Publicidade

Estudo Bíblico sobre Jejum e Oração Completo: Como fazer Jejum Espiritual corretamente?

No presente estudo bíblico sobre jejum e oração abordamos temas como jejum na Bíblia, personagen que fizeram jejum, doutrina e consagração. 

Aprendendo com quem fez jejum e oração, na Bíblia.


Destacamos neste texto alguns líderes bíblicos que jejuaram.
  1. Moisés (Deut. 9: 9, 18, 25-29),
  2. Samuel 1. Samuel 7.6
  3. Esdras (8: 21-23),
  4. Elias (1 Reis19: 8),
  5. Daniel (Daniel 9: 3) e
  6. Paulo (2 Coríntios 6: 5 e 11:27)
  7. Barnabé(2 Coríntios 6: 5 e 11:27)
O maior exemplo para qualquer um de nós seguirmos, Jesus Cristo, jejuou -Mateus 4: 2

Quem fez Jejum na Bíblia?

  • Jesus jejuou e orou.
  • Os discípulos de Jesus jejuaram e oraram após a ressurreição.
  • Muitos dos heróis e heroínas da fé do Antigo Testamento jejuaram e oraram.
  • Os seguidores de João Batista jejuaram e oraram.
  • Muitas pessoas na igreja primitiva jejuaram e oraram.

Como fazer jejum e oração?  Como fazer jejum espiritual?  Jejum e oração é uma forma de aproximar você de Deus, por isso deve ser feito através da sua intimidade com Deus.

A Bíblia está repleta de textos que ensinam sobre como fazer jejum e oração.Ela também nos dá exemplos de pessoas que jejuaram e oraram, usando diferentes tipos de jejuns por diferentes razões.

Esta é uma das perguntas mais comuns no meio evangélico nos dias de hoje.

O Jejum na Bíblia pode ser encontrado em vários relatos como os 21 dias de jejum de Daniel.
Publicidade


Trouxemos aqui o relato de sete (7) personagens que fizeram jejum e oração na Bíblia.

1. O Jejum de Moisés:Êxodo 34.28

Moisés esteve com o SENHOR por quarenta dias e quarenta noites. Neste período não comeu pão, nem bebeu água e escreveu em tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.


2. Samuel e toda a Casa de Israel:1. Samuel 7.6

E juntando-se em Mispá, tiraram água, e derramaram-na diante do SENHOR, e jejuaram aquele dia. Ali disseram: Contra o SENHOR temos pecado.


3. Neemias:1Reis 19.8

Neemias lamentou, jejuou e orou quando soube que os muros de Jerusalém haviam sido derrubados, deixando os israelitas vulneráveis ​​e desonrados (Neemias 1: 1-4).


4. Esdras:Esdras 10.6

Esdras declarou um jejum corporativo. (23. Nós, pois, jejuamos...)e orou por uma viagem segura para os israelitas.(Esdras 8: 21-23).


5. Daniel:Daniel 10.3

No terceiro ano de Ciro rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome era chamado Beltessazar e a palavra é verdadeira, e sobre uma grande guerra e ele entendeu a palavra, e teve entendimento da visão.Naqueles dias Daniel, se entristeceu durante três semanas completas.Não comeu alimento agradável, nem carne nem vinho até que se completassem três semanas.
Publicidade


6. Paulo e Barnabé Jejuaram:Atos 9.9


Para buscar a sabedoria de Deus. Paulo e Barnabé oraram e jejuaram pelos anciãos das igrejas antes de entregá-los ao Senhor por Seu serviço (Atos 14:23).


7. O próprio JESUS CRISTO jejuou e orou:Lucas 4.1-2


Segundo o texto bíblicoJesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e foi levado pelo Espírito ao deserto,por quarenta dias foi tentado pelo Diabo e, não comeu coisa nenhuma naqueles dias e acabados esses dias, finalmente teve fome.
Personagens da Bíblia muitas vezes jejuavam durante a oração de intercessão por outros (2 Sam. 12: 16–23; Ne. 1: 8–10; Sal. 35:13; Dan. 6:18;9: 15–19) ou enquanto faziam pedidos de oração para suas próprias necessidades (1 Sam. 1: 7–11;Neh. 1:11; Ps. 109: 21–24; Dan. 9: 3; 10: 1-3).

Para que fazer Jejum e Oração?

Os líderes oraram e jejuaram pelo sucesso na batalha (Juízes 20:26; 1 Sam. 7: 6; 2 Crônicas 20: 3), para alívio da fome (Jer.14: 1-12; Joel 1:14; 2: 12-15), ou para o sucesso em outros empreendimentos, como o de Esdras no retorno do exílio (Esdras 8: 21-23) ou o sucesso de Ester perante o rei (Ester4:16).

Jesus encorajou o jejum como uma ajuda para a devoção pessoal a Deus(Mt 6: 16-18). Ana é um exemplo positivo de tal devoção (Lucas 2:37). A igreja primitiva se envolveu em uma reunião corporativa de jejum e oração, e o Espírito Santo falou com eles (Atos 13: 2-3). Esses exemplos bíblicos que ligam o jejum e a oração ilustram o desejo do coração humano de se ligar Com Deus.

Estudo Bíblico sobre Jejum e Oração Completo: Como fazer Jejum Espiritual corretamente?



  1.  Oração Perfeita que Emana do Coração. Salmo 86

O que Jesus ensinou sobre o jejum?

Jesus reconheceu a disciplina do jejum unido à oração e à esmola que agrada a Deus no Sermão da Montanha em Mateus 6: 1-18. Ele ensinou sobre o jejum em Mateus 6: 16-18.Quando jejuar, não pareça sombrio como fazem os hipócritas, pois eles desfiguram seus rostos para mostrar aos outros que estão jejuando. Em Isaías 58 pode-se ver que o problema é que a disciplina do jejum não produziu nenhuma evidência de mudança de coração. Eles mostram sua falsa penitência por sinais exteriores vazios para exibição pública e por ações injustas. Já, nos versículos 16-18 de Mateus 6, Jesus adverte que, para humilhar adequadamente o seu espírito na disciplina do jejum, não se deve ser um hipócrita e publicamente anunciar atos de penitência para receber a admiração dos outros. Aqueles que agem desse modo não receberão uma recompensa celestial.

Outros tempos de jejum eram coletivos.
Sumo Sacerdote na Arca

  • O Dia da Expiação era um jejum nacional quando o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos para expiar os pecados do povo.
  • Neste dia de jejum corporativo, quando todos os judeus ficaram sem comida, todos os judeus deveriam “negar a si mesmos”, o que provavelmente significava um jejum (Levítico 23:29).
  • Deus ordenou o jejum neste caso.
Tradições da Mishná

A Mishná é um livro judaico que registrou as tradições judaicas por volta de 200 DC, mas essas tradições remontam ao tempo de Jesus e também muito antes. Tem uma seção sobre jejum (pp. 194-201) que ensina a prática dos judeus do primeiro século: Detalhes sobre jejuns de três dias são prescritos quando não chove ( Taanith 1.1, pp. 194-95).

Jejuar e Comer

Alguns jejuns eram dias inteiros omitidos sem comida, enquanto outras vezes eles jejuavam apenas durante o dia, semelhante aos muçulmanos no Ramadã, terminando no jantar ( Taanith 2.6, 3.9, p. 197).
(c) Nenhum jejum de três dias começou na noite de quinta-feira até sexta-feira (o típico dia judaico começando ao pôr do sol), pois isso proibiria comer na noite de sexta-feira até o sábado, que seria um dia de celebração ( Taanith 2.9, pág. 197).

Aqueles que jejuam não devem imitar os sombrios fariseus (Mateus 6:16b).
a) Por que os fariseus não queriam ter uma boa aparência (Mateus 6:16)?

(1) Aqui, por não parecerem bons, eles pareciam bons - aos olhos dos homens!

•  Arruinar seu rosto

O grego aqui para “negligenciar sua aparência” (NAU) ou “parecer miserável” (NLT) significa literalmente que eles “arruínam seu rosto”.
(3) Agora pense nisso.
(a) O próprio jejum dá à pessoa um rosto sombrio? Na verdade, não. Muitas vezes nos sentimos realmente melhor durante o jejum, que limpa nosso corpo de toxinas.
(b) O jejum impede a pessoa de lavar o rosto? “Oh, desculpe, eu não posso lavar meu rosto. Veja, estou jejuando!”
(c) Ficar sem comer bagunça seu cabelo? Obviamente não!
(4)Forma36 Forma35
fariseu

“O jejum enfatizava a negação da carne, mas os fariseus estavam glorificando sua carne chamando a atenção para si mesmos” (Louis Barbieri, “Mateus”, em The Bible Knowledge Commentary , 2:32).
3. A motivação do fariseu para jejuar era parecer espiritual — mas Deus não recompensa esse tipo de jejum (Mateus 6:16c).


Outros exemplos de Jejum e Oração na Bíblia

Muitas vezes na Bíblia, o povo de Deus jejuava imediatamente antes de uma grande vitória, milagre ou resposta à oração. Preparou-os para uma bênção!

• Os israelitas jejuaram antes de uma vitória milagrosa." Alguns homens vieram e disseram a Jeosafá:" Um vasto exército está vindo contra você de Edom, do outro lado do mar. Já está em Hazazon Tamar "(ou seja, EnGedi). Alarmado, Josafá resolveu consultar o Senhor e proclamou um jejum para todo o Judá. " 2 Crônicas 20: 2-3


• Os primeiros cristãos jejuaram durante os tempos de tomada de decisão."Enquanto eles estavam adorando o Senhor e jejuando, o Espírito Santo disse: 'Separe para eu, Barnabé e Saulo, pelo trabalho a que os chamei. Então, depois que eles tiveram jejuaram e oraram, eles colocaram as mãos neles e os enviaram. "Atos 13: 2-3

A Bíblia nos ensina sobre Jejum e Oração


Biblicamente, jejum e oração caminham juntos.
E como acontece com a oração, o jejum é sobre Deus. No entanto, em nossos dias, o princípio bíblico do jejum foi quase esquecido.

Ao longo da história, as pessoas fizeram do jejum uma parte importante de sua adoração e oração. O jejum e a oração são maneiras de Deus nos ajudar a nos concentrar nos assuntos do Espírito; permite-nos obter o controle de nossos apetites para que possamos direcionar nossas energias mentais e espirituais para Ele. Aqueles que experimentaram o poder e as bênçãos do jejum testificam que é muito mais do que uma religião exercício ou disciplina.

  • Jejum e oração resultam em estarmos mais atentos a Deus e aocoisas de Deus.
  • Jejum e oração resultam em estarmos mais conscientes de nossas inadequaçõese Sua adequação.
  • Jejum e oração fazem com que os crentes sejam mudados de maneira que sejamcom poderes para mudar o mundo!
  • Jejum e oração resultam em Deus movendo-se poderosamente em nossas vidas e ema igreja de forma a permitir que Ele se mostre a estegeração.
  • Jejum e oração trazem resultados. Quando os crentes jejuam na Bíblia, as coisas acontecem

Objetivo do jejum e oração em Isaías 58: 6-9

• Não é este o jejum que escolhi;
• para soltar os laços da maldade,
• para desfazer os pesados ​​fardos,
• para deixar os oprimidos irem em liberdade,
• e que quebra todo jugo?

1. O jejum repreende o orgulho (Salmos 35:13; 69:10)

O jejum declara sua total dependência de Deus.
Este jejum é o desejo sincero de conhecer a Deus e Sua vontade.

2. O jejum reforça a oração (Jer. 29: 12-14a)

Encontramos Deus quando O buscamos de todo o nosso coração.
-Joel 2: 12-13-Busque a Deus de todo o seu coração, jejuando, chorando, lamentando.
Aqui a oração está ligada ao jejum como um reforço da busca por Deus.
- O jejum dá poder, profundidade e dimensão às suas orações.

3. O jejum e oração redireciona (Jonas 3: 5-10)

- Jonas finalmente pregou para Nínive.
-Aqui vemos as pessoas se arrependerem e proclamarem um jejum de pessoas e gado.
Deus os ouviu e viu seus espíritos humildes e desviou Sua ira.
(Quando nos humilhamos e jejuamos, declaramos que buscar a Deus é mais importante do que nossas necessidades)

4. Jejum e oração liberta da prisão (Isa. 58: 6)

Este versículo é sobre como deixar as pessoas se envolverem em pecados.
“Solta as ligaduras da maldade” - Alguns pecados se tornam uma fortaleza em sua vida.
“Desfaça os pesados ​​fardos” - Alguns fardos continuam a incomodar, então vem o desânimo e a depressão.
“Quebra todo jugo” - ou você está jugo com o mundo ou Jesus.
-O jugo do mundo é duro e pesado
-Mat. 11: 29-30-o jugo de Jesus é fácil e leve
-Mas parece que alguma força invisível os está impedindo de serem salvos.
-Você pode ajudar a libertá-los com oração e jejum

5. O jejum revela o plano de Deus (Daniel 9: 3-5)

- (v.20-23) -Deus revelou Sua vontade, Seu plano e Seu trabalho a Daniel.
- (Atos 14:23) - Um serviço de ordenação ou comissionamento.
-Estes homens foram enviados para ser uma grande bênção para o reino de Deus


Um pouco mais de contexto histórico:

No Antigo Testamento, Deus ordenou que Seu povo jejuasse SOMENTE no dia da Expiação (Levítico 16: 29-31, 23: 26-32; Num. 29: 7). No entanto, Deus parece permitir o jejum em outras ocasiões, que veremos quando olharmos especificamente no tipo de jejum destacado na Bíblia.
(1) Eles jejuaram na guerra ou sob ameaça de guerra ... Juízes 20:26; É sou. 7: 6; II Cr. 20: 3.
(2) Eles jejuavam quando seus entes queridos estavam doentes ... Sam. 12: 16-23;
(3) Eles jejuaram quando pessoas queridas morreram ... I Sam. 31:13; II Sam. 1:12; I Cr.10:12
(4) Eles jejuaram quando buscaram o perdão de Deus ... Deut. 9: 15-18; 1 Reis 21: 17-29; Neemias 9: 1-3; Dan. 9: 3-5; Jonas 3: 4-10
(5) Eles jejuaram quando enfrentaram perigo iminente ... II Cr. 20: 3; Esdras 8:21; Ne. 1: 4; Ester 4:16
(6) Vários outros jejuns foram realizados sem comando específico ou condenação de Deus …


Às vezes, o jejum é um sinal de humilhação e luto (Lv 23:27; Joel 2: 12,13;Deut.9: 25-29). Em outras ocasiões, o jejum e oração pode ser uma oferta de louvor ao Senhor e contémum elemento de alegria e alegria (Salmos 50:14 e 23; Zacarias 8:19). Às vezes, o jejum é uma ajuda na intercessão - outras vezes, o jejum é para pedidos pessoais, crescimento pessoal evitória sobre o pecado ou apenas para situações de pressão ou opressão incomuns

Princípios do Jejum e Oração

1. O jejum e oração - Mais do que apenas se abster de alimentos - o jejum é sobre o nosso
relacionamento com Cristo, é um exercício espiritual com um foco, um centrado em Cristo
propósito, buscando resultados espirituais que honrem e glorifiquem a Cristo (ver Isaías 58: 1ss; Mt
6: 16-18; Esdras 9: 1-10)
2. O jejum e oração - Ajuda para a nossa vida de oração (João 15; 1 Tessalonicenses 5:17; Ne 1: 8-10)
3. O jejum e oração - Ensinado como uma disciplina praticada pela fé (Mt 6: 16-18;
9: 14-15)
4. O jejum e oração – Também m casos de tristeza e luto (1Sm 1: 7-8; 31:13)
5. O jejum e oração - Foi associado com a busca da presença renovada de Deus e força sustentadora
e a salvação dos inimigos, perigo e tentação (Êx 34:28; Mt 4: 1-11; Lc 4: 2; 2
Cron 20: 3-4; Ester 4:16; )
6. O jejum e oração - Acompanha o conhecimento e a realização da vontade de Deus (Juízes 20; Atos 14:23)
7. O jejum e oração - Poder e frutos por meio do ministério (1 Reis 13: 1-22; Is 58: 1-12;
Atos 13: 1-4; Mateus 4: 2ss)
8. O jejum e oração - Adoração do Pai (Lucas 2:37; Zacarias 7: 5)


Fatos muito importantes:

• O jejum e oração era uma disciplina esperada tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Por exemplo, Moisés jejuou pelo menos dois períodos registrados de quarenta dias. Jesus jejuou 40 dias e lembrou seus seguidores para jejuarem..
• O jejum e a oração podem restaurar a perda do "primeiro amor" pelo seu Senhor e resultar em mais relacionamento íntimo com Cristo.
• O jejum e oração são formas de se humilhar verdadeiramente aos olhos de Deus (Salmo 35:13; Esdras 8:21). O rei Davi disse: “Eu me humilho por meio do jejum”.
• O jejum e oração permite que o Espírito Santo revele sua verdadeira condição espiritual, resultando em quebrantamento, arrependimento e uma vida transformada.
• O Espírito Santo avivará a Palavra de Deus em seu coração e a verdade dele se tornará mais
significativo para você!
• O jejum e a oração podem transformar sua vida de oração em uma experiência mais rica e pessoal.
• O jejum e oração podem resultar em um renascimento pessoal dinâmico em sua própria vida - e torná-lo um canal de avivamento para outros.
• O jejum e a oração são as únicas disciplinas que cumprem os requisitos de 2 Crônicas 7:14: “Se
meu povo, que é chamado pelo meu nome, se humilhará e orará e buscará meu rosto e
abandonar seus maus caminhos, então ouvirei do céu e perdoarei seus pecados e curarei
sua terra.


Jejum e oração


O jejum e oração nos mantém na presença do Senhor
• O jejum nos humilha diante do Senhor
• O jejum e oração nos ensina a depender de Deus para obter a resposta
• O jejum e oração nos ensina disciplina e controle sobre nossos corpos
• O jejum e oração nos impede de sermos escravos de qualquer alimento ou hábito


Veja também

Informações sobre o jejum bíblico:

Ester 4:16 Um jejum de três (3) dias para crises
Daniel 10: 2-3 Um jejum parcial de vinte e um (21) dias em que ele não comeu alimentos agradáveis (sem carne, doces, etc.). Este jejum é para revelação.
Salmos 35:14 Jejum de um dia para autoexame; examine seu coração.
Esdras 8:23 Jejum de um dia para a libertação.
II Reis 21 Um jejum tirou o julgamento de Acabe. Nenhum dia especificado.
I Samuel 30 Jejum de três dias para cura.
Lucas 4 Jejum de quarenta (40) dias para o domínio (Deus deve guiá-lo neste jejum)

O jejum e a oração podem trazer um reavivamento - uma mudança em nossas próprias vidas, em nossas próprias famílias, em nossas igrejas e até mesmo nossas comunidades. O incrível poder pode ser liberado através de você conforme você jejua através da capacitação do Santo Espírito. O jejum é uma das disciplinas espirituais mais negligenciadas porque não é fácil. Mas tudo o que realmente importa e conta não é fácil. Fizemos questão de nossa igreja encorajarem um jejum anual no início de cada ano.

Se você conhece alguém que precisa aprender sobre Jejum e Oração COMPARTILHE agora esse texto com essa pessoa amada. Amém!

Observação: Apesar da segurança absoluta e dos benefícios do jejum, existem certas pessoas que não deveriam jejuar sem uma orientação de um profissional sobre suas condições físicas.

- Jejum Para prevenir ou acabar com uma calamidade (epidemia, invasão)Jl 1,14; 2,12-15; Ne 9,1ss e capítulo 1

- JejumComo sinal de luto (pela morte de uma pessoa importante, por exemplo) 2S 1,12 (Davi com a morte de Saul); 1S 31,13 (os habitantes na morte de S.)


- JejumPara obter uma vitória decisivaJ 20,23-26; 1S 7,6; 14,24 (Saul havia contratado o povo)


Qual é a Duração do jejum?

  1. - 1 dia (1S 7,1-6; 2S 1,12; 2Cr 20,3; Est 4,16-17 ...)
  2. - 7 dias (1S 31,13)
  3. - 40 dias (e 40 noites) (Ex 24,16; 34,28 [Moisés]; Dt 9,9-18 [Moisés]; 1Rs 19,8 [Elias])
  4. - Regular (quinzenal segunda e quinta-feira, após o retorno do exílio)
O Jejum como Prática Bíblica
Jejum nas Escrituras Jejuar e orar é algo com o qual muitos cristãos não estão familiarizados.

Jesus e o Jejum
Jesus não pôs fim à prática do jejum quando veio à Terra, mas sim ratificou.
Ele começou seu ministério com um jejum de 40 dias.
Jesus deu regras em Mateus 6: 16- 18 para quando alguém jejua.
É exaltado em jejum como Mateus 6: 16-17 Jesus está indicando como devemos jejuar e orar

Passagens do Antigo Testamento no Jejum
  • Moisés (Ex.32),
  • Joel Cr.2,
  • Elias (1 Reis 19: 2-18),
  • Samuel (1 Samuel 7: 1-8),
  • Daniel (1: 12-20; 10: 2,3),
  • João Batista (Mateus 3: 4; Lucas 1:15),
  • os discípulos, Jesus (Lucas 4),
  • Paulo (Atos 13: 3) e
  • Êxodo 34:28 Levítico 23:27
  • Deuteronômio 9: 9
  • Juízes 20:26
  • 1 Samuel 1: 7; 14:24; 20:34; 28:20; 31:13
  • 2 Samuel 1:12; 3:35; 12:16; 21-23
  • 1 Reis 13: 8-22; 19: 8; 21: 9-12,27
  • 1 Crônicas 10:12
  • 2 Crônicas 20: 3
  • Esdras 8: 21-23; 9: 5; 10: 6
  • Neemias 1: 4; 9: 1
  • Ester 4: 3; 16; 9:31
  • Salmos 35:13; 69:10; 102: 4; 109: 24
  • Isaías 58: 1-14
  • Jeremias 14:12; 36: 6, 9
  • Daniel 6:18; 9: 3; 10: 2-3
  • Joel 1:14; 2: 12-15
  • Jonas 3: 5
  • Zacarias 7: 5; 8:19
Às vezes, o jejum é um sinal de humilhação e luto (Levítico 23: 27; Joel 2: 12,13; Deuteronômio 9: 25-29).

Em outras ocasiões, o jejum pode ser uma oferta de louvor ao Senhor e contém um elemento de alegria e alegria (Salmos 50:14 e 23; Zc.8: 19).


Paulo jejuou
Paulo escreveu em 2 Coríntios 11:27
Ao ler o livro de Atos, confirma-se que Paulo se exercitou em jejum e o encorajou (Atos 9: 9-19; 13: 1-2; 14:23; 2 Cor.6: 5; 1 Cor. 7: 5).

O Novo Testamento confirma o jejum


Mt 9:15; Lc 5:34. Seria útil, sempre que chamamos Deus por um ou outro assunto importante, jejuar e orar.
Os crentes em Antioquia jejuaram e orou quando Paulo e Barnabé foram presos. (Atos 13: 3).
Paulo e Barnabé mais tarde foram usados ​​para jejuar quando tiveram que escolher servos para as congregações (Atos 14:23).

Mateus 4: 2,3 Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. E quando Ele jejuara quarenta dias e quarenta noites , depois estava com fome.

6 Características do Jejum em Joel


1. O jejum começa com os líderes espirituais. Joel começa sua ligação urgente para um jejum dizendo: "Ouça isso, vocês élderes". Joel 1: 2
2. O jejum é frequentemente associado a um sentimento de desespero espiritual. Joel 2:12 d
3. O jejum é um chamado para retornar a Deus. (Joel 2:13)
4. O jejum não é sobre os externos. Em Joel 2:13,
5. O jejum é a resposta de um coração partido. Por que Joel diz: "Venha com
chorando, jejuando e lamentando "?
6. O jejum é a resposta humilde à imensa responsabilidade. Joel chama solene
montagem. (Joel 2:15)


Como orar para jejuar? Como fazer jejum espiritual? São dúvidas comuns daquele que quer saber como fazer proposito com Deus. Jejum de Ester, Jejum de Daniel nos ensinam como fazer jejum com base na Bíblia. Enquanto muitos ficam a procura de tipos de jejum, jejum intermitente ou coisas do gênero sabemos que jejum é um propósito com Deus.


Referências

https://cfhome.org/wp-content/uploads/2020/12/BriefTeachingonPrayerFasting.pdf
https://static1.squarespace.com/static/57d7135de6f2e1f1605357fa/t/586ddf2ce4fcb578539e775b/1483595565366/YOUR+PERSONAL+GUIDE+TO+FASTING+AND+PRAYER.pdf
https://www.sbcv.org/wp-content/uploads/prayer-and-fasting.pdf

http://storage.cloversites.com/cookbaptistchurch/documents/THE%20POWER%20OF%20FASTING.pdf




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
2 comments:
Unknown disse...

Ótimo material, muitas referências bíblicas, obrigado pelo estudo!

Didaske disse...

Obrigado! Deus te abençoe!

 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)