Por que o Cristão deve ir ao Culto?
Quão vital é o Culto para o cristianismo do Novo Testamento?
Alguns têm falsas expectativas em relação ao Culto, decorrentes de ideias errôneas sobre seu propósito. Talvez nossos Cultos nunca sejam tão significativas quanto deveriam ser até que entendamos melhor o propósito de realizá-las.
• Precisamos de Cultos para louvor, oração e encorajamento.
• Precisamos para ensino, instrução e extensão.
1. O Crente deve ir ao Culto porque é lugar de Adoração
No Culto de adoração é onde Deus se encontra com seu povo. “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18.20.)
Nossa adoração é o caminho da salvação. “Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor.” (2 Coríntios 4.5) e nEle há vida (João 1.4.) Encontramos conforto e força em nossa adoração. “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas em glória por Cristo Jesus” (Filipenses 4.19.)
Na adoração, aprendemos a maneira mais sábia de viver. “Por meio dos teus preceitos eu consigo entendimento... A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho.” (Salmo 119.104-105.)
Em nossos Cultos de adoração, encontramos aqueles que cuidam de nós. “Se um membro é honrado, todos os membros se alegram com ele.” (1 Coríntios 12.26.). Ao adorarmos juntos, damos um bom exemplo para nossos filhos. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22.6.)
No Culto de adoração há tempo para meditação, orações e cânticos. “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis à tua vista, ó Senhor, rocha minha e redentor meu.” (Salmo 19.44.)
No Culto de adoração, a palavra de Deus é estudada. “Eles perseveravam na doutrina dos apóstolos.” (Atos 2.42) “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Timóteo 3.16.)
Em nosso encontro para adorar ao Senhor, Deus dá suas bênçãos. “Bem-aventurados os que habitam em tua casa” (Salmos 84.4.). “No meio da congregação te cantarei louvores” (Hebreus 2:12).
Não apenas ritual ou cerimônia. Não apenas para observar “os atos de adoração”, mas para louvor, adoração e devoção a Deus. Talvez não passemos tempo suficiente em nosso Culto louvando a Deus por Sua majestade e misericórdia.
2. O Crente deve ir ao Culto porque lugar de Crescimento na Palavra
Era um lugar onde epístolas completas eram lidas e discutidas por mestres cristãos (Colossenses 4:16).
Grande parte desse ensino é descrito como colocar “em lembrança” coisas conhecidas antes (1 Coríntios 4:17; 2 Timóteo 2:14; 2 Pedro 1:12; Judas 5). Esta é uma função vital das nossas Cultos hoje.
• Esta é a edificação dos cristãos (Efésios 4:16).
• O Culto é “para provocar ao amor e às boas obras” (Hebreus 10:24).
• Os cristãos precisam de encorajamento.
• Eles precisam saber que os outros os compreendem e se importam.
3. O Crente deve ir ao Culto porque é Lugar de repreensão e doutrina
“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns, antes façamos admoestações uns aos outros, e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia” (Hebreus 10:25).
• A disciplina deve ser administrada “quando estiverdes reunidos” (1 Coríntios 5:4).
• Isto acontece depois que todos os outros meios falharam (Mateus 18:15-17).
• A repreensão e a repreensão têm lugar no Culto (2 Timóteo 4:2).
• Aqueles que pecam devem ser repreendidos (1 Timóteo 5:20).
• Portanto, ser levado para o “galpão de lenha” é um propósito a ser atendido pela Culto.
4. O Crente deve ir ao Culto porque a Principal função do Culto é a Evangelização
O Culto, portanto, é um lugar para declarar o Evangelho como “o poder de Deus para a salvação” (Romanos 1:16). “Para que agora ...a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida pela igreja” (Efésios 3:10).
É um lugar para “pregar a palavra” (2 Timóteo 4:2). A evangelização não se limita ao Culto; ela deve ser feita o tempo todo por todos os membros da igreja.
Infelizmente, ao longo dos anos, alguns tentaram minimizar esse propósito do Culto dizendo: “o Culto é para cristãos” ou “devemos nos reunir para edificar e sair para evangelizar”.
A Bíblia fala especificamente de descrentes no Culto; e os descrentes precisam ser evangelizados (1 Coríntios 14:23).
A missão da igreja é cumprir a missão que Cristo tinha quando estava na terra; e isso é dado especificamente como “buscar e salvar os perdidos” (Lucas 19:10).
• O negócio NÚMERO UM da igreja do Novo Testamento é a evangelização.
• É concebível que a igreja não consiga cuidar de seus negócios principais quando se reúne?
• Essa ideia também promove o egoísmo.
• Ela cria em nós o desejo de ser servido em vez de servir.
• Este não é o espírito de Cristo (Mateus 10:28; Filipenses 2:3-5).
Conclusão
• Talvez nossa maior necessidade seja perceber que Deus é aquele a quem devemos agradar, os outros são aqueles a serem servidos, e que o que obtemos de qualquer Culto depende muito de termos o propósito certo em nossos corações para estarmos ali em primeiro lugar.
• Junte isso a colocar no Culto nosso próprio interesse pela salvação.
• Nossa alma depende do Culto como parte de nossa vida e foca em seus objetivos e missão.
• A Culto é importante para você?
👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!
- Pregação Transformadora: 100 Mensagens Hernandes Dias Lopes
- A jornada da pregação: Do texto ao púlpito
- Como Preparar Mensagens Bíblicas
Compartilhe nas Redes Sociais!



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.