Publicidade

Estudo Bíblico sobre Joel 2:28 - Derramarei o meu Espírito

 Estudo Bíblico sobre Joel 2:28

  • E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Joel 2:28

O dia do Senhor significará a vinda do Espírito (2:28-29).Esta vinda do Espírito havia sido profetizada por outros profetas também. Outros profetas do AT criaram expectativa que quando Israel fosse restaurado à terra, haveria um derramamento do Espírito (ver Ezequiel 36:26-29; Isaías 32:14-18; 44:3-5). Joel ensina que esse derramamento seria sobre todos e incluiria revelação espiritual

Publicidade

Há três teorias sobre o uso de Joel por Pedro:

1. Pedro está dizendo que Joel é completa e espiritualmente cumprido pelos eventos de Pentecostes.

2. Pedro está dizendo que Joel é parcialmente cumprido pelos eventos de Pentecostes.

3. Pedro não está dizendo que Joel está sendo cumprido, mas simplesmente traçando um paralelo com a expectativa futura do trabalho do Espírito Santo e o que está acontecendo em seus dias.

A citação de Pedro de Joel 2:28-32 em Atos 2:16-21 é um texto significativo para nossas tentativas de definir a relação entre Israel e a Igreja e compreender o programa escatológico de Deus. Questões essenciais sobre o texto de Joel incluem quão ampla é sua aplicação, como interpretar seu apocalíptico sentido, e se foi cumprido no dia de Pentecostes, quando Pedro o citou.

A melhor visão é que Pedro vê o Pentecostes como  uma amostra do derramamento do Espírito Santo sobre “toda a carne”, mesmo que haja mais da profecia que resta cumprir. O Espírito Santo veio de uma nova maneira após a ressurreição de Jesus, mas isso não significa que não há mais do Espírito Santo por vir. 

O que Aprendemos em Joel 2:28?

Joel começa o versículo 28 dizendo: “E acontecerá”. Outra maneira de dizer isso é "no decorrer do tempo." Joel está dizendo que em algum momento no futuro Deus derramará Seu Espírito sobre todas as pessoas. 

O Espírito é essencial para a vida espiritual. Em Efésios no capítulo 1, aprendemos que o Espírito Santo é o selo da salvação. A profecia do Testamento sobre o Espírito foi cumprida no Pentecostes.

Pedro citou Joel em Atos 2:16–21 

Derramar o Espírito indica que o Espírito foi dado em abundância. 

  • No Antigo Testamento, o Espírito foi derramado sobre pessoas específicas por um tempo específico para Israel. 
  • No Novo Testamento o Espírito foi derramado sobre todos os crentes para sempre. A obra do Espírito mudou no Pentecostes. 
  • No Antigo Testamento, o Espírito foi a prova de que Israel era o povo escolhido de Deus. No Novo Testamento, as promessas de a Nova Aliança foram preenchidas. 

Se você crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus e você se arrependeu de seu pecado e segue a Cristo, seus pecados estão perdoados. No dia do
Senhor, você estará com Cristo e terá o Espírito Santo em você quando escolher seguir a Cristo.

O que Joel quer dizer é que o derramamento do Espírito é para todos, para todos. Joel vai além do Espírito para descrever o dia de o Senhor.

Atos 2:6 a 24 cuidadosamente, descobrimos que Pedro está aplicando Joel 2:28 ao que estava acontecendo quando ele falou naquele dia para as multidões. a passagem consiste em um discurso, implorando aos judeus aceitarem a Cristo como seu Salvador. 

Aparece no contexto (Atos 2:6-24) que Pedro quis dizer que Joel 02:28 foi cumprido em que um grande número de  pessoas estavam ouvindo a dele e dos outros apóstolos mensagens em um grande número de idiomas diferentes e, despertando como do sono desta nova luz, estavam destinados a começar a espalhá-lo para outros. 

Observe que o discurso de Pedro foi proferido no próprio dia em que o Espírito Santo foi derramado sobre os Apóstolos. Descobriremos que o Espírito de Profecia declara-enfatizam tal derramamento - para o propósito de testemunho futuro - como sendo o principal significado de Joel 2:28

Esse versículo é considerado pelos cristãos como uma profecia do derramamento do Espírito Santo que ocorreria no dia de Pentecostes, quando os discípulos de Jesus receberam o Espírito Santo e começaram a falar em línguas estranhas (Atos 2:1-4). 

Essa experiência espiritual marcou o início da igreja cristã e continua a ser uma parte importante da vida dos cristãos até hoje.

Além disso, Joel 2:28 também pode ser interpretado como uma promessa de que Deus derramará o seu Espírito sobre todos os povos, independentemente da idade, sexo ou posição social. Essa promessa é vista por muitos como uma indicação da universalidade do amor de Deus e da sua disposição de se comunicar com todos os seres humanos, independentemente de quem eles sejam.

Paulo e Joel: o chamado para a salvação (Romanos 10:9-13)

Uma vez que entendemos como Pedro está usando Joel, o uso de Paulo também faz sentido. 

Paulo usa este versículo como uma maneira de apontar ao fato de que a salvação por meio de Cristo está aberta a todos, tanto judeus e gentios, se invocarem o Senhor. 

Como nós temos visto, esta passagem sugere a inclusão de todos coma frase “toda a carne” e Paulo vê implícita na afirmação “quem” um caminho de salvação que está aberto tanto para judeus quanto para judeus.ao gentio. 

A oferta gratuita de Joel de salvação do julgamento de Deus em Joel 2 é oferecido a qualquer um que invocar Jesus para salvação.

Paulo escreveu em Gálatas 3:28–29 

  • Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:28,29

Paulo também diz em Efésios 4:4–6  

  • Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Efésios 4:4
Estudo Bíblico sobre Joel 2:28

Veja também

Profecias, Sonhos e Visões

Joel continua dizendo que “seus filhos e suas filhas profetizarão, seus velhos sonharão sonhos, e os vossos jovens terão visões.  Deus falando através de sonhos e visões está associada à profecia no Antigo Testamento. 

Um exemplo disso está em Números 12:5–7 

  • E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Números 12:6

Visões e sonhos eram dois meios pelos quais Deus revelava Sua vontade aos profetas. Os sonhos, visões e profecias serviram para autenticar a presença do Espírito e que Deus estava com eles





👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)