparar Mensagens Bíblicas
Compartilhe nas Redes Sociais!



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.