Publicidade

Pregação: O Cântico de Ana! 1 Samuel 2:1-11

Pregação: O Cântico de Ana! 1 Samuel 2:1-11

Embora 1Samuel 2:1–10 seja uma oração, ela é comumente chamada de “Cântico de Ana” por causa de suas qualidades líricas e semelhanças com outros hinos do AT (os Cânticos de Moisés e Miriam em Êxodo 15; o Cântico de Débora em Juízes 5; e especialmente o Cântico de Davi em 2 Samuel 22). A canção de Ana  lembra muito o Magnificat de Maria em Lucas 1.

Na verdade, muitos estudiosos acreditam que Maria estava muito familiarizada com o cântico de louvor de Ana a Deus e modelou sua canção depois disso.

Publicidade

A Alegria do Senhor Samuel 2:1 

Não se esqueça do contexto - Ana acabou de deixar seu filho Samuel com Eli, o sumo sacerdote, para viver com ele e ser criado na casa do Senhor para nunca mais voltar para casa. 

Ela poderia ter saído chorando, mas, em vez disso, saiu regozijando-se - e começou a cantar um cântico de louvor. 

O Povo de Deus tem um canto de louvor

Como observou um comentarista: “O mundo não entende a relação entre sacrifício e cântico, como o povo de Deus pode cantar seu caminho para o sacrifício e sacrificar seu caminho em cantar”. Isso é algo que vemos ao longo das páginas das Escrituras -➢ Antes de ir para o jardim onde seria preso e eventualmente crucificado—Jesus cantou um hino com Seus discípulos (Mt 26:30);➢ Paulo e Silas cantaram hinos ao Senhor depois de terem sido espancados e jogados na prisão em Filipos (Atos 16:20–26).

Como o povo de Deus pode encontrar alegria em circunstâncias difíceis e até mesmo louvar a Deus em meio de dor-Porque colocamos Sua glória antes de nosso prazer e felicidade temporal - e mantemos nossos olhos na eternidade. 2 Coríntios 4:17-18 

E assim, Ana, ao oferecer seu filho ao Senhor, não teve pena de si mesma por não poder mantê-lo  para si mesma - ela viu seu sacrifício como uma bênção e isso a fez se alegrar. 

  • Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. 1 Samuel 2:1

Então, Ana está louvando a Deus por tirá-la do desespero da esterilidade e dar-lhe um nova força. Basicamente, ela está agradecendo a Deus por salvá-la de seu inimigo (Penina ) - que é o que ela significa dizer: “Regozijo-me com a tua salvação”. A palavra “salvação” é yeshua (“o Senhor é a salvação”)—e será o nome do Messias quando Ele veio - Jesus.

  • Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.1 Samuel 2:2 

Neste versículo Ana está louvando a Deus por Sua singularidade em comparação com todos os deuses deste mundo - Existe apenas um Deus verdadeiro - o Deus da Bíblia - o SENHOR Deus Todo-Poderoso - e isso torna nosso Deus único.

O Cântico de Ana

 Esse cântico foi entoado por uma mulher chamada Ana, que havia orado fervorosamente por um filho, e sua oração foi finalmente respondida por Deus. Neste cântico, Ana expressa sua gratidão a Deus por sua fidelidade e amor. Vamos refletir sobre o que podemos aprender com as palavras de Ana.

1 - Deus é o Senhor da vida (versículos 1-3):

Ana começa seu cântico proclamando que seu coração se regozija no Senhor (versículo 1). Ela reconhece que Deus é o Senhor da vida e que somente Ele tem o poder de dar e tirar a vida. Ana também reconhece a soberania de Deus e Sua habilidade de julgar o mundo com justiça. Essa compreensão da grandeza de Deus nos ajuda a colocar as coisas em perspectiva e a viver com um senso de humildade e reverência diante Dele.

2 - Deus atende as orações dos humildes (versículos 4-8):

Ana continua seu cântico, proclamando que Deus ouve as orações dos humildes. Ela testifica de que mesmo sendo uma mulher estéril e desprezada por sua rival, Deus ouviu sua oração e lhe deu um filho. Ana também declara que Deus exalta os humildes e abaixa os orgulhosos. Através da história da Bíblia e da nossa própria experiência, podemos ver a fidelidade de Deus em responder às orações daqueles que se humilham diante Dele e confiam em Sua bondade.

3 - Deus é o nosso protetor e provedor (versículos 9-11):

Por fim, Ana proclama que Deus é nosso protetor e provedor. Ela afirma que Ele guarda os pés dos Seus santos e quebrará os arcos dos ímpios. Ela também reconhece que Deus nos dá força e provê para as nossas necessidades. Como Ana, podemos confiar em Deus como nosso protetor e provedor em todas as circunstâncias da vida.

Pregação: O Cântico de Ana! 1 Samuel 2:1-11

Veja também

  1. Desânimo: Em Cristo, temos grande paz, alegria, paciência e salvação! Números 14:9
  2. Protegidos pelo Anjo do Senhor Êxodo 14:19
  3. Quando Tudo Parece Perdido!

Conclusão:

Devocional: O cântico de Ana é uma poderosa expressão de gratidão e louvor a Deus por Sua fidelidade, amor e provisão. Através da compreensão de que Deus é o Senhor da vida, ouve as orações dos humildes e é nosso protetor e provedor, podemos encontrar encorajamento e esperança em nossas próprias vidas. Que possamos aprender com Ana a colocar nossa confiança em Deus e louvá-Lo por Sua bondade e fidelidade.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)