Publicidade

Ó Senhor, apressa-te em ajudar-nos! Salmo 70

 Ó Senhor, apressa-te em ajudar-nos! Salmo 70

 “Ó Senhor, apressa-te em ajudar-nos”. É um salmo urgente, não é? 

“Apressar” (70:1, 5; 71:12) traduz uma palavra hebraica incomum que ocorre apenas uma vez fora dos Salmos (1 Samuel 20:38). Ocorre nos Salmos 22:19; 38:22; 40:13 (= 70:1); e 141:1.

O título do salmo (“para um memorial”) também é encontrado no Salmo 38. Talvez o salmo foi cantado em conjunto com um sacrifício que ajudaria a “lembrar” o Senhor do pedido do salmista (cf. Levítico 2:2; 24:7; 1 Crônicas 16:4).

Publicidade

Apressa-te em ajudar-nos

Quatro vezes neste Salmo pedimos a Deus que se mova mais rapidamente. “Ó Deus, apresse-se para nos salvar; Ó Senhor, apressa-te em ajudar-nos… vem depressa a mim, ó Deus… Ó Senhor, não te demores”.

Não há nada de errado com a ideia de pedir a ajuda de Deus agora. Se sabemos que estamos com problemas e sabemos que não podemos ver uma solução para o que quer que estejamos lidando, pode-se pedir a Deus para trabalhar rapidamente e agora em nossas vidas. 

Lembre-se que Deus sabe de todas as coisas. Portanto, pedir a Deus para trabalhar agora não é um lembrete para Deus que conhece nossos problemas, mas um lembrete para nós mesmos de que a solução para nossos problemas vem de Deus

Vencer os inimigos

O foco  está naqueles que querem prejudicar Davi. Ele está dizendo em efeito, "Que seus planos de me ferir sejam colocados em tal confusão, que eles se transformem em vergonha".

Nos versículos 2 e 3, o salmista clama a Deus para que seus inimigos sejam envergonhados e confundidos. O salmista sabe que ele não é forte o suficiente para lutar contra seus inimigos, mas confia que Deus pode protegê-lo e derrotá-los.

Se é o objetivo de Deus que façamos a diferença para Ele, então também devemos confiar que o mesmo Deus tornará possível que Sua vontade seja feita. 

Ao mesmo tempo, nós confiamos que Deus cuidará de qualquer resistência que tenhamos de enfrentar em nossas vidas. Oramos por essa resistência porque mesmo que Deus saiba os resultados do que vai acontecer, não sabemos. 

Com efeito, estamos pedindo a Deus que torne óbvio para nós que aqueles que querem se opor à vontade de Deus sejam detidos. Dessa forma, a vontade de Deus pode ser feita por meio daqueles de nós que Ele tem chamado para sair e fazer a diferença para Ele.

Memorial de louvor

O versículo 4 é, na verdade, um chamado para aqueles de nós que confiam em Deus para louvá-Lo. Isso também é um memorial.

O salmista reconhece que Deus é grande e poderoso, e convida todos aqueles que buscam a Deus a se alegrarem Nele

O que isso significa na prática? Significa apenas que devemos gritar um monte de "Aleluias" quando vamos à igreja no domingo? Esse não é o problema. 

O ponto é que nós somos gratos por como Deus guia nossas vidas e de vez em quando paramos para expressar essa gratidão a Deus. Não fazemos isso só por amor a Ele. Fazemos isso para nos lembrar que Deus está orientando nossas vidas e até mesmo como testemunha para os outros ao nosso redor da bondade de Deus.

Pobre e necessitado; vem depressa a mim, ó Deus.  

Davi se descreve aqui como pobre e necessitado. O termo "pobres e necessitados" não se refere à nossa situação financeira. É o fato de nós percebemos que somos pecadores e não temos destino eterno no céu sem conhecer o fato de que precisamos e dependemos de Deus todos os dias de nossa vida. Esse é o ponto aqui.

Na verdade, esse versículo é um final perfeito para esta lição. Lembre-se que o ponto principal desta é sobre o que é preciso "praticamente" para viver a vida cristã. Sim trata-se de viver para fazer a diferença para Deus. Mas essa vida não vem do desenho nas nossas próprias forças, mas "na força de Deus".

Nós, como crentes, também somos pobres e necessitados, mas é Deus quem deseja trabalhar através de nós para fazer a diferença para Ele. Esse é o ponto deste versículo e esse é o ponto principal. 

Ó Senhor, apressa-te em ajudar-nos! Salmo 70

Veja também

  1. Buscai as coisas do alto. Colossenses 3:1
  2. O Perigo do Esquecimento - Deuteronômio 4:9
  3. Pregação: E se o meu Povo, que se Chama pelo Meu Nome 2 Crônicas 7:14
  4. +100 Assuntos Bíblicos para Pregação e Estudos.

Conclusão

O Salmo 70 é um salmo de súplica onde o salmista clama a Deus por ajuda e proteção em meio a uma situação de aflição e perseguição. Ele reconhece a grandeza e a bondade de Deus, e confia em Sua ajuda e libertação. Este salmo pode ser um grande encorajamento para todos nós quando enfrentamos situações difíceis em nossas vidas, nos lembrando de que podemos confiar em Deus e em Sua ajuda.




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)