O Caminho para Chegar ao Céu.
Leitura das Escrituras: João 14:1-6
Introdução:
A vida é uma jornada, e assim como nos preparamos para uma viagem, devemos nos preparar para a eternidade. A Bíblia nos ensina que o céu não é um destino para o qual se chega por acaso, mas um lugar preparado para um povo preparado. A grande questão que se coloca diante de nós é: como podemos garantir que estamos preparados para o céu? Nesta lição, examinaremos o que a Bíblia diz sobre os cidadãos do céu que estão preparados.
I. Um Lugar Preparado
A promessa de Jesus em João 14 começa com uma declaração de consolo e segurança. Ele não quer que nossos corações se perturbem, pois a nossa esperança não está em circunstâncias terrenas, mas em um lugar preparado por Ele.
A. Jesus Prepara o Caminho A confiança em Jesus é o alicerce para a esperança do céu.
• "Não se turbe o vosso coração...": Jesus sabia que seus discípulos ficariam preocupados com sua partida iminente. Ele os consolou com a necessidade de ter uma fé sólida Nele.
• "Credes em Deus, crede também em mim.": A fé em Deus e a fé em Jesus estão intrinsecamente ligadas. Não se pode crer em um sem o outro. Jesus se apresenta como o Filho de Deus, o Messias que eles tanto esperavam, a representação perfeita do próprio Deus.
B. Jesus Prepara o Lugar
• A casa de seu Pai: Esta é uma clara referência ao céu.
• Há muitas mansões (lugares de moradia): A promessa de Jesus garante que há espaço suficiente para todos os que O seguem. O céu não será um lugar superlotado, mas um lar com moradas para todos os redimidos.
• Jesus foi preparar um lugar para nós: Esta promessa nos dá a certeza de que temos um lugar garantido e reservado.
◦ 1 Pedro 1:3-5: Temos uma herança incorruptível e incontaminável reservada no céu.
◦ 2 Coríntios 5:1-8: Nossa esperança está em um lar eterno, uma habitação feita por Deus, não por mãos humanas, que nos espera quando deixarmos nosso corpo terreno.
C. Jesus Retorna
• Embora Jesus tenha partido, Ele garantiu que voltará para buscar seu povo. A promessa do seu retorno é a nossa maior esperança.
• Mateus 24:36: A hora exata do seu retorno é um mistério, conhecido apenas por Deus Pai. Isso nos exorta a viver em constante vigilância e prontidão.
• 1 Tessalonicenses 4:13-18: A promessa de Sua volta nos consola e nos dá esperança, sabendo que os crentes que já morreram ressuscitarão e, juntamente com os que estiverem vivos, serão arrebatados para encontrá-lo nos ares e estar com Ele para sempre.
II. Um Povo Preparado
A segunda parte da lição nos foca na nossa responsabilidade. Se o céu é um lugar preparado, como podemos ser o povo preparado? A resposta vem da própria boca de Jesus.
A. A Pergunta: "Como Podemos Saber o Caminho?"
• João 14:4: Jesus disse aos discípulos que eles já conheciam o caminho. Ele esperava que a convivência com Ele lhes tivesse dado o conhecimento para identificar o caminho para o Pai.
• Tomé perguntou: Apesar da afirmação de Jesus, Tomé fez a pergunta crucial: "Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?" A pergunta de Tomé é um reflexo de nossa busca por um entendimento mais profundo sobre a salvação e o caminho para Deus.
B. A Resposta: "Eu Sou o Caminho"
• Jesus proveu o caminho: Apenas Jesus pôde criar o caminho para Deus, pois Ele entregou Sua vida em nosso lugar. Romanos 5:6-9 explica que Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores, e fomos reconciliados com Deus por Sua morte.
• Não há outro caminho: A Bíblia é clara ao afirmar que a salvação é exclusivamente através de Jesus. Atos 4:12 declara: "E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos."
• "O Caminho" em Atos: É interessante notar que os primeiros cristãos foram chamados de "os do Caminho" seis vezes no livro de Atos (9:2; 19:9, 23; 22:4; 24:14, 22), pois eles seguiam a Jesus, que é o Caminho.
C. A Resposta: "Eu Sou a Verdade"
• Jesus é a personificação da verdade.
◦ João 1:1: Jesus é o Verbo que era Deus. Ele falou as palavras do Pai, pois o Pai habita Nele (João 14:10, 24).
◦ Hebreus 6:18 e Tito 1:2: A Bíblia nos assegura que é impossível para Deus mentir.
◦ 1 Pedro 2:22: A vida de Jesus foi sem pecado, e "não se achou engano na sua boca".
• Podemos ter absoluta confiança nas palavras de Jesus, pois elas são a verdade de Deus para nossa salvação.
D. A Resposta: "Eu Sou a Vida"
• Jesus não apenas dá a vida, Ele é a própria vida.
◦ João 1:3: Ele é o Doador da vida física, pois todas as coisas foram feitas por intermédio Dele.
◦ João 3:36: Ele é o Doador da vida espiritual e eterna. Aqueles que creem no Filho têm a vida eterna, e aqueles que não creem não a verão.
• Jesus é o autor da salvação (Hebreus 5:9) e nos redimiu com Seu precioso sangue (1 Pedro 1:18, 19). A vida que Ele nos oferece não é meramente física, mas uma vida plena e eterna em comunhão com Deus.
E. A Resposta: "Ninguém vem ao Pai senão por mim."
• Esta declaração é a culminação das outras três. Ela é um artigo definido que indica a exclusividade de Jesus.
• Elimina outras religiões: Esta afirmação derruba a ideia de que existem muitos caminhos para o céu. Não importa o quão boas ou sinceras as outras "luzes" possam parecer, Jesus declara ser a única porta para o Pai.
• A consequência: Rejeitar a Cristo é rejeitar o único Caminho, a única Verdade e a única Vida, resultando na perda da salvação eterna.
Veja também
- 25 Benefícios de Ser um Cristão
- 40 Exemplos de Vida que Jesus nos Deixou
- 5 coisas pelas quais precisamos de força e ousadia
Conclusão:
O céu é um lugar preparado para um povo preparado. Para estarmos prontos, devemos crer em Jesus, que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele nos convida a segui-lo. A mensagem final é de vigilância e preparação. Mateus 24:42 nos adverte: "Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor." Que possamos viver de tal forma que, quando Ele vier, estejamos prontos para entrar no lugar que Ele preparou para nós.
Compartilhe nas Redes Sociais!


