Publicidade

Serpente Voadora na Bíblia Isaías 14:29 ; 30:6

  Serpente Voadora na Bíblia Isaías 14:29 ; 30:6

  • Não te alegres, tu, toda a Filístia, por estar quebrada a vara que te feria; porque da raiz da cobra sairá uma víbora, e o seu fruto será uma serpente ardente, voadora. Isaías 14:29
  • Peso dos animais do sul. Para a terra de aflição e de angústia (de onde vêm a leoa e o leão, a víbora, e a serpente ardente, voadora) levarão às costas de jumentinhos as suas riquezas, e sobre as corcovas de camelos os seus tesouros, a um povo que de nada lhes aproveitará. Isaías 30:6

Saraph ocorre em Isaías 14:29 ; 30:6 , onde a serpente é descrita como "voadora". As serpentes mencionadas não voavam pelo ar; em vez disso, a descrição vem de sua aparência. A cobra era provavelmente um tipo de cobra cujas bordas da pele da parte superior do corpo possivelmente se pareciam com "asas"

O Significado das Serpentes Voadoras

E o seu fruto será uma serpente voadora : Esta linha continua a metáfora mista da linha anterior. Seu fruto se refere ao fruto da serpente, não à víbora. A Tradução Boa Nova deixa de lado a imagem da árvore novamente e fala de "Um ovo de cobra". 

As duas palavras hebraicas traduzidas como serpente voadora também são encontradas em 30.6, em um contexto semelhante, mas não está claro o que elas significam. A palavra hebraica para serpente na linha anterior difere da que está aqui. A palavra aqui é traduzida como "serpente[s] ardente[s]" em Nm 21.6, 8; e Dt 8.15, então provavelmente é uma cobra cuja picada causa uma forte sensação de queimação. 

Serpente voadora se refere a uma víbora, que é uma cobra muito venenosa. O contexto geral indica que esse tipo de cobra é ainda mais perigoso do que a víbora . Depois da serpente vem a víbora e, em seguida, a serpente voadora , cada uma mais perigosa do que a anterior. 

Os tradutores podem escolher três nomes para cobras, do menos perigoso ao mais perigoso. Para serpente voadora , a Good News Translation e a Bible en français courant sugerem "dragão voador" (similarmente à Contemporary English Version , Die Bibel im heutigen Deutsch ), mas a New International Version é melhor com "serpente venenosa e veloz".

As duas últimas linhas de Isaías 14:29 criam uma densa rede de alusões.

Este fardo é entregue "no ano da morte do rei Acaz", o que liga a profecia ao chamado de Isaías no ano da morte de Uzias (6:1). Serafins aparecem em ambos os capítulos ("serpente voadora" em 14:29 é saraph me'opheph , "ardente voadora").

No contexto de uma referência à “vara”, o aparecimento de uma “serpente” nos lembra de Moisés (Êxodo 7:8-13).O fato de que os seres flamejantes voam e aparentemente atacam nos lembra do incidente no deserto onde Javé enviou serpentes flamejantes entre o povo de Israel e libertou Israel por meio de uma nachash de bronze , a serpente bronze erguida como um estandarte (Números 21).Apenas duas passagens usam “fruto” ( peri ) e “serpente” ( nachash ) juntas — Gênesis 3:2 e Isaías 14:29. Portanto, a queda está em segundo plano.

Contexto e Interpretação Bíblicos

Em Isaías 14 , o profeta transmite uma mensagem de julgamento e profecia contra as nações ao redor de Israel, incluindo a Filístia. A "raiz de serpente" faz parte de uma linguagem metafórica usada para descrever o surgimento de uma nova ameaça ou adversário. A imagem de uma serpente, víbora e serpente voadora sugere uma progressão de perigo e malevolência, indicando que, embora a ameaça imediata (a "vara que te feria") possa ter sido removida, um perigo mais insidioso e potente está por vir.

A serpente é um símbolo recorrente na Bíblia, frequentemente associada ao engano, ao pecado e ao mal, começando com a serpente no Jardim do Éden (Gênesis 3). Em Isaías 14:29 , a "raiz da serpente" implica a origem ou fonte de um futuro adversário que surgirá dos resquícios de uma ameaça anterior. Essa imagem serve como um aviso aos filisteus para que não se tornem complacentes ou confiantes demais em seu alívio temporário.

Contexto Histórico e Cultural:

No contexto histórico da profecia de Isaías, os filisteus eram um grupo adversário significativo para os israelitas. Os filisteus ocuparam as regiões costeiras de Canaã e frequentemente entraram em confronto com Israel durante o período dos Juízes e o início da monarquia. A profecia contra a Filístia em Isaías 14:29-32 faz parte de uma série de oráculos contra várias nações, demonstrando o controle de Deus sobre todos os povos e Sua preocupação com a justiça.

Serpente Voadora na Bíblia Isaías 14:29 ; 30:6

Veja também

O uso de imagens serpentinas teria repercutido no público do antigo Oriente Próximo, visto que serpentes eram comumente associadas ao caos, ao perigo e ao submundo em diversas culturas. A metáfora de uma "serpente voadora" intensifica ainda mais a sensação de uma ameaça imprevisível e formidável.


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)