Jovem: Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade Eclesiastes 12:1
- ¹ Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer; Eclesiastes 12:1
Este versículo marca uma grande transição da alegria e das advertências do capítulo 11 para o retrato sério do envelhecimento e da morte em Ec 12:2–7 .
Salomão transita do prazer de “ ver o sol ” ( Ec 11:7 ) para a aproximação da morte.
A preparação para o fim da vida deve começar mesmo na juventude.
1. Jovem: Lembra-te do Teu Criador
Lembre-se ( zakar ; Lxx - mimnesko ) e também do seu Criador ( bara' ; Lxx - ktizo ) - Salomão muda os mandamentos de " alegrai-vos e removei a tristeza" para "lembrai-vos " , " lembrai-vos do vosso Criador antes que seja tarde demais".
" Lembrai -vos" é um mandamento e na Septuaginta é "mimnesko" no imperativo aoristo , um mandamento que significa "Apenas Faça!" e, em última análise, um mandamento que pecadores egoístas (todos nós) não podem obedecer com nossas próprias forças, mas que exige dependência contínua do Espírito Santo para obedecer .
A carne caída não quer se lembrar de Deus, mas rejeitar a Deus!
O modo padrão de todos os homens em Adão é se afastar de Deus, não se aproximar de Deus ( Rm 3: 11+ ). Também é importante "lembrar" que " lembrar " não é apenas uma recordação mental, mas envolve ações que nos convocam a honrar, obedecer e viver ativamente em relação ao nosso Criador .
Lembrar significa prestar atenção e considerar com a intenção de obedecer. A ideia é viver diariamente com consciência de Deus, reconhecendo Sua propriedade, sua dependência e seu chamado para obedecê-Lo e glorificá-Lo.
Lembrar-se do nosso Criador significa mais do que apenas pensar nEle de vez em quando. Significa mantê-Lo em primeiro plano em nossas mentes para que Sua vontade influencie nossas atitudes e ações.
“ Lembrar ” não significa refrescar a memória. Em vez disso, o verbo “lembrar” (zakar) é um mandamento que envolve um compromisso sincero de amar, servir e temer a Deus.
"Criador" Esta é uma forma da palavra hebraica bara ( Gênesis 1:1 ). É usada exclusivamente para descrever Deus como Aquele que cria! É interessante que o Particípio seja Plural (cf. Jó 35:10 ; Sl 149:2 ; Is 54:5 ), o que se relaciona com (1) as passagens sobre "nós" em Gênesis (cf. Gn 1:26 , 27 ; 3:22 ; 11:7 ), (2) o nome geral de Deus como criador, Elohim , que é Plural encontrado em Gênesis 1-2:3, (3) a passagem sobre "nós" de Is 6:8 .
Nossas almas não terão paz na vida até que nos lembremos e descansemos em nosso Criador e Redentor (cf. Mt 11,28-30 + ).
Lembre-se zakar O primeiro uso de zakar é maravilhoso porque diz "Deus se lembrou de Noé" lembrando-se de Sua aliança ( Gn 6:18 ), declarando mais tarde "Eu me lembrarei da minha aliança... ( Gn 9:15-16 )
Da mesma forma, vemos "que Deus se lembrou de Abraão" e por essa razão (com base na aliança), Ele poupou Ló da destruição de Sodoma e Gomorra ( Gn 19:29 ).
Quando Israel estava em cativeiro no Egito "Deus ouviu seus gemidos; e Deus se lembrou da sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó." ( Êx 2:24 , 6:5 , cp Lv 26:42 , 45 , Sl 98:3 [benignidade = termo da aliança] Sl 105:5 , 106:45 , 109:16 , Ez 16:60
O Rei Davi conclamou o povo: "Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos seus prodígios e dos juízos da sua boca... Lembrai-vos para sempre da sua aliança, da palavra que ordenou a mil gerações." ( 1 Crônicas 16:12 , 15 )
Neemias clamava repetidamente a Deus para que se lembrasse em suas orações ( Neemias 1:8 , 4:14 , 5:19 , 6:14 , 13:14 , 13:22 , 29 , 31 ).
2. Jovem Lembra-te do Teu Criador Nos dias da Tua Mocidade
Nos dias da sua juventude...
Comece a caminhar com Deus cedo, enquanto seu coração ainda é terno e sua vida ainda cheia de escolhas. A vida ficará mais difícil, então a juventude é o momento de buscar e servir ao seu Criador, enquanto a força e a clareza são suas.
Três vezes nesta seção ( Ec 12:1 , 2 , 6 ) Salomão usa a palavra “ antes ”. Seu chamado claro é para que você e eu vivamos a vida ao máximo antes que a velhice e a morte cheguem.
Observe que a Literatura da Sabedoria informa todos os estágios da vida, mas começa com os jovens (cf. Eclesiastes 11:9 ). O capítulo 12 avança dos primeiros dias de responsabilidade espiritual ao longo da vida até a velhice e a morte. Em cada estado
(1) antes dos dias maus, Eclesiastes 12:1 ,
(2) antes da velhice, Eclesiastes 12:2 e
(3) antes da hora da morte, Eclesiastes 12:6, os crentes devem se lembrar de Deus!
A fé deve ser para toda a vida.
3. Jovem: Lembra-te antes dos Dias maus em que não há prazer
Sobre o mal – O adjetivo רָעָה (ra'ah, “mal”) não se refere aqui ao mal ético, mas à dificuldade física, lesão, dor, privação e sofrimento (por exemplo, Dt 31:17 , 21 ; 32:23 ; 1Sm 10:19 ; Ne 1:3 ; 2:17 ; Sl 34:20 ; 40:13 ; 88 : 4 ; Ec 11:10 ;
Dias maus Em hebraico, isso significa doença, tristeza ou, aqui, senilidade (cf. 2 Sam. 19:35 ). Este termo significa basicamente "mal", "miséria", "angústia" ou "injúria" (cf. Ec 2:21 ; 5:12 , 15 ; 8:11 ; 11:8 , 10 )..
E os anos se aproximam quando você dirá: "Não tenho prazer neles" - Chegará um tempo, se você demorar, em que a vida não trará mais prazer, e pode ser tarde demais para voltar alegremente para Deus.
"Não tenho prazer neles". A deterioração do corpo físico rouba a alegria da vida. Lembre-se da repetida advertência de Qohlelth: "Aproveite a vida diária agora" (ou seja, Eclesiastes 2:24-26 ; 3:12 , 13 , 22 ; 5:18 ; 8:15 ; 9:7-9 ).
Antes que venham os dias maus e se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho mais prazer neles" - NTLH = "Honre-o na sua juventude, antes que você envelheça e diga: 'A vida não é mais agradável'". Dias de tribulação referem-se à velhice, com suas dificuldades e declínio. Chegará um tempo — se você demorar — em que a vida não trará mais prazer, e será tarde demais para voltar com alegria para Deus.
Antes que venham os dias maus ( Ec 12:1 ) se relaciona com a menção anterior de “ dias de trevas ” em Ec 11:8+ e contrasta com “ os dias da tua mocidade ” ( Ec 12:1a ). Ambas se referem a tempos de miséria e problemas.
A referência anterior trata dos maus momentos ao longo da vida; a segunda se refere ao fim da vida. A tripla ocorrência de “ antes ” ( Ec 12:1 , 2 , 6 ) nestes versículos finais de Eclesiastes enfatiza a brevidade da vida e a finalidade da morte. (Fredericks, Eclesiastes, 238)
4. Jovem: Lembra-te Hoje
“ O Melhor Momento para Conhecer a Deus É Agora ” Não acredite na mentira: “Seguirei a Deus mais tarde.” Mais tarde pode ser muito difícil. Mais tarde pode nunca chegar. O melhor momento para conhecer, amar e servir ao Seu Criador é: Enquanto seu coração está aberto ao Evangelho. Enquanto você ainda pode moldar seu curso.
Comece jovem com Cristo. Permaneça perto de Cristo. Termine bem em Cristo. Deus quer seu coração cedo — não apenas suas sobras. A juventude não é um momento para esquecer Deus, mas para formar um fundamento Nele. Adiar sua devoção leva ao arrependimento e à diminuição da alegria. A velhice traz tristeza, a menos que seja precedida por um propósito piedoso.
Mas se você " se lembrar do seu Criador nos dias da sua juventude ", você estará preparado para as décadas vindouras e para a eternidade. Você se absterá da imoralidade sexual e se casará com alguém piedoso. Você escolherá a faculdade certa para cursar. Você escolherá a vocação que Deus criou para você ( Ef 2:10 ). Você tomará as decisões financeiras certas. Você não terá que superar vários vícios. Você terá amor e compromisso com a igreja local.
Para hoje: Deuteronômio 32:46 ; 1 Timóteo 4:12 ; 1 Pedro 2:25.
1. Lembre-se de Deus enquanto você é jovem
2. Lembre-se de Deus enquanto os dias do mal estão longe.
3. Lembre-se de Deus enquanto a vida ainda é favorável.
Você já parou para pensar em quantos jovens na Bíblia fizeram algo significativo para Deus?
• José, vendido como escravo aos dezessete anos por seus irmãos, tornou-se um dos governantes do Egito e mais tarde salvou seu povo em um período de fome (Gênesis 37 ).
• Gideão era apenas um jovem quando o Senhor o usou para resgatar Israel dos midianitas (Juízes 6-7 ).
• Davi era um adolescente que cuidava das ovelhas de seu pai nas encostas de Belém quando se levantou e matou Golias (1 Samuel 16-17 ).
• Joás tornou-se rei de Judá aos sete anos de idade; ele reinou por quarenta anos e liderou o povo em uma grande reforma do Templo (2 Reis 12 ).
• Uzias tornou-se rei de Judá aos dezesseis anos de idade; reinou por cinquenta e dois anos e foi considerado um dos grandes líderes militares da Bíblia. Em certo momento, liderou um exército de 307.500 homens de combate (2 Crônicas 26 ).
• Ezequias tornou-se rei de Judá com a tenra idade de vinte e cinco anos e foi o maior rei de Judá; ele reinou por trinta e um anos (2 Reis 18-20 ).
• Josias tornou-se rei de Judá quando tinha apenas oito anos de idade; ele reinou por quarenta anos e liderou a nação em um poderoso reavivamento religioso (2 Reis 22-23 ).
• Daniel foi levado cativo quando adolescente pelo rei babilônico Nabucodonosor. Deus honrou as convicções de Daniel, e ele entrou para o serviço do rei (Daniel 1 ).
Veja também
- O Jovem que não continua em pecado (1 João 3: 9).
- O Jovem Cristão no Mundo de Hoje Sal 119:9-11
- 3 Motivos para não se assentar na roda dos escarnecedores. Sal 1:1
Conclusão
O ponto principal não deve ser ignorado: Deus sempre usou jovens para levar Sua mensagem ao mundo.
Deixar Deus de fora da vida é perder o caminho para a felicidade. Deixe Deus assumir o controle da sua vida para que você possa ser feliz. Ele é o fim da busca pela felicidade.
- Pregação Transformadora: 100 Mensagens Hernandes Dias Lopes
- A jornada da pregação: Do texto ao púlpito
- Como Preparar Mensagens Bíblicas
Compartilhe nas Redes Sociais!


