Publicidade

O Que Podemos Aprender com os Erros do Povo de Israel no Deserto?

 O Que Podemos Aprender com os Erros do Povo de Israel no Deserto?

Leitura das Escrituras: 1 Coríntios 10:1-7

Introdução: Podemos aprender com nossos próprios erros, mas a sabedoria reside em aprender com os erros dos outros. O Antigo Testamento, particularmente a história de Israel no deserto, foi-nos dado para nosso aprendizado e exemplo (Romanos 15:4; 1 Coríntios 10:6, 11).

A Proposição é clara: Devemos tomar cuidado para não cair.

A Interrogativa é: Como evitamos a queda?

Evitamos a queda hoje sabendo que, embora as circunstâncias tenham mudado, as armadilhas do pecado são as mesmas.

Publicidade

I. O Exemplo de Israel: Levantaram e Caíram (1 Coríntios 10:1-7)

A história de Israel é um poderoso lembrete de que privilégios espirituais não garantem salvação se não forem acompanhados de fé e obediência.

A. Primeiro, Eles Se Levantaram (Receberam Privilégios):

    1. Batismo em Moisés e no Mar (vs. 1-2): Eles passaram com segurança pelo Mar Vermelho (Êxodo 14). Isso prenuncia o batismo cristão hoje, que é o ato de união com Cristo.

    2. Comeram o Mesmo Alimento Espiritual (vs. 3): Eles receberam o maná (Êxodo 16). Isso prefigura Jesus, o Pão do céu (João 6:35, 48), do qual nos alimentamos espiritualmente.

    3. Beberam da Rocha Espiritual (vs. 4): A rocha que lhes deu água era Cristo (Êxodo 17). A Rocha ainda é Cristo hoje (por exemplo, a água viva oferecida à mulher no poço – João 4:14).

B. Então, Eles Caíram (Desperdiçaram os Privilégios):

    1. Deus Estava Descontente (vs. 5): Apesar de todos os privilégios, Deus ficou descontente com o Seu povo por causa de sua incredulidade e falta de fé.

    2. Consequência: Seus corpos foram espalhados pelo deserto. O privilégio não os salvou do julgamento.


II. As Tropeças do Diabo: Pecados Idênticos (1 Coríntios 10:8-11)

As razões pelas quais Israel caiu são as mesmas armadilhas que Satanás usa para nos fazer cair hoje.

A. Desejar Coisas Más (Cobiça):

    1. Israel Ansiou pela Carne do Egito (Números 11:4-6): Eles preferiram o conforto da escravidão à jornada da liberdade, ansiosos por prazeres mundanos.

    2. Nossa Lição: Não devemos ansiar pela velha vida pecaminosa que foi deixada para trás. Devemos ter cuidado com a "cobiça da carne" (1 João 2:16).

B. Idolatria:

    1. Israel Adorou o Bezerro de Ouro (Êxodo 32): Colocaram algo criado no lugar de Deus.

    2. Nossa Lição: Um ídolo é qualquer coisa colocada no lugar de Deus: dinheiro, carreira, família, prazeres ou até mesmo o ego.

C. Imoralidade:

    1. Israel Cometeu Prostituição com Moabe (Números 25:1-ss): A imoralidade sexual foi um pecado grave que levou à ira de Deus.

    2. Nossa Lição: Devemos nos manter puros e imaculados do mundo (Tiago 1:27), fugindo da imoralidade sexual (1 Coríntios 6:18).

D. Cristo Tentado (Testar a Deus):

    1. Eles Testaram a Deus (Êxodo 17:7): Questionando a presença e o poder de Deus: "O Senhor está entre nós ou não?"

    2. Nossa Lição: Fazemos nosso pedido a Deus com fé (Tiago 1:5-8; Hebreus 11:6), sem duvidar de Sua fidelidade ou questionar Seu poder.

E. Reclamar (Murmurar):

    1. Reclamação após o Relatório dos Espias (Números 14:1-4): A falta de fé os levou a reclamar e a desejar voltar ao Egito.

    2. Nossa Lição: Não devemos perder a fé e a confiança em nosso Senhor. Deus cumpre a Sua palavra (Hebreus 6:18; Tito 1:2).


III. A Fidelidade do Senhor: O Caminho da Vitória (1 Coríntios 10:12-13)

Paulo não apenas nos dá um aviso, mas também uma promessa poderosa que nos capacita a evitar esses mesmos erros.

A. O Aviso Fiel:

    1. Cuidado com a Arrogância (vs. 12): "Aquele que pensa estar de pé, tome cuidado para que não caia." Devemos ter confiança em nossa posição espiritual, mas nunca cair na arrogância ou brincar com o pecado (exemplo, Sansão mentindo para Dalila).

    2. Prestar Atenção: Alimentar-nos da palavra de Deus (1 Pedro 2:2; Hebreus 5:12-14; Atos 17:11) e ir a Deus em oração constante (1 Pedro 5:7) são nossos mecanismos de proteção.

B. A Promessa Fiel:

    1. Deus Sempre Fornece uma Via de Escape (vs. 13): Deus é fiel. Ele não permitirá que sejamos tentados além das nossas forças e sempre proverá uma maneira de escapar da tentação para que possamos suportá-la.

    2. O Exemplo de José (Gênesis 39:11-13): José fugiu da tentação da esposa de Potifar, usando a via de escape que Deus lhe proveu.

    3. Nossa Resposta: Devemos nos apegar ao que é bom e nos abster de toda a aparência do mal (1 Tessalonicenses 5:21-22).

O Que Podemos Aprender com os Erros do Povo de Israel no Deserto?

Veja também

  1. Deus pode Acalmar a Tristeza e o Coração Quebrantado. Hebreus 12: 2
  2. Protegidos pelo Anjo do Senhor Êxodo 14:19
  3. Adoração: O que é Adoração a Deus? 

Conclusão: 

Satanás tem grande poder de influência, mas ele é limitado; ele não pode forçar ninguém a pecar. Evitamos cair da graça de Deus, seguindo os exemplos e as advertências dadas na Palavra e permanecendo perto de Deus através:

    • Da Sua Palavra (estudo e obediência).

    • Da Oração (confiança e dependência).

    • Da Comunhão uns com os outros (suporte mútuo).



👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)