Pregação A Missão de Jesus e a nossa Missão Lucas 4:18,19
Qual é a nossa missão como discípulos de Cristo?
- ¹⁸ O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os contritos de coração,¹⁹ A proclamar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4:18,19
Cristo é ungido no presente, para o nosso bem. Ele aumentará a unção sobre Seu povo para andar nos mesmos milagres, sinais e maravilhas que Ele mesmo andou.
O espírito de profecia nos dá coragem para perseverar no dia da glória e da provação
O ministério de Jesus e a missão que Ele veio cumprir na Terra. Neste versículo, Jesus cita as palavras do profeta Isaías para descrever Sua própria missão.
1. Para realizarmos Missões Precisamos Ser Revestidos do Espírito do Senhor (Lucas 4:18a)
No início de Lucas 4:18-19, Jesus cita o profeta Isaías para descrever como o Espírito do Senhor O ungiu para pregar as boas-novas aos pobres, curar os corações quebrantados, proclamar a libertação aos cativos e a recuperação da vista aos cegos.
Isso mostra que a obra de Jesus não foi simplesmente uma obra humana, mas foi capacitada pelo Espírito do Senhor. Isso nos ensina a importância de buscar o Espírito Santo para nos guiar em nossa própria missão na Terra.
Lucas 4:18 sinaliza o início do ministério de Jesus. Depois das narrativas de batismo e tentação, o leitor aprende que Jesus volta para a Galiléia no poder do Espírito e começa a ensinar nas sinagogas com grande louvor (Lc 4:14-15).
Lemos o que Jesus disse em Lucas 4:18-19, tirado de Isaías 61:1-2. Uma passagem muitas vezes referida como Jesus resumindo Sua missão, e ao fazer, qual deve ser nossa missão.
O Espírito está sobre mim na pregação, porque Jeová me ungiu desde o ventre (Lucas 1:35), e no batismo, com o Espírito “sem medida” e permanentemente “permanecendo” em Mim (Isaías 11:2; João 1:32; João3:34; Salmo 45:7; 1 Reis 1:39, 1 Reis 1:40; 1 Reis 19:16; Êxodo29:7). “Ungido” como Messias, Profeta, Sacerdote e Rei
2. O Objetivo das Missões deve ser anunciar boas novas (Lucas 4,18)
Esta “boa nova” encontra a sua expressão particular na palavra traz para os pobres. Jesus diz que “trará boas novas aos pobres”.
Esse foco nos pobres aparece mais dez vezes em Lucas. Em cada caso, o texto chama a atenção para o ministério de Jesus aos pobres. Os pobres são abençoados (6:20). Os pobres são o assunto das boas novas (7:22). Eles são convidados para o banquete quando outros convidados não aparecem (14:13; 14:21).
Não apenas economicamente pobres, mas para aqueles que também estão na pobreza espiritual e moral.
3. Missões para Curar os quebrantados de coração (Lucas 4,18)
Ao mencionar que foi enviado para curar os quebrantados do coração, Jesus estava se referindo a uma missão que Ele veio cumprir na Terra, que era a de trazer a cura e o alívio para as pessoas que sofriam com aflições emocionais.
Essa mensagem de Jesus é extremamente poderosa, pois mostra que Ele veio para atender às necessidades das pessoas em todas as áreas da vida, não apenas no aspecto espiritual, mas também no emocional e físico.
Essa é uma mensagem de esperança e de conforto para todos aqueles que estão passando por momentos difíceis e precisam de ajuda para superar seus desafios.
Portanto, a citação "enviou-me a curar os quebrantados do coração" é uma declaração de amor e compaixão de Jesus por toda a humanidade, demonstrando que Ele está sempre presente para nos ajudar a superar nossas dificuldades e nos trazer a cura e a paz que tanto precisamos.
4. Missões para proclamar liberdade aos cativos (Lucas 4:19)
Não apenas os presos, mas também prisioneiros do pecado. Seja esse vício, ódio, violência, hipocrisia, inveja, ganância e muitos outros pecados. Proclamar liberdade aos prisioneiros da riqueza e prisioneiros da tradição e do legalismo.
É interessante que Lucas só usa a palavra para liberação ( aphesis ) para significar "perdão dos pecados". A palavra tem a conotação de libertação, liberdade, remissão, como assim como o perdão.
O anúncio de Jesus lembra que examinemos nossas vidas em busca de todas as formas de controle, poder, acusação e culpa nos mantêm cativos. Os crentes devem honestamente se perguntar o que nos mantém cativos e até que ponto irá se libertar daquele cativeiro nos prepara para mais emocionantes e poderoso serviço completo.
5. Missões para “recuperação da vista para os cegos.” (Lucas 4:19)
Não apenas para cegueira, mas todos os problemas físicos, mentais e sofrimento emocional.
Esse entendimento indica a necessidade de a igreja abraçar esta proclamação por si mesma.
Enquanto não houver muitos que podem sair e curar aqueles que estão literalmente cego, a igreja pode agir de modo a ser uma luz para outros para ver a obra do reino de Deus em Jesus.
6. Missões “para libertar os oprimidos” (Lucas 4:19)
Não apenas os oprimidos, mas também os aflitos, oprimido e aflito.
Jesus se baseia em uma rica base bíblica da tradição de Deus ao lado dos oprimidos. “O Senhor é uma fortaleza para os oprimidos” (Sl 9:9) e aquele “que exerce e faz justiça aos oprimidos” (Sl 146:7). Mais exatamente, o povo de Deus conheceu a opressão quando eles foram cativos no Egito. A libertação final de Deus veio a história central para o povo escolhido de Deus.
A palavra hebraica para opressão tem estreita afinidade com a palavra para pobres. Esta palavra nunca tem algum inanimado objeto como seu sujeito; ao contrário, sempre se refere a pessoas. A opressão não reflete um estado estático de ser, mas uma experiência vivida pelas pessoas. Opressão significa não poder decidir o caminho da vida.
7. A missão de Jesus e a nossa missão (versículo 19)
No segundo tópico, Jesus continua a citar Isaías para descrever Sua própria missão. Ele afirma que foi enviado para proclamar o ano aceitável do Senhor. Isso se refere ao ano do jubileu, no qual todas as dívidas eram perdoadas e todos os escravos eram libertados.
Isso mostra que a missão de Jesus era trazer a libertação e a redenção aos cativos do pecado e da opressão. Sua missão foi cumprida na cruz, onde Ele pagou o preço pelos nossos pecados e nos libertou do poder do pecado e da morte.
E a nossa missão?
Devemos levar Jesus afirmando que essa é a hora da aceitação do Senhor. Isso nos lembra que a mensagem de Jesus requer uma resposta de nossa parte.
Devemos aceitar Sua mensagem de libertação e redenção e nos entregar a Ele completamente. Devemos ser transformados pela obra do Espírito Santo em nossas vidas e viver de acordo com a vontade de Deus e cumprir a grande comissão de pregar o evangelho a todas as nações
Veja também- Sermão sobre Missões: Passa à Macedônia, e ajuda-nos! Atos 16
- O Deus da da Sarça Ardente, "EU SOU", te chama. Êxodo 3
- Missões Urbanas em busca do Arrependimento Atos 17:30
Conclusão:
Lucas 4:18-19 nos lembra da missão de Jesus e de nossa resposta a Sua mensagem. Devemos buscar a orientação do Espírito Santo em nossas vidas e aceitar a obra que Jesus fez por nós na cruz. Somente através de Sua obra podemos encontrar libertação e redenção verdadeiras. Que este salmo seja uma inspiração para nossas vidas, nos lembrando de viver em resposta à missão de Jesus.
- Pregação Transformadora: 100 Mensagens Hernandes Dias Lopes
- A jornada da pregação: Do texto ao púlpito
- Como Preparar Mensagens Bíblicas
Compartilhe nas Redes Sociais!


