Publicidade

O que fazer quando estiver Sentindo-se sobrecarregado?

 Sentindo-se sobrecarregado?

  • Problemas em casa?
  • Problemas no seu trabalho?
  • Problemas na escola?
  • Problemas no nosso país?
  • Problemas na igreja?

Desanimado?

  • por causa da impiedade?
  • por causa da apatia?
  • por causa de fardos?
  • por causa da solidão?
  • por algum outro motivo?

Por que ficamos desanimados? Por causa do fracasso espiritual 

Publicidade

Quando a vida parece esmagadora e você se sente sozinho em sua jornada de fé, é fácil cair no desânimo. Você não é o único a passar por isso. O profeta Elias, um gigante na fé, também se sentiu sobrecarregado. Depois de uma vitória poderosa sobre os profetas de Baal, ele fugiu com medo e, em sua solidão, disse a Deus: "Só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida" (1 Reis 19:10b).

A resposta de Deus a Elias nos ensina lições valiosas para superar o desânimo.

1. Você não é o único

Depois que Jezabel matou os profetas do Senhor, ela ameaçou Elias, e ele fugiu e pediu para ser morto (1 Reis 19:1-4).

Quando o Senhor lhe perguntou o que ele estava fazendo em Horebe, juntamente com outras coisas, Elias disse: “Só eu fiquei; e procuram tirar-me a vida” (1 Reis 19:10b).

A sensação de isolamento pode nos fazer acreditar que somos os únicos a lutar pela fé em nosso ambiente. Elias pensou que estava sozinho. Mas Deus o corrigiu, revelando que havia 7.000 pessoas que não se curvaram a Baal.

Se você se sente sozinho em seu trabalho, na escola ou em sua vizinhança, lembre-se que Deus conhece cada um dos Seus. Há milhares de cristãos vivendo retamente e honrando a Deus, mesmo que você não os veja. Não permita que a solidão distorça a realidade da igreja de Cristo.


2. O seu papel é semear, não colher

O desânimo muitas vezes surge quando não vemos resultados imediatos. Noé pregou por 100 anos, mas salvou apenas 8 pessoas. No entanto, ele não desistiu. Ele sabia que sua responsabilidade era pregar a verdade, não garantir a conversão de todos.

Não, ele continuou pregando. (2 Pedro 2:5)

Nossa responsabilidade é semear a semente, e Deus dará o crescimento. (1 Coríntios 3:6ss)

Nossa missão não é controlar os resultados, mas ser fiel na semeadura. Você está plantando a semente do evangelho através de suas palavras e ações? Está convidando seus amigos para a igreja e para estudar a Bíblia? Concentre-se em sua fidelidade, e confie que Deus é quem dará o crescimento.


3. Lembre-se das vitórias passadas

Quando o desânimo bater, olhe para trás. Elias precisava se lembrar da vitória espetacular que Deus lhe deu sobre os profetas de Baal. Assim como Elias, você pode se fortalecer ao recordar as vitórias que Deus já te deu:

    • A salvação do pecado através do evangelho.

    • As orações que Ele respondeu.

    • As tentações que você superou pela graça dEle.

    • Os momentos em que você se sentiu fraco, mas a força de Cristo se manifestou em você.

O hino  ("Conte suas bênçãos") nos encoraja a "contar suas muitas bênçãos, uma por uma", para que nos surpreendamos com o que o Senhor fez.

Deus nos deu vitória sobre nossos pecados passados ​​quando humildemente obedecemos ao evangelho de Cristo (1 Coríntios 6:9-11; Romanos 6:17-18) e permitimos que Cristo governasse nossas vidas (Colossenses 3:15).

4. Concentre-se em Jesus, não nos seus problemas

A história de Pedro andando sobre as águas é um lembrete poderoso. Ele andou sobre o mar enquanto mantinha os olhos em Jesus, mas quando olhou para as ondas, começou a afundar. O desânimo é como as ondas: quando nos concentramos em nossos problemas, afundamos em preocupação e desânimo.

Volte seu olhar para Jesus, o "autor e consumador da nossa fé" (Hebreus 12:2-3). Ele suportou a cruz por você. Não permita que as dificuldades o sobrecarreguem. Leve toda a sua ansiedade a Deus em oração, pois Ele cuida de você (Filipenses 4:6-7; 1 Pedro 5:7). A paz que excede todo o entendimento virá sobre você.


5. Deus ainda tem trabalho para você

Quando Elias quis desistir, Deus o lembrou que ainda havia um propósito para ele. Da mesma forma, Deus tem um trabalho para você. Fomos "criados em Cristo Jesus para boas obras" (Efésios 2:10). Em vez de focar nos fracassos do passado, corra em direção ao alvo, sabendo que Deus o capacitou para fazer o bem.

Além disso, busque e ofereça encorajamento mútuo. A vida cristã não deve ser vivida em isolamento. Precisamos uns dos outros para nos encorajar diariamente, para que não endureçamos em nosso pecado (Hebreus 3:12-13).

Não importa quão grande seja a sua luta, lembre-se das promessas de Deus e de sua nova identidade em Cristo. Você não é um fracasso. 

O que fazer quando estiver Sentindo-se sobrecarregado?

Veja também

  1. Os Pecados Que Crucificaram Jesus
  2. Por que devemos Servir a Deus?
  3. Saiba porque você precisa examinar-se a si mesmo. 2 Coríntios 13:5

Conclusão

Você é um filho de Deus criado para sentar-se com Cristo no céu (Efésios 2:6-7). Você não precisa ficar preso "no fundo do poço". Pela graça de Deus, você pode vencer.

Qual desses pontos você precisa aplicar em sua vida hoje para superar o desânimo?

Não ficarei preso “no fundo do poço” porque fui criado para sentar-me com Cristo (Ef. 2:6-7)!

Eu não vou ficar preso

Lá no fundo do poço!


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)