Publicidade

Os que Confiam no Senhor não se Abalam Salmos 125:1

Os que Confiam no Senhor não se Abalam Salmos 125:1

  • Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Salmos 125:1

O Salmo 125 é um dos salmos conhecidos como “Cânticos de Degraus (Ascensão)." Os Salmos 120-134 são chamados de “Salmos do Peregrino”. Eles foram cantados por aqueles que viajaram (e assim “ascendeu”) ao templo para as festas anuais. Cada salmo é uma “parte” no caminho. 

Jerusalém fica em uma colina cercada por muitas outras colinas que servem para ajudar na sua fortificação. 

Publicidade

Neste Salmo, o Salmista usa como ilustração as montanhas que cercam Jerusalém, que lembra como Deus envolve Seu povo. Jerusalém é completamente cercada por montanhas. Isso dá uma certa segurança aos moradores, pois para chegar Jerusalém você tem que vir pelas montanhas, tenda da rocha.

No Salmo 125, vemos uma imagem gráfica de nosso Senhor firme e forte, como uma cordilheira, envolvendo Seu povo com proteção contínua e estável que dá paz (cf. Is 54:10;Fp.4:7). 

 Aqueles que colocam sua confiança nEle, Ele fará com que permaneçam firmes e fortes para sempre. Ele protege especialmente o monte Sião, uma vez que o reivindicou como seu (cf. Heb. 12:22; Joel3;17,18). 

Essas belas imagens expressam o fato de que nossas almas eternas e imortais sempre serão cercadas pelo Senhor, mesmo nos céus. Enquanto permanecemos em nossos corpos terrenos, no entanto, podemos esperar provações e tribulações. O Senhor não enviará provações em nosso caminho que não possamos superar, “para que o justo não pode suportar e cair em pecado” (125:3; 1 Coríntios 10:13). 

Ao contrário, aqueles que eram fracos e sucumbiram à tentação, de modo que se afastaram para andar (continuamente) pelos caminhos tortuosos, não permaneceriam. Eles seriam levados embora, como um cativo sofredor. Na verdade, aqueles que vivem no pecado, são como prisioneiros condenados à morte.

Três bênçãos desfrutadas pelo povo de Deus são estabilidade, segurança e paz. 

Quando vivemos uma vida de fé e confiança em Deus, então através desse relacionamento recebemos dEle, estabilidade, segurança e paz. Fora de um relacionamento com nosso Pai Celestial, simplesmente não temos estabilidade permanente, segurança e paz. 

Os versículos 4 e 5 são orações por justiça - a recompensa do bom e a punição dos maus. “Bom” é o gozo prático, material e cultural da paz. Mas “bom” também é a qualidade moral das pessoas que são confiantes (v. 1), justas (v. 3) e retas de coração (v. 4). A bondade deles não é superficial. As pessoas que são censuradas no versículo 5 seguiram caminhos tortuosos.

O Salmo 125 é um convite para confiar no Senhor e na sua proteção, mesmo quando enfrentamos situações difíceis. Este Salmo nos lembra que Deus é nosso protetor e que a confiança em seu poder nos torna inabaláveis. Neste sermão, vamos dividir o Salmo em três tópicos: A Confiança na Proteção do Senhor, A Firmeza na Fé e a Paz para Israel.

A Confiança na Proteção do Senhor:

"Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre" (v. 1). Este versículo nos ensina que aqueles que confiam em Deus não serão abalados pelas circunstâncias. Deus é o nosso protetor, e ele nos guarda do mal. Ele nos mantém firmes mesmo diante das dificuldades. "O Senhor é teu guardião; o Senhor é a tua sombra à tua direita" (v. 5).

A Firmeza na Fé:

Assim como o monte Sião é uma imagem de estabilidade, também devemos ser firmes na nossa fé. "Não cedam os cetros dos ímpios sobre a sorte dos justos" (v. 3). Devemos permanecer firmes em nossa fé, não importa o que aconteça. Mesmo que as pessoas más tentem nos desencorajar, devemos permanecer fiéis ao Senhor e confiar que ele nos protegerá. "Mas os que se desviam por caminhos tortuosos, o Senhor os banirá com os malfeitores" (v. 5).

A Paz para Israel:

O Salmo 125 termina com uma promessa de paz para Israel: "Paz sobre Israel!" (v. 5). Isso mostra que a proteção de Deus não é apenas para indivíduos, mas também para comunidades inteiras. Quando confiamos no Senhor e somos firmes em nossa fé, podemos experimentar a paz que só Deus pode nos dar. "Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia" (Isaías 26:3).

Os que Confiam no Senhor não se Abalam Salmos 125:1

Veja também

  1. Sobre a Rocha ou Sobre a Areia? Mateus 7:24-27
  2. Pregação: Quem cuida de você não dorme Salmos 121:4
  3. Pregação As Misericórdias do Senhor Lamentações 3:22,23
  4. +100 Assuntos Bíblicos para Pregação e Estudos.

Conclusão:

O Salmo 125 nos lembra que a proteção do Senhor está disponível para todos aqueles que confiam nele. Quando somos firmes em nossa fé, podemos enfrentar as tempestades da vida com coragem e confiança. Podemos experimentar a paz que só Deus pode dar, sabendo que ele é nosso protetor e guardião. Que possamos confiar sempre no Senhor e em sua proteção, assim como o monte Sião é inabalável, assim também seremos inabaláveis na proteção de Deus.




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)