Publicidade

Pregação sobre a Justiça que vem de Deus! Filipenses 3: 9

 Justiça que vem de Deus em Filipenses 3: 9

Justiça Baseada na Fé

  • E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:9

(Salmo 119: 40) Eis que anseio pelos Teus preceitos; Revive-me através da tua justiça

Esse entendimento está na base de toda resistência justa e não violenta à opressão e dá esperança àqueles que, de outra forma, são totalmente sem esperança. Quando tudo estiver dito e feito, mesmo que morramos sob o calcanhar do opressor, não acabou. A Justiça irá prevalecer. Deus cuidará de nós, no fim!

1. Qual é o Significado da Justiça

O que é certo; justiça; o ato de fazer o que está de acordo com os padrões de Deus; o estado de estar em um relacionamento adequado com Deus. A doutrina sobre a maneira pela qual o homem pode atingir um estado de aprovação.

O evangelho revela esse padrão (Rom. 1: 16-17; 2 Tim. 3: 16-17). Foi possível por meio de Jesus Cristo (Rom. 4:25; 5:18)

A justiça essencial de Deus (retidão) deve ser mantida. - Êxodo 34:6

Romanos 3:25 mostra que Cristo satisfaz a ambos. Realizando a justiça e trazendo a paz. Lucas 2:14

Vejamos também o impacto disso sobre nós de outra maneira. A justiça de Deus sendo satisfeita em Cristo, quando aceita pela fé, traz paz de espírito para nós.- Rom. 4:8 Além disso, a prática da justiça nos trará paz - Fil. 4:8.

Publicidade

2. A justiça que vem de Deus é revelada de fé em fé

Uma das coisas mais radicais já ditas por Jesus (Mateus 5:20)

Os escribas e fariseus eram vistos como a epítome da justiça

No entanto, eles NÃO eram o padrão!

Observação: talvez seja necessário romper com alguns supostos padrões hoje

O que havia de errado com a retidão dos escribas e fariseus? (Mat. 23).

  • “Diga e não faça” (Mt 23: 1-4).
  • "Parte negligenciada da lei de Deus" (Mt 23: 23-24).
  • “Pareciam santos, mas eram corrompidos” (Mt 23: 27-28).

Simplificando: os discípulos de Jesus são chamados a um padrão mais elevado - o padrão revelado por Deus (Rom. 1: 16-17)

Pois não tenho vergonha do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Pois nele a justiça de Deus é revelada de fé em fé; como está escrito, “mas o justo viverá pela fé

Pregação sobre a Justiça que vem de Deus! Filipenses 3: 9


Veja também

  1. Estudo Bíblico sobre a Nova Aliança. Hebreus 8: 6
  2. A Instituição da Sinagoga: Estudo Bíblico
  3. Filipenses: Estudo, Esboço e Resumos

3. A Justiça que vem de Deus deve ser nossa busca diária

Fome e sede (Mat. 5: 6). “Sua justiça” (Mat. 6:33)

Alguns desejam uma justiça conveniente (3a)

  • Deve estar sujeito à justiça de Deus (3b)
  • Toda a lei apontava para Jesus (4)
  • Seu evangelho revela Sua justiça (Tito 2: 11-14)
O Juiz de toda a terra irá e age com justiça! Deus vai cuidar de você.

Em Ex. 22:21-24 como Deus deu a Moisés várias leis para transmitir ao povo, Ele deixou claro que Ele observa as coisas acontecendo em nosso mundo – as coisas que as pessoas dizem e fazem. Ele observa como tratamos aqueles que são mais vulneráveis ​​em nossa sociedade: estranhos, viúvas e órfãos. Ele vê como lidamos com os doentes, os idosos, os nascituros e as crianças, os pobres, as pessoas com deficiência, nossos funcionários, nossas próprias famílias.

Ele pediu aos israelitas que lidassem com justiça com essas pessoas, tendo em vista o fato de que também sofreram abusos e maus-tratos em sua história passada e sentiram a dor da injustiça injustificada. Êxodo 22:21-24 

Esta é uma expressão crua, não higienizada e crua do coração de Deus por justiça, que pode não significar muito para aqueles que nunca sofreram, mas para aqueles que passaram por perseguição em algum momento ou outro, isso é um grande conforto.

Os cristãos foram aos leões com esta confiança. Os mártires clamam a Deus “debaixo do altar”, acreditando em Sua justiça (Ap 6:9-11).

4. A Justiça que vem com o julgamento final

Então, vivemos nossas vidas com a percepção de que nem tudo termina no túmulo. Um dia de ajuste de contas aguarda cada um de nós, como Paulo escreveu aos coríntios:

  • Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.  2 Coríntios 5:10

O Deus a quem servimos é justo e reto. Ele não pode ser comprado, atormentado ou chantageado. Ele é totalmente confiável e podemos confiar com segurança que Ele não permitirá que o mal fique impune.

Se nos permitimos ser injustiçados, defraudados e oprimidos, sem retaliação, não é apenas porque somos tão semelhantes a Cristo e longânimos. Temos o poder de agir dessa maneira e continuar exibindo um caráter piedoso precisamente porque sabemos que Deus cuidará de nós. Seja nesta vida ou na próxima, os erros serão corrigidos, o pecado será punido, os justos prevalecerão e o povo de Deus será justificado.

O sangue dos mártires será vingado. Negociações fraudulentas e ilegais serão corrigidas. Os abusadores serão levados à justiça e as negociações injustas serão recompensadas. Deus cuidará do Seu povo!

Conclusão

Ore pedindo forças para suportar as dificuldades.

Ore para que o amor de Deus seja demonstrado em nossas vidas, apesar do que os outros nos fizeram.

Ore para que a mente de Cristo seja formada em nós para que pensemos, ajamos e respondamos como Ele fez enquanto sofria severa injustiça, falsas testemunhas e tortura.

Se você se encontra no papel de opressor, abusador ou juiz injusto, arrependa-se e implore a Deus por Seu perdão. Afaste-se do mal e siga o caminho de Cristo – o caminho do amor – o caminho da justiça – o caminho da compaixão – o caminho da generosidade – o caminho da doação.




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)