Publicidade

Pregação sobre Erros: Como Lidar e Evitar

Pregação sobre Erros: Como lidar e Evitar

Um tema importante em nossa caminhada cristã: os erros que devemos evitar. Ao longo da Bíblia, encontramos exemplos de pessoas que cometeram erros e sofreram as consequências. Vamos explorar cinco desses erros e aprender com as lições deixadas por personagens bíblicos. Que o Espírito Santo nos guie e nos ajude a evitar esses erros em nossa própria vida.

Publicidade

I. Devemos Examinar o que Somos Ensinados (1 João 4:1; Atos 17:11)

A primeira atitude necessária para lidar com os erros é a responsabilidade de examinar cuidadosamente tudo o que somos ensinados. A Palavra de Deus nos adverte a testar os espíritos para verificar se as doutrinas estão alinhadas com a verdade de Deus. Os bereanos, em Atos 17, são um exemplo de como devemos ser diligentes em estudar as Escrituras para confirmar a veracidade do que nos é ensinado.

II. Devemos Opor-se ao Erro (Efésios 5:11; 2 Timóteo 4:5)

Em segundo lugar, como seguidores de Cristo, devemos nos opor ativamente ao erro. A Bíblia nos exorta a não ter comunhão com as obras infrutíferas das trevas, mas a reprová-las. Devemos ter coragem e ousadia para enfrentar as falsas doutrinas e práticas que se afastam da verdade bíblica. Não devemos ser passivos ou coniventes com o erro.

    • Nós o ignoramos pensando que ele irá embora/ Jer. 6:14.
    • Incentivamos isso adicionando combustível à chama? Prov. 26:20-28..
    • Nós odiamos isso? David disse que odiava todos os caminhos falsos. Sal. 119:104.
    • Nós nos posicionamos contra isso? Atos 15:2; Judas 3

III. O Erro Pode Parecer Inofensivo (Mateus 7:15; 2 Coríntios 11:13-15)

Outra lição importante é que o erro nem sempre se apresenta de forma óbvia ou ameaçadora. Às vezes, ele se disfarça sob aparências inofensivas ou atraentes. Jesus nos alerta para estarmos atentos aos falsos profetas, que podem surgir como ovelhas, mas, por dentro, são lobos devoradores. Paulo também adverte que Satanás pode se transformar em anjo de luz, e seus ministros, em ministros da justiça. Portanto, devemos estar vigilantes e discernir a verdade.

IV. O Erro Pode Trabalhar Disfarçado (2 Pedro 2:1; Judas 4)

O erro pode trabalhar sorrateiramente em nossas vidas e comunidades de fé. Pedro e Judas nos alertam sobre falsos mestres que introduzem doutrinas perniciosas, negando o Senhor que os resgatou. Essas influências enganosas podem minar a fé e a santidade, e é nosso dever estar atentos para não sermos envolvidos por suas artimanhas.

V. Devemos Marcar e Evitar o Erro (Romanos 16:17; Tito 1:9, 11; 3:10)

A Palavra de Deus é clara em relação a como devemos tratar o erro. Devemos marcar aqueles que causam divisões e escândalos contrários à sã doutrina, evitando cair em suas ciladas. Ao percebermos o erro em nossos meios, devemos corrigir com amor e firmeza, tendo em vista a restauração e a edificação mútua.

VI. O Exemplo de Paulo na Luta Contra o Erro (Filipenses 3:2; 4:9; 2 Timóteo 2:17-18; 4:14)

O apóstolo Paulo nos deixa um exemplo notável de como combater o erro. Ele advertiu incansavelmente contra falsos ensinamentos e instruiu a igreja a permanecer firmes na fé. Paulo resistiu ao erro e encorajou outros a seguirem o caminho da verdade, mesmo enfrentando desafios e oposições.

VII. Não Devemos Ajudar o Erro de Forma Alguma (2 João 9-11)

Por fim, devemos ter consciência de que não devemos cooperar, apoiar ou contribuir com o erro de forma alguma. A Palavra de Deus é clara ao advertir que, se recebemos em nossa casa ou saudamos aqueles que trazem falsas doutrinas, nos tornamos participantes de suas obras malignas. Nossa postura deve ser firme e inabalável na verdade

5 Erros que você precisa evitar

I. O Erro de Desobedecer a Deus - Adão e Eva

O primeiro erro que devemos evitar é o de desobedecer a Deus. No relato de Adão e Eva no Jardim do Éden (Gênesis 3:1-6), vemos como a desobediência trouxe consequências devastadoras para toda a humanidade. Eles decidiram desobedecer à instrução clara de Deus e comer do fruto proibido. Como resultado, foram expulsos do Jardim e experimentaram a separação de Deus. Devemos aprender a importância de obedecer a Deus em todas as áreas de nossas vidas e evitar o erro de desobediência.


II. O Erro de Desonrar a Deus - Moisés

O segundo erro é o de desonrar a Deus. Moisés, um grande líder e servo de Deus, cometeu esse erro quando, em um momento de frustração, desobedeceu a uma ordem de Deus diante do povo de Israel (Números 20:8-12). Por sua desonra, Moisés não foi autorizado a entrar na Terra Prometida. Devemos ter cuidado para não permitir que a frustração ou a impaciência nos leve a desonrar a Deus. É importante mantermos nossa reverência e obediência ao Senhor em todas as circunstâncias.


III. O Erro de Falta de Fé - Israel no Deserto

O terceiro erro é a falta de fé. Vemos esse erro no relato de Israel no deserto, quando, ao enviar doze espias para explorar a Terra Prometida, a maioria deles relatou medo e falta de confiança em Deus (Números 13:27-14:10). Como resultado, o povo se rebelou contra Deus e teve que enfrentar as consequências dessa falta de fé, sendo obrigado a vagar pelo deserto por quarenta anos. Devemos aprender a confiar em Deus em todas as circunstâncias e evitar o erro de falta de fé.


IV. O Erro de Ceder à Tentação - Davi

O quarto erro é ceder à tentação. O rei Davi, um homem segundo o coração de Deus, cometeu esse erro ao se envolver em adultério com Bate-Seba e tentar encobrir seu pecado (2 Samuel 11:1-12:14). As consequências foram devastadoras para Davi e sua família. Devemos estar vigilantes e resistir à tentação, mantendo nossos corações puros diante de Deus e evitando os erros que podem resultar da cedência à tentação.

  • O pecado causa sofrimento (Provérbios 13:15)
  • Traz dificuldade para nossos filhos (Êxodo 34:7)
  • Contribui para a decadência da sociedade (Mateus 5:13-16)
  • Pode causar a perda de outros que nos seguem (Gênesis 6:5,6)

V. O Erro de Negar a Cristo - Pedro

O quinto e último erro é o de negar a Cristo. Pedro, um dos discípulos mais próximos de Jesus, cometeu esse erro durante o julgamento de Jesus, negando-O três vezes por medo (Mateus 26:69-75). Pedro sentiu um profundo remorso por sua negação e, posteriormente, se arrependeu sinceramente. Devemos aprender com o erro de Pedro e estar dispostos a confessar e testemunhar nossa fé em Cristo, mesmo diante de circunstâncias desafiadoras.

5 Erros que Você deve Evitar

Veja também

  1.  3 Motivos para Abençoar seu Inimigo
  2. 27 Coisas que os Seguidores de Jesus devem Fazer
  3. 5 Coisas que Deus Espera de Você
  4. +100 Temas para Ministrar a Palavra de Deus

Conclusão:

  • Jesus veio para revelar a verdade e o caminho (João 8:32; 14:6)
  • O Espírito Santo revelou toda a verdade (João 16:13; 2 Timóteo 3:16)
  • Podemos ler e entender as palavras de Deus (Efésios 3:3-5)
  • Eles não são muito difíceis de obedecer (1 João 5:1-4)

Ao examinarmos esses cinco erros cometidos por personagens bíblicos, podemos aprender valiosas lições para nossas próprias vidas. Devemos evitar os erros de desobedecer a Deus, desonrá-Lo, falta de fé, ceder à tentação e negar a Cristo. Em vez disso, devemos buscar a obediência, a honra, a fé, a resistência à tentação e a confissão sincera de nossa fé em Cristo. Que o Espírito Santo nos capacite a evitar esses erros e a viver vidas que glorificam a Deus. Que possamos aprender com os erros dos outros e buscar uma vida de santidade e retidão em Cristo.




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)