Publicidade

5 Características dos crentes verdadeiramente fiéis.

Como são os crentes verdadeiramente fiéis.  

  • Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja.1 Coríntios 4:17

    •Precisamos demonstrar como uma congregação saudável causa impacto para Cristo e como os verdadeiros cristãos vivem sua fé.

    • Hoje, veremos cinco maneiras pelas quais isso foi feito e como podemos agradar a Deus dessa maneira.

Publicidade

Crentes verdadeiramente fiéis:

1. São Servos

Jesus também ensinou a importância de servir aos outros (Mateus 20:20-28).

Alguns discípulos estavam preocupados em ser “grandes”. Jesus explicou que a verdadeira “grandeza” vem de ser servo.

Devemos aprender a servir aos outros também (Filipenses 2:1-4; Gálatas 5:13; 6:9-10; João 12:26).

Esse chamado para o serviço é uma expressão da nossa gratidão e amor a Deus, que nos salvou e nos chamou para participar do seu reino.

Jesus Cristo é o exemplo supremo de serviço, como Ele mesmo disse: "Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Marcos 10:45). Ele veio para servir aos outros e nos chamou a fazer o mesmo

2. Resistem as aflições

Chamados a resistir e enfrentar essas adversidades com fé e esperança em Deus.

Jesus disse em João 16:33: "No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo". Essas palavras de Jesus mostram que as aflições fazem parte da vida, mas Ele venceu o mundo e, por isso, podemos ter esperança em meio às dificuldades.

O apóstolo Paulo também escreveu sobre as aflições em Romanos 8:35-37: "Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou". Paulo mostra que, mesmo em meio às aflições, somos mais que vencedores por meio do amor de Cristo.

3. Permanecem firmes

    • Eles se tornaram exemplos para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. I Tessalonicenses 1:3-9

  • Eles permaneceram firmes na esperança - vs. 3.
  • Eles permaneceram firmes em sua fé - vs. 8
  • Eles eram firmes em sua crença no SC-vs. 10

Os crentes são chamados a permanecer firmes na fé e a confiar em Deus em todos os momentos, mesmo em meio às adversidades. 

Em Efésios 6:13, o apóstolo Paulo diz: "Por isso, tomem toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e, depois de terem feito tudo, permanecer firmes". Paulo nos lembra da importância de estarmos preparados espiritualmente para resistir em meio aos momentos difíceis e permanecer firmes em nossa fé.

4. Ensinam as escrituras

Os crentes têm o dever de ensinar as Escrituras para outras pessoas, compartilhando o conhecimento e a sabedoria que receberam de Deus. Em Mateus 28:19-20, Jesus ordenou aos Seus discípulos: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei". Essa é uma responsabilidade que se estende a todos os crentes, que devem levar a mensagem do Evangelho e ensinar os mandamentos de Deus.

Além disso, a Palavra de Deus nos exorta a ensinar as Escrituras em diversas passagens. 

Em Deuteronômio 6:6-7, por exemplo, Deus ordenou aos israelitas: "Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão em seu coração. Você as ensinará com diligência a seus filhos e falará delas quando estiver sentado em sua casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar".

 Esse versículo mostra a importância de ensinar a Palavra de Deus para as gerações futuras, e que isso deve ser feito de forma constante e consistente.

5 Características dos crentes verdadeiramente fiéis. I Tessalonicenses 1:3-9

Veja também

  1. Vivendo o próximo nível de vida cristã João 10:10
  2. Características de um cristão com autocontrole
  3. Como a Igreja pode mostrar sua Lealdade a Cristo? I Coríntios 5

5. São Submissos a Deus

Quão difícil é deixar a carne e viver de acordo com o Espírito - Romanos 8:5

Idolatria é qualquer coisa que rivalize com Deus no primeiro lugar em nossas vidas.

Dinheiro, Prazer, Família.

  • (2 Coríntios 11:2-3) Deus é um Deus zeloso.
  • (Mateus 22:37) Ame a Deus com seu coração, alma e mente.

A submissão é um tema importante na vida cristã e se refere à atitude de humildade e respeito que os crentes devem ter em relação a Deus. 

Em Tiago 4:7, está escrito: "Portanto, sujeitem-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês". Esse versículo mostra que a submissão começa com a sujeição a Deus e a Sua vontade. Os crentes devem reconhecer que Deus é o Soberano do universo e devem obedecer a Sua Palavra.


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)