O que é Mordomia Cristã?
A palavra "mordomo" (grego: epitropos) implica responsabilidade delegada. Não somos donos, mas mordomos daquilo que Deus colocou em nossas mãos.
É uma resposta ao amor de Deus, revelado em Cristo, usando todos esses dons para o cumprimento da missão de Cristo no mundo. O mordomo cristão administra e cuida de todos os recursos que Deus deu, usando-os para o construção do reino de Deus.
É o reconhecimento da soberania de Deus através da criação e é um agradecimento resposta à bondade de Deus e ao seu dom mais precioso que já recebeu, 'a redenção do mundo por nosso Senhor Jesus Cristo'.
Pode ser definido como tudo o que faço...com tudo o que tenho...o tempo todo...depois de
disseram “eu creio”.
No sentido mais literal da palavra, um “mordomo” é uma pessoa contratada para administrar o patrimônio de outra pessoa. Mordomia, portanto, é o processo pelo qual cuidamos daquilo que não é nosso em nome da pessoa a quem pertence. Quando consideramos o lugar do ser humano na criação de Deus, descobrimos que o ser humano foi chamado para sermos mordomos de toda a criação.
Qual é o significado de Mordomia Cristã?
Mordomia cristã é um conceito que se refere à responsabilidade dos cristãos em administrar os recursos que Deus lhes concedeu de forma sábia e diligente. É a compreensão de que tudo o que possuímos, incluindo nossos talentos, tempo, habilidades e recursos financeiros, é um presente de Deus e devemos usá-los de acordo com a vontade dele.
Os fundamentos da mordomia
▪ Tudo vem de Deus.“Você pode dizer a si mesmo: “Meu poder e a força das minhas mãos produziram esta riqueza para mim”. (Deuteronômio 8:17)
▪ O que temos está sob nosso controle apenas por um tempo (chegamos a este mundo sem nada, saímos sem nada).
▪ Isso nos coloca na posição de mordomos.
▪ Um mordomo é uma pessoa encarregada de algo que pertence a alguém outro.
▪ O mordomo deve prestar contas do uso que faz de tudo o que é confiado a ele. “Prestem contas da vossa gestão” (Lucas 16:2).
I. Mordomia no Novo Testamento
- Gerenciando trabalhadores – Mateus 20:8
- Cuidando de uma criança – Gálatas 4:2
- Gerenciando a casa de outra pessoa – Lucas 12:42-44
- Proclamando o Evangelho – 1 Coríntios 9:17; Colossenses 1:25
- Deus lhe deu suas habilidades (Mateus 25:15)
- Deus lhe deu seu tempo (Efésios 5:16; Colossenses 4:5)
II. Características de um Bom Mordomo
- Obediente – Gênesis 44:1-2; Lucas 12:42
- Fiel – 1 Coríntios 4:2
- Prudente – Lucas 12:42
- Diligente mesmo quando o mestre não está presente – Lucas 12:45-46
- Ele não pode ser um mordomo indiferente (Mateus 6:24)
III. Mordomia Espiritual
- O Mistério de Deus – 1 Coríntios 4:1
- O Ministério do Evangelho – 1 Coríntios 9:17
- A Multifacetada Graça – 1 Pedro 4:10
Somos administradores, não proprietários
A primeira vocação do ser humano é “ter domínio” sobre a criação de Deus. Os seres humanos foram dada mordomia daquilo que não é deles, mas de Deus. Responderemos a Deus pela forma como exercemos este domínio, esta mordomia. Nós nos alienamos de Deus consumindo as coisas boas de Sua criação, em vez de cuidar deles.
Deus nos fornece os meios e oportunidades para “possuir”. Uma vez que as coisas que tratamos como sendo nossos próprios não são realmente nossos, mas de Deus, devemos administrá-los, isto é, cuidar deles, de maneira de acordo com a vontade de Deus e não apenas para satisfazer nossos próprios desejos. No entanto, o ponto é ainda mais amplo. Pois nossa mordomia não abrange apenas bens materiais. Isto envolve muito mais do que isso.
Veja também
- Veja Como Preparar Estudos Bíblicos para Grupos.
- Estudo Bíblico sobre louvor e adoração e música.
- Sugestões para Ordem do Culto (Liturgia)
Mordomia Cristã Financeira da Casa do Senhor
A mordomia cristã financeira do tesouro da igreja refere-se à administração responsável e sábia dos recursos financeiros que são confiados à igreja pelos membros e pelos doadores externos. Isso inclui a arrecadação e o gerenciamento de fundos, o orçamento, as despesas, os investimentos e a prestação de contas.
Os líderes da igreja têm a responsabilidade de gerir os recursos financeiros da igreja com integridade, transparência e responsabilidade. Eles devem ser diligentes em garantir que os recursos sejam usados de maneira sábia e em linha com os objetivos da igreja e com a vontade de Deus.
A mordomia cristã financeira da igreja também inclui a prática da generosidade e da contribuição para as necessidades da comunidade local e global. A igreja deve ser um exemplo de generosidade e comprometimento com a obra de Deus, contribuindo com parte dos recursos financeiros para ajudar aqueles que estão em necessidade e para avançar a missão da igreja.
Por fim, a igreja deve prestar contas aos membros e à comunidade sobre como os recursos financeiros foram arrecadados e usados. A transparência e a prestação de contas são essenciais para manter a confiança e a credibilidade da igreja.
Precisamos ser mordomos. Mordomia cristã do tempo, da vida, da família, saber como fazer a doutrina da mordomia
- Pregação Transformadora: 100 Mensagens Hernandes Dias Lopes
- A jornada da pregação: Do texto ao púlpito
- Como Preparar Mensagens Bíblicas
Compartilhe nas Redes Sociais!


