Pergunta de Deus para você: "A quem enviarei"? Isaías 6:8
• O profeta Isaías recebeu sua comissão de Deus por volta de 740 a.C. Isso aconteceu, de acordo com Isaías 6:1, no ano em que Uzias morreu.
Qual é o contexto de Isaías 6? O contexto de Isaías 6 ilustra a convicção, a purificação e o chamado de Isaías
- ⁸ Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Isaías 6:8
"A quem enviarei"
• Isaías demonstra as atitudes que todos nós precisamos para sermos servos eficazes de Deus.
• Hoje, quando Deus diz: “a quem enviarei”, estamos preparados para atender a esse chamado?
• Vamos, então, examinar cuidadosamente Isaías 6 para que possamos dizer: “Eis me aqui! Envia-me a mim."
Publicidade
Este é um versículo inspirador que registra a resposta de Isaías ao chamado que Deus lhe deu. Mas é muito mais do que isso; o significado de Isaías 6:8 também nos mostra como devemos responder quando Deus nos chama.
Isaías 6:8 apresenta um processo prático para responder ao chamado de Deus. É um processo frequentemente ignorado, mas que pode mudar vidas.
1. Para atender ao Chamado é Preciso passar por uma Purificação
Isaías é um dos livros mais significativos da profecia e um dos livros mais importantes da Bíblia.
Em Isaías 6, vemos o início da obra de Isaías como profeta. Isaías descreve uma visão na qual vê o Senhor sentado no trono do templo. Esta é uma cena incrível, e Isaías fica rapidamente comovido naquele momento. Ele reconhece quão santo Deus é e quão impuro Ele é. ( Isaías 6:5 )
Foi naquele exato momento que “um dos serafins voou até ele com uma brasa viva na mão, que havia tirado do altar com uma tenaz. Com ela, tocou a boca [de Isaías] e disse: ‘Veja, isto tocou os seus lábios; a sua iniquidade foi removida, e o seu pecado foi perdoado.’” (Isaías 6:6-7)
Este é o primeiro passo para aplicar Isaías 6:8 às nossas vidas. Precisamos reconhecer nossa pecaminosidade e nos voltar para Deus.
Isaías ouviu a voz do Senhor. Você sabe por que Isaías não pôde ouvir a voz de Deus durante todo esse tempo? Qual boca ele usará para responder a Deus? Os lábios impuros?
Se olharmos dessa perspectiva, Ele viu Deus, Ele sabia que era impuro, Ele pediu perdão, Um anjo veio e purificou seus lábios e expiou seus pecados, e agora Ele podia ouvir Deus.
O ponto final só poderia ter acontecido porque havia uma cascata do versículo 1: Veja Deus (Tenha um Encontro com Ele); entenda e Reconheça seus Pecados; Seja Purificado, Purificado e Tornado Completo; finalmente, tenha o Relacionamento Pai-Filho com Deus quando você puder falar com Ele e se relacionar com Ele.
2 A quem enviarei"? Envia-me a mim
Voluntário Oferece Seu Serviço
Deus clamou: “A quem enviarei? E quem irá por nós?”, Isaías pôde responder com entusiasmo, alegria e plena confiança: “Eis-me aqui. Envia-me!” E Deus o enviou! Pela graça e inspiração de Deus, Isaías tornou-se um dos maiores profetas de Israel e é até conhecido hoje como “o evangelista do Antigo Testamento”. (Veja Isaías 7:14 e 8:2, 6)
Romanos 10:14-21 – Deus se agrada de usar a instrumentação de pregadores humanos para proclamar Sua verdade de uma forma que O glorifique e cumpra Seus propósitos.
Estamos disponíveis para servir a Deus? Somos voluntários dispostos? Não deve ser difícil conseguir pessoas para servir em diversas funções na igreja local; aqui, Isaías se oferece antes mesmo de ouvir a descrição do cargo; se apresenta como um cheque em branco – assim como o profeta Samuel: “Eis-me aqui, envia-me”. No final do dia, você quer olhar para trás e ver que sua vida teve valor?
Também ouvi a voz do Senhor, que dizia: "Quem enviarei?" Deus está procurando um mensageiro digno, disposto a servi-Lo fielmente. Aquele que O proclamará e a Sua palavra por todo o mundo.
Ele estava procurando a pessoa para enviar, Ele quer alcançar o mundo e está ansioso para fazê-lo por meio de pessoas dispostas. Deus sabe de todas as coisas porque Ele nos criou.
Ele conhece a pessoa que O serve fielmente e aqueles que O servem com os lábios, mas espera que corações preparados se manifestem. O coração dessas pessoas deve ser purificado e ansiar por Deus e pelas coisas do Seu reino.
3. Envia-me, Hoje!
O mundo continua cheio de pessoas que precisam conhecer Jesus Cristo como Senhor e Salvador. O plano de Deus para realizá-lo inclui cada um de nós.
Nosso Senhor Jesus nos deu a Grande Comissão pouco antes de ascender de volta ao Seu trono celestial. Mateus 28:19-20.
Romanos 12:6-8 nos diz que Ele nos deu dons únicos, como profetizar, servir, ensinar, encorajar, dar, liderar e mostrar misericórdia.
A ideia de vocação é baseada em passagens bíblicas, como em 1 Coríntios 12:12, que fala sobre o corpo de Cristo, onde cada membro tem um papel e uma função específica, e em Efésios 2:10, que afirma que Deus preparou boas obras para que os cristãos as realizem.
A vocação para obra de Cristo não se limita a um grupo específico de pessoas, e que todos os cristãos são chamados a servir a Deus e à sua missão de alguma forma, independentemente da sua posição ou habilidades.
• Isaías 1:4-7
• I Timóteo 1:12-17
• Colossenses 3:17
Entre as principais orientações que se encontram nas Escrituras, destacam-se a amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo (Mateus 22:37-39), a buscar a santidade e a evitar o pecado (1 Pedro 1:15-16), e a proclamar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as nações (Mateus 28:19-20).
Fazer a vontade de Deus não significa que a vida será fácil ou livre de desafios, mas a promessa é que Ele estará conosco e nos dará força e direção para enfrentar as dificuldades.
A vontade de Deus é sempre para o nosso bem-estar e para a glória Dele.
• Isaías 1:8
• I Crônicas 28:9
• Salmo 51:12
Veja também
- Esquecendo das coisas que atrás ficam Prossiga para o alvo Filipenses 3:13-14
- Como são as Igrejas que Prosperam? Tito 1:5-9
- Teu coração está bem com Deus?
Conclusão
Você e eu podemos ter certeza de que seremos capazes de saber quando um chamado vem de Deus .
Mas — e este é um ponto importante — devemos começar com a disposição de ouvir a Deus e receber o que o Senhor tem a dizer.
Deus não chamou Isaías até que este compreendesse a santidade de Deus, sua própria pecaminosidade e recebesse a expiação de Deus. Do transbordar de seu coração, Isaías estava disposto a fazer o que Deus quisesse dele, estava disposto a ouvir e receber.
👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!
Compartilhe nas Redes Sociais!

Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.