Publicidade

A árvore se conhece pelo seu fruto Lucas 6:43-45

As Árvores e seus Frutos Lucas 6:43-45

  •  Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. Lucas 6:43

O fruto espiritual é simplesmente a expressão externa de uma mudança interna que está sendo guiada pelo espírito Santo. 

Seu fruto revela externamente o que aconteceu em seu coração.

Quando você se torna um cristão, Deus coloca Seu Espírito Santo dentro de você para ajudá-lo a “andar como Jesus andou." O Espírito Santo fará com que o fruto cresça em sua vida, se você permitir. Mas você precisa fornecer o "bom solo" e você precisa estar disposto a ouvir e a fazer o que Deus lhe disser.

Também você precisa estar disposto a fornecer fertilizante e água diariamente por meio de seu estudo da Bíblia e buscando a vontade de Deus através da oração.

Publicidade

 Jesus nos convida a refletir sobre a importância de nossas palavras e ações, revelando a verdadeira natureza de nossos corações. A metáfora da árvore e seus frutos nos oferece uma valiosa lição sobre a importância de nutrirmos um coração transformado. 

Ao dividirmos este sermão em três tópicos principais, examinaremos (1) A identificação da árvore pelos seus frutos, (2) A relação entre o coração e as palavras e (3) A necessidade de cultivarmos um coração bom.

I. A Identificação da Árvore Pelos Seus Frutos (Lucas 6:43-44)

Quais são os frutos que você tem produzido? Que tipo de árvore você reflete?

Nos versículos 43 e 44, Jesus nos ensina: "Porque não há árvore boa que dê mau fruto, nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto". 

Essas palavras nos alertam sobre a importância de discernir a verdadeira natureza de alguém pelos frutos que produz. 

Assim como uma árvore é reconhecida pelos frutos que carrega, nós também somos identificados pelas obras que realizamos e pelo impacto que causamos na vida dos outros. É essencial avaliarmos nossas ações e examinarmos se estamos produzindo frutos bons e edificantes, refletindo assim a natureza transformada que Deus deseja em nós.


II. A Relação Entre o Coração e as Palavras e Ações (Lucas 6:45a)

Qual tesouro há em seu coração? Como tem sido suas palavras e atitudes?

No versículo 45a, Jesus afirma: "O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal". Essas palavras nos revelam que as palavras e as ações que praticamos são reflexo direto do que está armazenado em nosso coração. 

O que falamos reflete nossa verdadeira natureza interior. Se nosso coração estiver cheio de bondade, amor e compaixão, nossas palavras serão edificantes e cheias de graça. No entanto, se nosso coração estiver cheio de maldade, inveja e raiva, nossas palavras serão prejudiciais e destrutivas. 

É necessário lembrar que nossas palavras têm o poder de impactar vidas, portanto, devemos cultivar um coração transformado para que nossas palavras e ações sejam fontes de bênçãos e encorajamento.


III. A Necessidade de Cultivarmos um Coração Bom (Lucas 6:45b)

Na segunda parte do versículo 45, Jesus conclui: "Porque do que há em abundância no coração, disso fala a boca". Essa afirmação nos leva a uma profunda reflexão sobre a necessidade de cultivarmos um coração bom. 

Se desejamos que nossas palavras e ações sejam benéficas e agradáveis a Deus, devemos nutrir nosso coração com as verdades e ensinamentos de Deus. 

Devemos permitir que o Espírito Santo trabalhe em nós, transformando-nos de dentro para fora. 

O cultivo de um coração bom requer uma busca constante da presença de Deus em nossas vidas, através da oração, leitura da Palavra e comunhão com outros crentes. Somente assim poderemos produzir frutos bons e sermos uma bênção para aqueles ao nosso redor.

As Árvores e seus Frutos Lucas 6:43-45

Veja também

  1. A Promessa do Pai Celestial João 6:37
  2. Estabelecendo Três Metas essenciais para Vida Cristã
  3. Pregação sobre Usos e Costumes
  4. +100 Pregações para Culto de Homens (Varões)

Conclusão:

A passagem de Lucas 6:43-45 nos exorta a refletir sobre a verdadeira natureza de nossos corações. Somos chamados a avaliar nossas palavras e ações, pois elas revelam quem somos interiormente. Que possamos buscar constantemente a transformação do nosso coração, permitindo que Deus remova tudo o que é maligno e plante em nós as sementes da bondade, amor e compaixão. Que nossas palavras e ações sejam um testemunho vivo do trabalho de Deus em nós, produzindo frutos bons e glorificando o nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Que assim vivamos uma vida que reflita a verdadeira natureza de um coração transformado. 




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)