Pregação sobre Atitude e Ousadia diante de Deus | Hebreus 11
Viver pela fé e ter atitude de confiança, esperança, visão e amor diante de Deus Atitude confiante em relação a Deus, envolvendo comprometimento com Sua vontade por uma vida com ousadia.
Atitude e Ousadia Diante de Deus. Nosso texto-base, o grande "hall da fama" da fé, é Hebreus 11.
1. Atitude de Fé que Agrada a Deus
A jornada de fé começa aqui, em Hebreus 11:6: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."
Nossa maior atitude e ousadia não é a de fazer grandes coisas, mas a de confiar plenamente que Deus é real e que Ele recompensa aqueles que o buscam com sinceridade. Viver por fé é o primeiro passo para agradar a Deus. É a atitude de quem se aproxima d'Ele não com dúvidas, mas com a certeza de que Ele é o que diz ser e faz o que promete.
2. Atitude de Obediência Mesmo Sem Ver
Noé, em Hebreus 11:7, é um exemplo de ousadia: "Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para a salvação da sua família, preparou a arca..."
A fé ousada não espera ver para crer. Ela obedece à voz de Deus mesmo quando as circunstâncias não fazem sentido. Noé construiu uma arca por décadas, numa terra onde não chovia, simplesmente porque Deus o instruiu. A atitude de fé é obedecer à Palavra de Deus, não importam as lógicas ou a falta de visibilidade do futuro.
3. Ousadia para Sair da Zona de Conforto
A vida de Abraão, em Hebreus 11:8, nos inspira: "Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia."
Muitas vezes, os planos de Deus para nossa vida nos tiram da zona de conforto. Seguir a direção de Deus exige a coragem de deixar o conhecido para trás e confiar no futuro que Ele está preparando. A ousadia de Abraão não estava em ter um mapa detalhado, mas em ter a certeza de que Deus estava no controle.
A Bíblia nunca afirma que devemos pular na escuridão. De fato, a injunção bíblica é que as pessoas saiam das trevas e entrem na luz (cf. João 3:19).
Não se trata de uma atitude cega no sentido de ser arbitrária, extravagante ou uma mera expressão do desejo humano. Se fosse esse o caso, por que o autor de Hebreus diria que a fé é "a evidência de coisas não vistas"?
Quando confiar está ligada à esperança, ela é colocada no prazo do futuro, e a única coisa que não consigo ver é o amanhã. Nenhum de nós ainda experimentou amanhã.
A idéia é a seguinte: não sei o que o amanhã trará, mas sei que Deus sabe o que o amanhã trará.
A idéia é a seguinte: não sei o que o amanhã trará, mas sei que Deus sabe o que o amanhã trará.
4. Atitude de Esperar o Cumprimento da Promessa
A história de Sara, em Hebreus 11:11, é um testemunho de perseverança: "Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel àquele que lho tinha prometido."
Expresse confiança no que Deus está fazendo em suas vidas (Filipenses 1: 6).
No entanto, quando a Bíblia fala de esperança, não se refere a um desejo de um resultado futuro incerto, mas a um desejo de um resultado futuro que seja absolutamente certo.
Com base em nossa confiança nas promessas de Deus, podemos estar totalmente confiantes sobre o resultado. Quando Deus dá ao Seu povo uma promessa para o futuro, e a igreja a agarra, diz-se que essa esperança é a "âncora da alma" (Hb 6:19). Uma âncora é aquela que protege o navio contra deriva sem rumo no mar. As promessas de Deus para amanhã são a âncora para os crentes hoje.
5. Ousadia de Recusar os Prazeres Passageiros
Moisés, em Hebreus 11:24-25, nos dá um exemplo de ousadia no viver: "Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado."
A fé com atitude é a de escolher a vontade de Deus acima dos prazeres e da glória deste mundo. Moisés trocou o conforto, o poder e a riqueza do palácio de Faraó pela afiliação com o povo de Deus, mesmo que isso significasse sofrimento. Sua atitude mostra que a eternidade vale mais que os momentos de prazer.
6. Atitude de Visão Espiritual Vence Obstáculos
Jericó, em Hebreus 11:30, nos mostra que a fé derruba barreiras: "Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias."
Os muros de Jericó representavam um obstáculo intransponível. Humanamente, não havia como conquistá-los, mas a atitude de fé e a ousadia do povo de Deus os fez rodear a cidade em obediência. A fé que agrada a Deus não recua diante das muralhas, mas confia que Ele é capaz de derrubar qualquer barreira em nosso caminho.
7. Ousadia que Gera Testemunho Eterno
Os heróis da fé, em Hebreus 11:33-34, deixaram um legado eterno: "Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças..."
A fé ousada não é apenas para nosso próprio benefício; ela deixa marcas, transforma vidas e gera testemunho que glorifica a Deus. Quando vivemos com atitude e ousadia, nossa vida se torna um farol para o mundo, mostrando o que Deus pode fazer através daqueles que confiam Nele.
8. Atitude de Esperança
Quando a Bíblia diz que a fé é aquilo que se espera (Hb 11: 1), acreditamos que ela está falando de algo que tem peso ou significado - algo de extremo valor.Porque posso confiar na promessa de Deus para amanhã, há substância na minha esperança; minha esperança não é apenas uma fantasia ou uma projeção de desejos baseada em sonhos ociosos. Pelo contrário, é baseado em algo substantivo.
Abraão creu em Deus.
Ele partiu, sem saber para onde estava indo, viajando para um país e um futuro que nunca tinha visto. (Hb 11:10).
Na sua raiz, é isso que é crer. É crer em Deus. A vida cristã é sobre crer em Deus. Trata-se de viver de acordo com cada palavra que procede de Sua boca (Dt. 8: 3; Mt. 4: 4). É sobre segui-Lo em lugares onde nunca estivemos, em situações que nunca experimentamos, em países que nunca vimos - porque sabemos quem Ele é. Atitude de ousadia.
A peregrinação da vida cristã é uma peregrinação de confiança e crença.
Começa quando Deus gera confiança em nossos corações. No primeiro estágio de nossa experiência cristã, abraçamos Cristo e confiamos nEle para nossa redenção, mas toda a peregrinação do cristão está enraizada e fundamentada nessa confiança, nessa confiança.
Todo o processo é definido por viver em fé (Col. 2: 6). Por isso Deus disse ao profeta Habacuque: "Os justos viverão pela sua fé".
Veja também:
Conclusão
Os justos viverão pela fé. Esta declaração é citada três vezes no Novo Testamento (Rom. 1:17; Gal. 3:11; Heb. 10:38); é um motivo central nos escritos de Paulo. Isso significa que Deus fica satisfeito quando Seu povo vive confiando Nele. Como Jesus em Seu conflito com Satanás no deserto, quando Jesus lembra ao Diabo que o homem não vive apenas de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus ( Mat. 4: 4).Que possamos, hoje, abraçar esse chamado. Que a nossa vida seja um reflexo de uma fé ousada, que agrada a Deus e gera um testemunho eterno para a glória d'Ele.
👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
