Publicidade

Pregação sobre Falta de Vergonha 2 Timóteo 2:15

  • Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15

Pregação sobre Falta de Vergonha 2 Timóteo 2:15

Vergonha: “uma emoção negativa que combina sentimentos de desonra, indignidade e constrangimento”.

Não é nada difícil encontrar coisas na televisão, na internet que deveriam fazer as pessoas corarem, mas não o fazem. Parece lugar-comum para muitas pessoas a falta de vergonha. Nós vamos ao shopping vemos fotos nas vitrines e paredes. As pessoas postam coisas no Facebook que, ouso dizer, 30 anos atrás, elas teriam vergonha de deixar outras pessoas saberem publicamente

Ninguém deveria gostar de sentir vergonha – doloroso! É melhor sentir a dor da vergonha do que a dor das consequências de más escolhas. Nossa capacidade de sentir vergonha pode ser uma ferramenta poderosa nas mãos do Senhor (Romanos 6:21-23) .

  •  E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.  Romanos 6:21

Quando algumas pessoas pensam em se tornar cristãs, o pensamento que lhes vem à mente é o pensamento de tudo o que elas terão que desistir para se tornarem cristãs.

O cristão foi iluminado para entender se Deus nos diz para fazer algo ou não fazer algo. Eles têm o discernimento para entender que Deus está lhe dizendo isso ou aquilo para o seu próprio bem. Em outras palavras, para interromper os comportamentos autodestrutivos em que você está envolvido.

        O cristão iluminado vê que a única coisa que nossos pecados fizeram foi nos levar à perdição! Morrer espiritualmente!

Publicidade

I. Razões pelas quais sentimos vergonha

        A. Sentimos vergonha Quando sabemos o certo do errado.

Deus projetou o homem para ter uma consciência (Leia João 8:1-9) . Uma jovem caiu em adultério e foi levada para ser apedrejada. Vemos algumas coisas nesta história:

A consciência pode ser ignorada – a jovem sem dúvida sabia que suas ações eram erradas e quais poderiam ser as consequências

Quando Jesus declarou: "Aquele que dentre vós está sem pecado, seja o primeiro que lhe atire uma pedra." Ele tocou suas consciências. “… os que ouviram isso, sendo convencidos por sua consciência, saíram um por um, começando pelo mais velho até o último.”

Esses homens sabiam o certo do errado

        B. Sentimos Vergonha quando sabem de nossos erros

Algumas pessoas não conseguem sentir vergonha até que outras descubram o que fizeram. Quando eles pensam que são os únicos que sabem disso, às vezes o comportamento vergonhoso continua por longos períodos de tempo.

A maioria de nós sabe que devemos manter a casa limpa – nossa consciência nos diz isso! Podemos argumentar que não tivemos tempo para limpar como deveríamos - muito ocupado

Quando de repente você ouve que a visita está a caminho, você se esforça para varrer, guardar a louça, etc. Não queremos que outras pessoas vejam que não temos nossa casa recolhida!

        Deus sabe os nossos erros

            1. Alguns sentem culpa por causa de sua compreensão de Deus.

            2. Quanto mais estudamos a Palavra, mais compreendemos o certo do errado!

II. A Importância do Ensino

Nem sempre aprenderemos a atitude apropriada do mundo (Isaías 5:20-21). O mundo muitas vezes nos ensina a pecar. Existem pessoas no mundo que ensinam os outros a terem vergonha das coisas boas e orgulho das coisas erradas.

Você já viu coisas que estavam erradas retratadas de forma positiva na TV?

                a. O adultério retratado como um momento de ternura entre as pessoas?

                b. Criminosos retratados como mocinhos?

Precisamos das escrituras para nos dizer o certo do errado (Rm 3:20)

                a. Como o homem saberia o que era certo/errado?

                b. Como o homem poderia discernir o pecado da justiça?

                c. O que guiaria sua consciência?

                d. A palavra de Deus!

Por que as crianças aprendem a se sentir culpadas por fazerem certas coisas?

                    i. Se você deixasse uma criança entrar no pote de biscoitos a hora que ela quisesse, ela acharia errado comer biscoitos antes do jantar?

                    ii. Se você nunca ensinasse seu filho a não desperdiçar comida, ele aprenderia a se sentir convencido de que é errado desperdiçar comida?

                    iii. Se nunca lhes ensinássemos a necessidade de ouvir seus pais ou tratar os outros com gentileza, respeito, partilha, etc., eles aprenderiam facilmente que deixar de fazer essas coisas é errado?

                    iv. Eles precisam ser ensinados a sentir vergonha pelo mau comportamento!

O mesmo se aplica ao cristão: É muito comum que novos convertidos aprendam algo e exclamem: “Nunca soube que estava errado”. Sem nunca ouvir que havia uma razão para se preocupar com isso, algumas pessoas podem nunca questionar práticas/crenças em questões de religião.

As pessoas que nunca ouviram o outro lado do argumento podem nunca ter ouvido por si mesmas para ver no que acreditam. Então, em outras palavras, porque nunca lhes disseram que algo estava errado, eles nunca se sentiram convencidos de que não deveriam fazer isso.

Paulo escreveu 1 Cor. para resolver vários problemas que a igreja estava tendo lá: imoralidade sexual, sectarismo religioso, irmãos processando uns aos outros nos tribunais, etc. Paulo escreveu uma carta bastante mordaz, envergonhando-os por sua conduta. Porque eles ficaram sabendo do que Deus tinha a dizer sobre o assunto por meio da carta de Paulo

Importante estudar nossas Bíblias

            1. O cristão precisa crescer (2 Pe 1:5-7)

            2. Crescer para entender melhor a Deus nos ajuda a entender a diferença entre o certo e o errado

            3. O conhecimento da Bíblia nos ajuda a desenvolver uma consciência saudável (repetir)

III. Deixar de Sentir Vergonha no Momento Apropriado é Perigoso!

Por que alguns não sentem vergonha? Algumas pessoas evitam os sentimentos de vergonha por continuar fazendo coisas erradas. Quando isso é feito, a consciência é destruída.

Exemplo: (1 Tim. 5:13; Tiago 3:10) Os cristãos deveriam ter vergonha de falar de certas coisas. Precisa usar o discernimento adequado. Quanto mais esse tipo de fala for tolerado, mais provável é que aconteça (2 Tim. 2:16) - Falar sobre coisas profanas e ociosas

Ignorar a consciência o torna sujeito a dizer ou fazer qualquer coisa para atender aos seus próprios desejos (1 Tm.4:1-2)

                    i. O texto descreve os falsos mestres - aqueles que diriam ou fariam qualquer coisa

                    ii. Não que eles não saibam que estão errados - consciência cauterizada

                    iii. Não se importe que eles estejam levando as pessoas direto para o inferno!

Algumas pessoas evitam os sentimentos de vergonha afundando cada vez mais no pecado. (1 Tm 4:2; Ef 4:19)

                a. Você se lembra da primeira vez que:

                    i. Você tomou uma bebida social?

                    ii. Disse uma mentira?

                    iii. Envolvido em algum outro comportamento imoral (preencha o espaço em branco)?

                b. Uma pessoa não afunda profundamente no pecado da noite para o dia – é um processo lento, muitas vezes gradual, que a princípio passa quase despercebido.

                c. A consciência é como um despertador. Quantos já não o ouvem?

Algumas pessoas evitam os sentimentos de vergonha recusando-se a ouvir a Deus (Mateus 13:14-15) (versículo um pouco fora de contexto)

No início, essas pessoas sabiam que precisavam ouvir o Senhor. De alguma forma, com o tempo, eles pararam de ouvir e fecharam os olhos para que não pudessem mais ver a verdade!  Eles deveriam ter vergonha de rejeitar seu Messias – a palavra de Deus claramente identifica Jesus como tal! Eles perderam a vergonha e isso lhes permitiu negar a verdade!

 O perigo de não sentir vergonha: A imoralidade sexual/impureza da Igreja pode resultar de ignorarmos nossa consciência. (1 Cor. 5:1-6) Homem entre os cristãos em Corinto estava tendo um relacionamento inapropriado com a esposa de seu pai. A igreja em Corinto não se comoveu com isso - conscientemente tolerou esse comportamento. Este homem aparentemente não se envergonhou disso e nem a igreja - como eles toleraram.  Este perigoso de dois pontos de vista: Porque este homem não sentiu vergonha, ele permaneceu em seu pecado. Como a igreja não sentiu vergonha e continuou a estender a comunhão a esse homem, eles arriscaram enviar a mensagem de que era permitido que outros fizessem o mesmo! Uma vez que eles disciplinaram este homem, ele se arrependeu e eles o levaram de volta

Ignorar a própria consciência cria um ambiente propício ao erro religioso (Êxodo 32:1-25)

“ Ora, quando Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão não o havia contido, para vergonha deles no meio de seus inimigos)” (Êxodo 32:25 )

Falha em sentir vergonha:

            1. A falta de vergonha afetará o modo de vestir

                a. Traje modesto exigido (1 Tm 2:9-10)

                b. Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, eles sentiram alguma vergonha, mas por causa de sua falta de entendimento, ao perceberem sua nudez, costuraram folhas de figueira para se cobrirem.

            2. A falta de vergonha afetará como você fala e suas ações (2 Pedro 2:12-14)

                a. Chamados de “bestas brutas” – eles não têm vergonha!

                b. Falar mal de coisas que eles não entendem

Pregação sobre Falta de Vergonha Gênesis 2:25

Veja também

  1. Como você se prepara para o culto?
  2. Deus deseja ser adorado Êxodo. 34:14
  3. O que fazer quando você é perseguido por ser cristão. Mateus 5:10-12

Conclusão:

            1. A vergonha, devidamente orientada pela Bíblia, pode ser benéfica

            2. Pode nos guiar para fazer o que é certo

            3. Considerando que a vergonha guiada pela sabedoria do mundo pode nos desviar.

            4. Como você está nessas áreas

Se você pecou, ​​você destruiu seu relacionamento com o Senhor - vergonhoso. Se você tiver a atitude adequada, desejará corrigir essa situação.




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)